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    Tutorial Criando Cores Manualmente.

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    Tutorial Criando Cores Manualmente. Empty Tutorial Criando Cores Manualmente.

    Mensagem por - Ter 28 Jun 2016 - 14:49

    Tutorial Criando Cores Manualmente. Synthese%2B

    Pela imagem você pode notar que, de Vermelho, Verde e Azul foram extraídas outras cores como Ciano, Amarelo e Magenta, essas 3 cores vão ser extraídas outras 3 cores e assim vai. Como acabamos de entender a lógica disso tudo, vamos agora entender como funciona em códigos! Na programação é usado números para representar as cores, sendo números em base 10(decimal), em base 16(hexadecimal) ou até binário mas sempre seguindo o mesmo padrão de Vermelho, Verde e Azul. Para poder escrever uma cor devemos definir a quantidade que ela terá de tal cor, exemplo:


    Código:
    00 FF 00


    Neste exemplo, estamos dizendo que a nossa cor terá nada de vermelho, FF (ou 255 em decimal) e ela terá nada de vermelho.

    Como você pode notar, na programação usamos frequentemente números em base 16 (hexadecimal) para facilitar a leitura do código, mas você sabe oque é números hexadecimais? Números hexadecimais são em base 16, foram feitos para facilitar nossa vida quando iremos escrever uma quantidade enorme de números, pelo fato de eles serem simples e eficazes.



    Código:
    Número em decimal Número em hexadecimal


          1024                400


          2016                7E0

    Como pode notar, teve uma pequena diferença entre o decimal e o hexadecimal. nota-se também que foram adicionado letras a esses números... vamos ao significado de cada letra:



    Código:
    Número em decimal Número em hexadecimal


    0                 0


    1                 1


    2                 2


    3                 3


    4                 4


    5                 5


    6                 6


    7                 7


    8                 8


    9                 9


    10                 A


    11                 B


    12                 C


    13                 D


    14                 E


    15                 F

    *Nota: 0 é o mínimo e FF é o máximo de uma determinada cor.



    Agora como já sabemos como funciona números em hexadecimal, vamos agora representar cores com hexadecimal.


    Código:
    Cor Em Hexadecimal Explicação


    00FF00 Verde claro Essa cor contém a quantidade 0 de VERMELHO, 255(ou FF em Hex) de VERDE e 0 de AZUL


    FF0000 Vermelho Forte Essa cor tem 255(ou FF em hexadecimal) de vermelho, 0 de vede e 0% de Azul


    0000FF Azul Forte Agora essa cor tem 0 de Vermelho, 0 de Verde e 255 de Azul(ou FF em hexadecimal)

    Nas cores acima, você pode notar oque eu expliquei até agora que no padrão RGB são 3 setores aonde temos que especificar a quantidade de uma cor que irá gerar a nossas cor. Na cor Azul forte por exemplo, especifiquei que ela terá NADA de cor vermelha, terá NADA de cor VERDE e apenas tudo cor Azul.

    Em algumas linguagens como PAWN/C/C++ utilizamos um determinado prefixo para o compilador reconhecer que estamos trabalhando com hexadecimal, que é o 0x. Veja um exemplo:


    Código:
    SendClientMessage(playerid, 0x00FF00, "[Informação]: Você está registrado!");  



    Podemos também usar nossa cor em decimal!


    Código:
    SendClientMessage(playerid, 65280, "[Informação]: Você está registrado!");



    Como você pode notar, não usamos o prefixo 0x quando em base 10(decimal) pois o compilador já reconhece que estamos falando de números em base decimal.

    Um pequeno script exemplificando oque aprendemos hoje sobre cores:



    Código:
    #include <a_samp>





    #define COR_TESTE 0x61DAE0FF








    public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])


    {


     if (strcmp("/Teste", cmdtext, true, 10) == 0)


     {


     SendClientMessage(playerid, COR_TESTE,"Tutorial do zSuYaNw, Testando Cores. 2016");


     return 1;


     }


     return 0;


    }

    Transparencia:

    Em textdraws pode-se definir uma certa intensidade da cor, aonde podemos até deixar um textdraw totalmente claro ou totalmente forte. Veja um exemplo:


    Cor branca em baixa intensidade: Cor branca com alta intensidade:


    Tutorial Criando Cores Manualmente. Alpha-88Tutorial Criando Cores Manualmente. Alpha-FF

    Este fenômeno de transparência pode ser feito adicionando um ultimo parâmetro em nossa cor, assim ficando 4 parâmetros: RR GG BB TT:
    Veja um exemplo:

    Aqui temos uma cor verde, eu ainda não defini nenhuma transparência para ela:


    Código:
    0x00FF00


    Irei deixar ela com média intensidade, igual da primeira foto em nosso exemplo acima:


    Código:
    0x00FF0055


    Existe várias intensidades que podemos usar, 00 sendo a mais baixa intensidade tornando a cor totalmente transparente e FF aonde ela fica em alta tensidade. Somente lembrando que essas intensidade de cores só funcionam em textdraws, ao usar em um sendclientmessage por exemplo, a estrutura da cor muda totalmente.




    Tutorial por:


    zSuYaNw

      Data/hora atual: Qua 1 maio 2024 - 18:25