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4 participantes

    [Tutorial] Estrutura Em Modulos Para Gamemodes De Grandes Portes

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    Mensagem por iLinux_OficiaL Ter 20 Out 2015 - 23:33

    Esse e Um tutorial de programação modular, notei que alguns membros têm tido dúvidas sobre como organizar seu gamemode dessa forma. Portanto, vou disponibilizar uma estrutura que organizei após misturar minhas ideias com as contidas em alguns gamemodes que usam desse método de organização.


    Organização das pastas


    [Tutorial] Estrutura Em Modulos Para Gamemodes De Grandes Portes 11jqf82

    Pasta server:

    Na pasta server ficam os arquivos e pastas que vêm quando é baixado o samp-server para Windows. A única modificação feita será a retirada da pasta pawno, que terá seus arquivos movidos.

    Sendo assim, a pasta server terá a seguinte organização:

    [Tutorial] Estrutura Em Modulos Para Gamemodes De Grandes Portes S5h1k2

    Pasta source:

    Nesta pasta serão criadas as seguintes pastas:

    • build: Os arquivos da pasta pawno, incluindo a pasta include, devem ser movidos para esta pasta.

    • lib: Aqui são colocadas as includes baixadas pelo desenvolvedor. Ex: zcmd

    • lib\plugins: Aqui são colocadas as includes que vêm junto com os plugins. Ex: sscanf2

    • mod: Esta é a principal pasta. É onde todos os sistemas serão desenvolvidos. Para diferenciar o tipo de arquivo que estamos tratando, optei por dar aos módulos a extensão .p, o que descobri ser possível ao ver o gamemode dynamic roleplay, de RebeloX. Portanto, se você desenvolveu o sistema de jogadores, salvará como player.p.




    Além das pastas mencionadas, criaremos mais 3 arquivos:

    • main.hEsta ideia foi tirada do gamemode RioRPG. Neste arquivo, manteremos as definições (cores, dialogs), variáveis, arrays, estruturas de dados e afins. O conteúdo do famoso "topo do gamemode".

    • main.pwn: Este é o arquivo que será compilado. Nele você deve incluir as bibliotecas e módulos, além de chamar as funções dos módulos (ver arquivo main.h - hooking).

    • compiler.bat: Criaremos este arquivo para, além de compilar o main.pwn, mover o arquivo main.amx, que será gerado na pasta source, para a pasta server/gamemodes.




    Portanto, a pasta source ficará da seguinte maneira:

    [Tutorial] Estrutura Em Modulos Para Gamemodes De Grandes Portes Swxqc9


    Finalizando


    Como dito no título, esta estrutura foi pensada para gamemodes de grande porte, como RPG e Roleplay. Se você possui um pequeno servidor apenas para se juntar com alguns amigos para que fiquem se matando, não há nenhum sentido em se organizar de tal forma.

    Acredito que apenas com conteúdo escrito, alguns não conseguirão compreender o tópico. Portanto, segue o link para download da pasta já estruturada, com uma include e um plugin baixados para melhor entendimento, além de um módulo criado.

    http://www.mediafire.com/download/as...e/gamemode.rar


    Tópicos com grandes explicações estão longe de ser meu forte. Sendo assim, peço que caso alguém ache que algo não ficou claro, comente abaixo para que eu possa esclarecer.
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    Mensagem por AntonioCarlosBR Seg 2 Nov 2015 - 17:15

    Valew Por Compartilhar.
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    Mensagem por Weslley_Script Ter 3 Nov 2015 - 7:58

    Obrigado por compartilhar um pouco de seu conhecimento conosco, espero ver mais tutoriais como o seu na nossa corporação.



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    Mensagem por ozone227 Ter 26 Jul 2016 - 23:09

    Download Off poderia reupar para eu ver o serve em progamação modular ? achei muito interessante e queria da uma estuda como e feito essa forma de progamação.

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