SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    [Tutorial] Agendamentos Cron

    Weslley_Script
    Weslley_Script
    SS - Fundador
    SS - Fundador


    Steam Steam : WeslleySSGames
    Zello : WeslleySSGames
    Mensagens : 11378
    Moedas : 1031971
    Data de inscrição : 06/10/2011
    Idade : 28
    Localização : Brasil

    [Tutorial] Agendamentos Cron Empty [Tutorial] Agendamentos Cron

    Mensagem por Weslley_Script Qui 13 Abr 2023 - 18:25

    E ai galera, preparei um leve tutorial quebra galho, pra quem tem seu servidor bonitinho que roda em cima de Linux.




    Bom, os cron jobs, para quem ainda não é conhecedor, são as tarefas que você agenda para executar de tempos em tempos, aonde você determina esse tempo. O cron pode ser um ótimo ajudante para você manter a segurança de seus dados, sistemas, e util para agendar tarefas que você precisa periodicamente.

    Descrição mais detalhada a respeito do Cron, incluindo exemplos e explicações práticas: Cron






    Por base os trabalhos do cron funcionam da seguinte maneira:
    Código:

    Código:
    * * * * * comando
    #1 - minuto
    #2 - hora
    #3 - dia do mê
    #4 - mk
    #5 - dia da semana


    logo ao adicionar um comando novo a crontab, você segue o seguinte padrão, primeiro o agendamento do período em que você quer que o comando seja executado, e depois o comando, exemplo:
    Código:

    Código:
    20 12 1 2 * /home/samp03svr &


    Aqui você agendou para executar o servidor samp, periodicamente da seguinte maneira: Todo dia 1 de fevereiro as 12:20.

    Deixarei somente esse exemplo básico acima, pois no link do Cron há explicações melhores.





    Eu utilizo constantemente o cron para agendar execuções como: Backup e rotina de requisições para um determinado site.

    No caso do backup, eu posso usar um simples shell script para exportar o bd postgres:
    Código:

    Código:
    #!/bin/bash

    arquivo #backup.sh

    data=$(data +"%d_%I_%M")
    echo "backup_$dados"

    pg_dump bd > "backup_$data.out"


    Transformo o arquivo em executável, atribuindo as devidas permissões.

    E ai posso agendar um cron job, para ficar executando esse script.
    Código:

    Código:
    0 0 * * * /home/backup.sh


    #Esse script será executado todos os dias a meia noite. (00:00)

    Logo você terá um backup todo dia, salve com o nome "backup_dia_hora_minuto".

    Dependendo da maneira como você quer fazer e do banco que você utilizar, o cуdigo acima nгo serб compatнvel, seguindo a mesma ideia, vocк ainda pode utilizar meios de transferir ou fazer upload desse backup para uma nuvem, assim mantendo o principio de backup. Além do limite, basta você ter uma leve noção de shell script e cron jobs.




    Outro cenário em que eu costumo utilizar os cron jobs, são alguns requisitos que tenho que ficar executando periodicamente por conta de algumas API's de redes sociais, que eu utilizo.

    Por exemplo, eu tenho um aplicativo de fb, e preciso fazer 60 requisições por hora. Logo eu utilizo:
    Código:

    Código:
    * * * * * /home/api.php




    Existe também outra aplicação muito boa para os cron jobs, onde você agenda uma tarefa para verificar de minuto em minuto por exemplo, se o seu servidor de sa-mp está rodando, assim você pode prevenir caso o mesmo tenha conseguido.

    Eu ia deixar um código meu exemplificando aqui, mas adorei vendo no ******, que tem uma página no wiki sa-mp que fala a respeito desse cenário.

    script de shell :
    Código:

    Código:
    #!/bin/sh
     
    #checksamp.sh



    PROCESS_COUNT=$(ps -fu root | grep samp03svr | grep -v grep | wc -l)
    caso $PROCESS_COUNT em
    0) /path/to/samp03svr & #Caso nгo estar rodando, ele manda rodar
    ;;


    1) #OK
    ;;
    *) #OK2
    ;;
    esac

    crontab :
    Código:

    Código:
    * * * * * /home/checksamp.sh &


    Fonte: https://sampwiki.blast.hk/wiki/Linux_Server_PT




    O tutorial é isso, mais para vocês que ainda não conhecem a crontab, tiveram seu primeiro contato. Essa funcionalidade pode ser de extrema importância para quem tem um servidor. Todo o conteúdo citado no tópico pode ser explorado em grande escala no ******, a documentação a respeito é avaliado, porém, achei que seria bacana deixar um tutorial aqui em nosso fórum também, sendo possível discutir sobre aplicações para agendamentos e futuros atualizaзхes.

    Abraços.


    Creditos: WLSF



    [Tutorial] Agendamentos Cron D07Xwqb
    [Tutorial] Agendamentos Cron Yjab9HN

      Data/hora atual: Qua 1 maio 2024 - 22:43