Criando um dialog
Vendo que muitos tem dъvidas sobre como criar um dialog vou aqui fazer uma coisa rбpida de como cria-lo..
Primeiramente vocк tem que conhecer as funзхes..
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])]
Este й o callback onde vocк irб colocar as funзхes de cada dialog.
playerid - ID do player a qual estб sendo mostrado o dialog e ocorrerб a funзгo.
dialogid - ID do dialogo criado. Й extremamente importante que vocк coloque sempre ids diferentes, e de preferкncia em ordem crescente. E para uma maior organizaзгo, vocк pode usar defines. Ex: #define DialogoDeRegistro 1
response - Й usado para gerenciar os dois botхes.
listitem - Й usado para gerenciar os itens da lista conforme a ordem. listitem 1, 2, 3 e quantos vocк estiver colocado. Usado no estilo DIALOG_STYLE_LIST.
inputtext - Й usado para pegar o texto(string[]) digitado pelo jogador na caixa. Usado no estilo DIALOG_STYLE_INPUT.
ShowPlayerDialog(playerid, dialogid, style, caption[], info[], button1[], button2[]);
Funзгo usada para criar o dialog.
playerid - ID do player a ser exibido o dialog.
dialogid - ID de ordem do dialog criado. Й extremamente importante que vocк coloque sempre ids diferentes, e de preferкncia em ordem crescente. E para uma maior organizaзгo, vocк pode usar defines. Ex: #define DialogoDeRegistro 1
style - Estilo do dialog a ser criado. Existem 3 tipos:
0 - DIALOG_STYLE_MSGBOX - Estilo que sу mostra uma mensagem na caixa.
1 - DIALOG_STYLE_INPUT - Estilo onde abre uma caixa com uma mensagem, e um espaзo para o player digitar.
2 - DIALOG_STYLE_LIST - Exibe uma lista de itens para ser selecionado e ocorrer a funзгo para tal id.
caption[] - Usado para colocar o texto do cabeзalho.
info[] - Usado para escrever o conteъdo que aparecerб dentro do dialog.
button1[] - Texto que aparecerб no botгo nъmero 1.
button2[] - Texto que aparecerб no botгo nъmero 2.
Para criar um dialog й simples. Vamos comeзar com o estilgo MSGBOX:
Primeiramente crie-o com a funзгo ShowPlayerDialog:
pawn Код:
#define DialogBoxEx 1
new str[256];
format(str, sizeof(str), "%d < Mostra o ID do Player \n Aqui serб o texto a ser introduzido no dialog.\n Vocк terб que determinar um valor correto na variбvel criada de acordo \n com o tamanho do seu texto", playerid);
ShowPlayerDialog(playerid, DialogBoxEx, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Cabeзalho", str, "Ok", "Cancelar");
Este dialog criado, nгo necessitarб inicialmente de usar o callback OnDialogResponse, a nгo ser para algumas funзхes desejadas, como usar variбveis, timers e etc.
Agora com o estilo DIALOG_STYLE_INPUT:
pawn Код:
- Código:
#define DialogInputEx 2
new str[512];
format(str, sizeof(str), "%d < Mostra o ID do Player \n Aqui serб o texto a ser introduzido no dialog.\n Vocк terб que determinar um valor correto na variбvel criada de acordo \n com o tamanho do seu texto \n Abaixo o Player digitarб um texto", playerid);
ShowPlayerDialog(playerid, DialogInputEx, DIALOG_STYLE_INPUT, "Cabeзalho", str, "Ok", "Cancelar");
//Agora vocк irб no OnDialogResponse e colocarб a funзгo apуs ele ter apertado OK.
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == DialogInputEx)//identifica o id do dialog.
{
if(response)//Caso ele clique no primeiro botгo
{
new Nome[64];
GetPlayerName(playerid, Nome, sizeof(nome));
if(!strcmp(inputtext, Nome, true)) //Identifica se o texto digitado й igual ao seu nome/nick do jogo.
{
SendClientMessage(playerid, COR, "Parabйns! Vocк sabe seu nome e por isso ganharб 1000 Reais!!!");
GivePlayerMoney(playerid, 1000);
return 1;
}
}
else //caso ele click no segundo botгo
{
SendClientMessage(playerid, COR, "Vocк clicou no segundo botгo, o dialog desaparecerб que nem mбgica e vocк serб kickado!!!!!");
Kick(playerid);
}
}
return 1;
}
Agora com o estilo DIALOG_STYLE_LIST:
pawn Код:
- Código:
new Clicado[MAX_PLAYERS];//Usado para armazenar o ID do player clicado
public OnPlayerClickPlayer(playerid, clickedplayerid, source) //Quando o player clicar em outro player (No Tab)
{
if(IsPlayerAdmin(playerid))
{
new str[64] = "Ir atй\nTrazer\nKickar\nBanir"; //Para cada item use "/n" o que pularб uma linha para o prуximo item.
ShowPlayerDialog(playerid, 0, DIALOG_STYLE_LIST, "Opзхes - Administrador", str, "Selecionar", "Cancelar"); //mostrarб o dialog
Clicado[playerid] = clickedplayerid;//armazenarб o id do player clicado
}
return 1;
}
//Agora no OnDialogResponse
- Código:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])//Dialog criado por [VGS]Mac_OC
{
new string[128];
if(dialogid == 0)
{
if(IsPlayerAdmin(playerid))//verifica se o player й administrador, caso nгo queira sу para administrador, retire-o
{
if(response)//botгo 1
{
new Float:Coord[3];
if(listitem == 0)//Item 0 da lista( й o primeiro da lista)
{
GetPlayerPos(Clicado[playerid], Coord[0], Coord[1], Coord[2]);
new intid = GetPlayerInterior(Clicado[playerid]);
if(IsPlayerInAnyVehicle(playerid))
{
new vid = GetPlayerVehicleID(playerid);
SetVehiclePos(vid, Coord[0], Coord[1]+4, Coord[2]+4);//teleportarб o veiculo
SetPlayerInterior(playerid, intid);
LinkVehicleToInterior(vid, intid);
}
else
{
SetPlayerInterior(playerid, intid);
SetPlayerPos(playerid, Coord[0], Coord[1]+4, Coord[2]+4);//teleportarб o player
}
format(string, sizeof(string), "Vocк se teleportou atй %s(id: %d)", PlayerName(Clicado[playerid]), Clicado[playerid]);
SendClientMessage(playerid, Cor_Verde, string);
return 1;
}
else if(listitem == 1)//item da lista 1 (segundo da lista) farб com que traga o player
{
GetPlayerPos(playerid, Coord[0], Coord[1], Coord[2]);
new intid = GetPlayerInterior(playerid);
if(IsPlayerInAnyVehicle(Clicado[playerid]))
{
new vid = GetPlayerVehicleID(Clicado[playerid]);
SetVehiclePos(vid, Coord[0], Coord[1]+4, Coord[2]+4);
SetPlayerInterior(Clicado[playerid], intid);
LinkVehicleToInterior(vid, intid);
}
else
{
SetPlayerInterior(Clicado[playerid], intid);
SetPlayerPos(Clicado[playerid], Coord[0], Coord[1]+4, Coord[2]+4);
}
format(string, sizeof(string), "Vocк trouxe %s(id: %d) atй vocк.", PlayerName(Clicado[playerid]), Clicado[playerid]);
SendClientMessage(playerid, Cor_Verde, string);
return 1;
}
else if(listitem == 2)
{
format(string, sizeof(string),"%s foi kickado por %s ", PlayerName(Clicado[playerid]), PlayerName(playerid));
SendClientMessageToAll(Cor_Vermelho, string);
Kick(Clicado[playerid]);
return 1;
}
else if(listitem == 3)
{
format(string, sizeof(string), "%s foi kickado por %s ", PlayerName(Clicado[playerid]), PlayerName(playerid));
SendClientMessageToAll(Cor_Vermelho, string);
Ban(Clicado[playerid]);
return 1;
}
}
}
return 1;
}
return 0;
}
Quem tiver erro de PlayerName, crie uma variavel e use o GetPlayerName, ou adicionem essa funзгo ao seu mode:
pawn Код:
stock PlayerName(playerid)
- Código:
{
new Nome[MAX_PLAYER_NAME];
GetPlayerName(playerid, Nome, MAX_PLAYER_NAME);
return Nome;
}
Espero que tenham entendido
Qualquer dъvida, postem ai.
Obs: Qualquer erro informem
Creditos: speliarmos