Estou atualizando meus tutoriais de dialog para 0.3.7 por pedidos de amigos e editando todos meus antigos sobre o mesmo assunto para esse. ( 21/04/2015 e 22/04/2015 ).
#EmFinalizaçãoAinda
Antes de começarmos a desenvolver nossos dialogs, devemos aprender algumas coisas básicas:
Barra de Escape
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
Em várias linguagens de programação o caractere de aspas duplas (") é utilizado para delimitar uma cadeia de caracteres. Caso seja necessário utilizar o caractere de aspas duplas dentro da cadeia sem evocar seu significado de delimitar, utiliza-se o caractere de escape para que o compilador interprete as aspas duplas como um caractere da cadeia. Em geral, este caractere é a barra contrária (\). - Wikipédia
codigo bloqueado
Ou seja, ele quer dizer que, se você por:
PHP Code:
O compilador irá reclamar e vai causar erro de Sintaxe. Então o certo de se fazer é adicionar a barra contrária(escape) para que o compilador entenda como um simples caractere do seu texto. Veja:
PHP Code:
O que é \n e \r?
Ambos servem para pular linhas, mas diferem no quesito do Sistema O.
O \r é usado para pular linhas apenas no Windows, e \n Linux e Windows. Por isso a gente encontra apenas \n, e não \r. Fique espero em questões sobre essas em concursos .
Exemplo:
PHP Code:
Usando o \t em dialog
É como se fosse um TAB. Melhoraram bastante na 0.3.7!
Veja um exemplo em imagem de como era.
Veja um exemplo de como está agora. Aliás, usando DIALOG_LIST está do mesmo jeito. Só que agora temos mais duas opções de dialogs, uma delas é a da segunda imagem. Sobre isso vou falar ao decorrer do tutorial.
Entendo a função format
Vamos primeiro entender o básico de todas as linguagens de programação e o que mais usamos:
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
%i - Para números Inteiros
%d - Para número inteiros
%s - Para tipo String - Sequência de caracteres
%f - Para tipo Float, números decimais.
codigo bloqueado
Quando devo usar format? Quando você quer incluir variáveis dentro de caracteres.
O que é variável? Assunto meio complexo, mas o que você deve saber aqui, é que elas começam com new na linguagem pawn, diferente das POO.
Qual diferença do %i e %d? Nenhuma, tanto faz um ou outro. Os dois são inteiros.
Exemplos:
PHP Code:
Observações: Usei apenas uma variável Strj para não ficar criando toda hora e alocando mais memória no servidor. Botei 128 pois é o número de caráteres máximo no chat. No caso do Dialog, você vai precisar muito mais, pois não é só aquela linha pequena do Chat, você pode por muito mais informações. Lembrando que o sizeof retorna o valor da variável, que no caso aí é 128(Strj).
Com isso, concluímos que vamos usar format em alguns casos, pois é para você puxar uma variável. Exemplo em um dialog de entrada:
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
Seu Nick: %s está registrado!
Bem-Vindo ao servidor, digite sua senha para conectar-se!
codigo bloqueado
O %s é um caracter do tipo String, ou seja, usamos para pegar o nome do Player.
Colocando Cores em Dialogs/Mensagens
Essas cores, para você está vendo pela primeira vez, são em hexadecimais. Você pode ver aqui diversos jeitos diferentes de se fazer. Vou fazer aqui uma menos usual e menos trabalhosa:
PHP Code:
PHP Code:
Podemos também fazer direto:
PHP Code:
Porque eu recomendo fazer do primeiro jeito? Porque eu quero! Mentira, é porque imagine que você queira usar em vários dialogs, você vai querer copiar e colar sempre os hexadecimais? Pode ser que sim, mas aí fica a critério do programador.
Lembrando que tudo que eu mencionei até agora, não é usado somente em dialogs e muito menos exclusivo da linguagem pawn.
O que é dialog?
No SAMP, simplesmente falando, é uma caixa de dialog onde você pode interagir com o Player, podendo ser com perguntas, listas, etc. Para você entender melhor, é aquela caixinha preta no qual você coloca a senha, informações, entre outras coisas, ao logar no servidor.
Estilos de DIALOGS
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
0 - DIALOG_STYLE_MSGBOX - Quando você quer transmitir uma mensagem
1 - DIALOG_STYLE_INPUT - Quando você quer que o Player interaja com algo. Ou seja, um campo de texto.
2 - DIALOG_STYLE_LIST - Quando você quer mostrar uma lista de opções ao player.
3 - DIALOG_STYLE_PASSWORD - Quando você quer que o Player bote uma senha.
4 - DIALOG_STYLE_TABLIST - Um Dialog List com tabelas.( apenas 0.3.7+ )
5 - DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS - Um Dialog list com tabelas e subtítulos.( apenas 0.3.7+ )
codigo bloqueado
Estrutura do Dialog
PHP Code:
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
ShowPlayerDialog: Função de Mostrar a Dialog.
PAR1: Parâmetro onde botamos o ID(pronúncia: Aídi e não idê) do player. Normalmente é playerid pois geralmente é para o player que está fazendo a ação.
PAR2: ID do dialog. Daremos uma identificação pra ele. No seu caso é seu CPF, aqui é número natural. Não podem haver dois iguais pois causará conflito.
PAR3: Estilo do dialog. Nome ou ID.
PAR4: Título do dialog
PAR5: Texto do dialog
PAR6: Texto do botão um do dialog
PAR7: Texto do botão dois do dialog
codigo bloqueado
Vamos a um exemplo do tipo DIALOG_STYLE_MSGBOX simples:
PHP Code:
Entendendo a public OnPlayerDialogResponse
Esse método já vem como nativo. Você não precisa cria-ló. Basta pesquisar no pawno ou caso não exista, adicione no final do GameMode.
PHP Code:
Ela é chamada toda vez que você aperta em um dos dois botões do dialog. Seus parâmetros são: playerid, que no caso é o ID do Player, dialogid que é o "CPF" de seu Dialog, response que vai detectar se tu apertou no botão da direita ou esquerda, listitem para detectar qual opção você colocou caso você utilize DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST ou DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, e inputtext para pegar o que você colocou no campo de texto, no caso o DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD.
Estrutura do DIALOG_STYLE_MSGBOX
PHP Code:
Como já estudamos os parâmetros, sabemos o que está ocorrendo ai. Vale ressaltar que o Dialog 1281 é apenas um exemplo, você pode por qual quiser, contanto que seja diferente dos outros.
Vamos agora para um segundo exemplo mais complexo:
PHP Code:
Nesse caso, utilizando o format, podemos adicionar variáveis em nossos dialogs. E isso servirá para todos os dialogs! Não vai mudar nada.
Agora, vamos por a resposta em nossos dialogs! Servirá para detectar quando o Player apertar no Botão1 ou Botão2.
PHP Code:
Estrutura do DIALOG_STYLE_INPUT e DIALOG_STYLE_PASSWORD
Input:
Password:
Exemplo:
PHP Code:
Nada muda aqui, sempre fica como padrão. Apenas pulei uma linha ali para ficar mais fácil de você enxergar.
O DIALOG_STYLEE_PASSWORD é igual ao DIALOG_STYLE_INPUT, só que as caracteres ficam ocultas no PASSWORD.
PHP Code:
Na estrutura dos dois, utilizaremos meio diferente no DialogResponse:
PHP Code:
Estrutura do DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS
DIALOG_STYLE_LIST
PHP Code:
Como aprendemos, o \n serve para pular linhas. No dialog list, ela serve para adicionarmos as opções de nossas Listas.
PHP Code:
DIALOG_STYLE_TABLIST (0.3.7)
É quase igual aqo Dialog List. Como você sabe, o \t era como se fosse um TAB. Nessa versão do SAMP, ela passou a ter mais utilidade nos dialogs. Ela dar um 'tab' correto, tendo seu limite até o fim da tela. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fácil:
PHP Code:
Explicando melhor como é:
PHP Code:
Se não entendeu, sugiro que releia o tutorial.
DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS (0.3.7)
É igual o DIALOG_STYLE_TABLIST, só que vem com título nas colunas. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fácil.
PHP Code:
Explicando melhor como é:
PHP Code:
Veja um outro exemplo:
Exemplo da Imagem:
PHP Code:
Se não entendeu, sugiro que releia o tutorial.
Então, A RESPOSTA DO DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS é IGUAL na public OnDialogResponse, pois todos são uma lista de opções, a unica diferença entre eles é que trazem mais informações em colunas e subtítulos. Veja como eles funcionam:
PHP Code:
Como adicionar apenas um botão nos dialogs
PHP Code:
Vamos destacar apenas nossos botões no dialog acima:
PHP Code:
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
Botão 1= Selecionar
Botão 2 = Cancelar
codigo bloqueado
Para ficar com um botão apenas, você deve deixar apenas:
PHP Code:
Ou seja, o segundo botão ficará vazio
strcat,strlen ou format para concatenar dialogs?
Sem dúvidas format. Bem mais otimizado e rápido.
Tire dúvidas de velocidades de loop's, o que mais influencia em LAG no servidor junto com timers.
Em Breve aqui:
Como Organizar meus IDS para não dar conflito.
Dialogs sobre Dialogs
Sistema Simples de GPS
Créditos: Jonathan feitosa e editores da Wiki-SAMP.
Dúvidas, sugestões, erros, avisar-me pois também sou humano.
#EmFinalizaçãoAinda
Antes de começarmos a desenvolver nossos dialogs, devemos aprender algumas coisas básicas:
Barra de Escape
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
Em várias linguagens de programação o caractere de aspas duplas (") é utilizado para delimitar uma cadeia de caracteres. Caso seja necessário utilizar o caractere de aspas duplas dentro da cadeia sem evocar seu significado de delimitar, utiliza-se o caractere de escape para que o compilador interprete as aspas duplas como um caractere da cadeia. Em geral, este caractere é a barra contrária (\). - Wikipédia
codigo bloqueado
Ou seja, ele quer dizer que, se você por:
PHP Code:
- Código:
SendClientMessage(playerid, -1, "Olá Mundo, meu nome é "Jonathan" ");
O compilador irá reclamar e vai causar erro de Sintaxe. Então o certo de se fazer é adicionar a barra contrária(escape) para que o compilador entenda como um simples caractere do seu texto. Veja:
PHP Code:
- Código:
SendClientMessage(playerid, -1, "Olá Mundo, meu nome é \"Jonathan\" ");
O que é \n e \r?
Ambos servem para pular linhas, mas diferem no quesito do Sistema O.
O \r é usado para pular linhas apenas no Windows, e \n Linux e Windows. Por isso a gente encontra apenas \n, e não \r. Fique espero em questões sobre essas em concursos .
Exemplo:
PHP Code:
- Código:
print("Oi, eu sou o: \nJFS");
/* Saída:
Oi, eu sou o:
JFS
*/
Usando o \t em dialog
É como se fosse um TAB. Melhoraram bastante na 0.3.7!
Veja um exemplo em imagem de como era.
Veja um exemplo de como está agora. Aliás, usando DIALOG_LIST está do mesmo jeito. Só que agora temos mais duas opções de dialogs, uma delas é a da segunda imagem. Sobre isso vou falar ao decorrer do tutorial.
Entendo a função format
Vamos primeiro entender o básico de todas as linguagens de programação e o que mais usamos:
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
%i - Para números Inteiros
%d - Para número inteiros
%s - Para tipo String - Sequência de caracteres
%f - Para tipo Float, números decimais.
codigo bloqueado
Quando devo usar format? Quando você quer incluir variáveis dentro de caracteres.
O que é variável? Assunto meio complexo, mas o que você deve saber aqui, é que elas começam com new na linguagem pawn, diferente das POO.
Qual diferença do %i e %d? Nenhuma, tanto faz um ou outro. Os dois são inteiros.
Exemplos:
PHP Code:
- Código:
new Strj[128];
// Exemplo números inteiros:
new numero = 18;
format(Strj, sizeof(Strj), "Esse Número é %d", numero);
format(Strj, sizeof(Strj), "Esse Número é %i", numero);
// Exemplo números do tipo String(Caracteres)
new nome[] = "Jonathan";
format(Strj, sizeof(Strj), "Meu Nome é: %s", nome);
// Exemplo números do tipo Float
new numero = 18.5;
format(Strj, sizeof(Strj), "Esse número é: %f", numero);
Observações: Usei apenas uma variável Strj para não ficar criando toda hora e alocando mais memória no servidor. Botei 128 pois é o número de caráteres máximo no chat. No caso do Dialog, você vai precisar muito mais, pois não é só aquela linha pequena do Chat, você pode por muito mais informações. Lembrando que o sizeof retorna o valor da variável, que no caso aí é 128(Strj).
Com isso, concluímos que vamos usar format em alguns casos, pois é para você puxar uma variável. Exemplo em um dialog de entrada:
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
Seu Nick: %s está registrado!
Bem-Vindo ao servidor, digite sua senha para conectar-se!
codigo bloqueado
O %s é um caracter do tipo String, ou seja, usamos para pegar o nome do Player.
Colocando Cores em Dialogs/Mensagens
Essas cores, para você está vendo pela primeira vez, são em hexadecimais. Você pode ver aqui diversos jeitos diferentes de se fazer. Vou fazer aqui uma menos usual e menos trabalhosa:
PHP Code:
- Código:
#define COR_VERMELHO_HEX "{00FF00}"
PHP Code:
- Código:
SendClientMessage(playerid, -1, "Aqui está branco por conta do ( -1 ), e "COR_VERMELHO_HEX" aqui está vermelho por conta da sua cor definida em cima.");
Podemos também fazer direto:
PHP Code:
- Código:
SendClientMessage(playerid, -1, "{FFFFFF}Aqui está branco, {00FF00}Aqui verde, {FFFFFF}Aqui dnv está branco, {FF0000} mas agora está vermelho.");
Porque eu recomendo fazer do primeiro jeito? Porque eu quero! Mentira, é porque imagine que você queira usar em vários dialogs, você vai querer copiar e colar sempre os hexadecimais? Pode ser que sim, mas aí fica a critério do programador.
Lembrando que tudo que eu mencionei até agora, não é usado somente em dialogs e muito menos exclusivo da linguagem pawn.
O que é dialog?
No SAMP, simplesmente falando, é uma caixa de dialog onde você pode interagir com o Player, podendo ser com perguntas, listas, etc. Para você entender melhor, é aquela caixinha preta no qual você coloca a senha, informações, entre outras coisas, ao logar no servidor.
Estilos de DIALOGS
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
0 - DIALOG_STYLE_MSGBOX - Quando você quer transmitir uma mensagem
1 - DIALOG_STYLE_INPUT - Quando você quer que o Player interaja com algo. Ou seja, um campo de texto.
2 - DIALOG_STYLE_LIST - Quando você quer mostrar uma lista de opções ao player.
3 - DIALOG_STYLE_PASSWORD - Quando você quer que o Player bote uma senha.
4 - DIALOG_STYLE_TABLIST - Um Dialog List com tabelas.( apenas 0.3.7+ )
5 - DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS - Um Dialog list com tabelas e subtítulos.( apenas 0.3.7+ )
codigo bloqueado
Estrutura do Dialog
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(PAR1, PAR2, PAR3, "PAR4", "PAR5", "PAR6", "PAR7");
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
ShowPlayerDialog: Função de Mostrar a Dialog.
PAR1: Parâmetro onde botamos o ID(pronúncia: Aídi e não idê) do player. Normalmente é playerid pois geralmente é para o player que está fazendo a ação.
PAR2: ID do dialog. Daremos uma identificação pra ele. No seu caso é seu CPF, aqui é número natural. Não podem haver dois iguais pois causará conflito.
PAR3: Estilo do dialog. Nome ou ID.
PAR4: Título do dialog
PAR5: Texto do dialog
PAR6: Texto do botão um do dialog
PAR7: Texto do botão dois do dialog
codigo bloqueado
Vamos a um exemplo do tipo DIALOG_STYLE_MSGBOX simples:
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Aviso!", "Aqui é apenas uma mensagem para você!", "Fechar", "Ok");
Entendendo a public OnPlayerDialogResponse
Esse método já vem como nativo. Você não precisa cria-ló. Basta pesquisar no pawno ou caso não exista, adicione no final do GameMode.
PHP Code:
- Código:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
// bloco de códigos
return false; // ou return 0
}
Ela é chamada toda vez que você aperta em um dos dois botões do dialog. Seus parâmetros são: playerid, que no caso é o ID do Player, dialogid que é o "CPF" de seu Dialog, response que vai detectar se tu apertou no botão da direita ou esquerda, listitem para detectar qual opção você colocou caso você utilize DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST ou DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, e inputtext para pegar o que você colocou no campo de texto, no caso o DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD.
Estrutura do DIALOG_STYLE_MSGBOX
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 1281, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "{F60000}Meu Título em Cor Diferente", "Bem Vindo ao Servidor\nEsse é meu Primeiro DIALOG MSG", "Abrir", "Okay");
Como já estudamos os parâmetros, sabemos o que está ocorrendo ai. Vale ressaltar que o Dialog 1281 é apenas um exemplo, você pode por qual quiser, contanto que seja diferente dos outros.
Vamos agora para um segundo exemplo mais complexo:
PHP Code:
- Código:
new Exemplo[50];
new Nome[] = "Jonathan Feitosa";
format(Exemplo, sizeof(Exemplo), "Olá %s!\nBem Vindo ao servidor!", Nome);
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Welcome!", Exemplo, "Fechar", "Okay");
Nesse caso, utilizando o format, podemos adicionar variáveis em nossos dialogs. E isso servirá para todos os dialogs! Não vai mudar nada.
Agora, vamos por a resposta em nossos dialogs! Servirá para detectar quando o Player apertar no Botão1 ou Botão2.
PHP Code:
- Código:
// Adicione em algum comando, ou qualquer lugar para abrir nosso Dialog:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Meu Primeiro Dialog", "Aperte em Ganhar Grana para ganhar 1000 reais\nAperte em Perder Grana para perder 1000 reais", "Ganhar Grana", "Perder Grana");
// Na public do seu GameMode:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == 1) // o "CPF do dialog", Se eu botei 1 lá, devo botar 1 aqui !
{
if(response) // Se apertou no Botão 1 (Ganhar Grana)
{
GivePlayerMoney(playerid, 1000);
SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou 1000 reais!");
}
if(!response) // ou else = Se apertou no Botão 2 (Perder Grana)
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Você perdeu 1000 reais!");
GivePlayerMoney(playerid, 1000);
}
return true;
}
return false;
}
Estrutura do DIALOG_STYLE_INPUT e DIALOG_STYLE_PASSWORD
Input:
Password:
Exemplo:
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_INPUT, "Título do Servidor",
"Digite sua senha no campo Texto", "Selecionar", "Cancelar");
Nada muda aqui, sempre fica como padrão. Apenas pulei uma linha ali para ficar mais fácil de você enxergar.
O DIALOG_STYLEE_PASSWORD é igual ao DIALOG_STYLE_INPUT, só que as caracteres ficam ocultas no PASSWORD.
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Título do Servidor",
"Digite sua senha no campo Texto", "Selecionar", "Cancelar");
Na estrutura dos dois, utilizaremos meio diferente no DialogResponse:
PHP Code:
- Código:
// Adicione em algum comando, ou qualquer lugar para abrir nosso Dialog:
ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_INPUT, "Escreva seu primeiro texto!", "Escreva seu nome!\n\nExemplo: Arlindo", "Confirmar", "Sair");
// Na public do seu GameMode:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == 1) // o "CPF do dialog", Se eu botei 1 lá, devo botar 1 aqui !
{
if(response) // Se apertou no Botão Confirmar
{
new Strjf[50];
format(Strjf, sizeof(Strjf), "Muito Bem, Seu nome de acordo com o texto que você botou é: %s", inputtext
SendClientMessage(playerid, -1, Strjf);
}
// Se ele apertar no botão sair, o dialog sumirá pois não botei nenhuma ação para ele
return true;
}
return false;
}
Estrutura do DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS
DIALOG_STYLE_LIST
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_LIST, "{33CCFF}Teleportes do Meu Servidor", "{FFFF00}Ir DM\n{33AA33}IR Derby", "Selecionar", "Sair");
Como aprendemos, o \n serve para pular linhas. No dialog list, ela serve para adicionarmos as opções de nossas Listas.
PHP Code:
- Código:
"{FFFF00}IR DM\n{33AA33}IR Derby"
/*
Saída:
Opção 1: IR DM
Opção 2: IR Derby
Quanto mais /n, mais opções teremos no nosso dialog.
*/
DIALOG_STYLE_TABLIST (0.3.7)
É quase igual aqo Dialog List. Como você sabe, o \t era como se fosse um TAB. Nessa versão do SAMP, ela passou a ter mais utilidade nos dialogs. Ela dar um 'tab' correto, tendo seu limite até o fim da tela. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fácil:
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 4112, DIALOG_STYLE_TABLIST, "Buy Weapon",
"Deagle\t$5000\t100\n\
Sawnoff\t$5000\t100\n\
Pistol\t$1000\t50", // Etc.
"Select", "Cancel");
Explicando melhor como é:
PHP Code:
- Código:
"Deagle\t$5000\t100\n\Sawnoff\t$5000\t100\n\Pistol\t$1000\t50"
// para melhor ver:
"Deagle\t$5000\t100\n
\Sawnoff\t$5000\t100\n
\Pistol\t$1000\t50"
/*
"Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n
Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n
Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou parar"
[...] */
Se não entendeu, sugiro que releia o tutorial.
DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS (0.3.7)
É igual o DIALOG_STYLE_TABLIST, só que vem com título nas colunas. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fácil.
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon",
"Weapon\tPrice\tAmmo\n\
Deagle\t$5000\t100\n\
Sawnoff\t$5000\t100\n\
Pistol\t$1000\t50", // Etc.
"Select", "Cancel");
Explicando melhor como é:
PHP Code:
- Código:
"Weapon\tPrice\tAmmo\n\Deagle\t$5000\t100\n\Sawnoff\t$5000\t100\n\Pistol\t$1000\t50"
// para melhor ver:
"Weapon\tPrice\tAmmo\n
\Deagle\t$5000\t100\n
\Sawnoff\t$5000\t100\n
\Pistol\t$1000\t50"
/*
"Titulo da Coluna 1\tTitulo da Coluna \tTitulo da Coluna 3 e agora vou para as opções\n
Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n
Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n
Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou parar"
[...]
Veja um outro exemplo:
Exemplo da Imagem:
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 9999, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon", "Coluna 1\tColune 2\tColuna3\tColuna 4\n\Deagle\t$5000\t100\tteste\n\Sawnoff\t$5000\t100\tteste\n\Pistol\t$1000\t50\tteste", "Selecionar", "Cancel");
// Ou para melhor visualizar:
ShowPlayerDialog(playerid, 9999, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon",
"Coluna 1\tColune 2\tColuna 3\tColuna 4\n\
Deagle\t$5000\t100\tteste\n\
Sawnoff\t$5000\t100\tteste\n\
Pistol\t$1000\t50\tteste", // Etc.
"Selecionar", "Cancel");
Se não entendeu, sugiro que releia o tutorial.
Então, A RESPOSTA DO DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS é IGUAL na public OnDialogResponse, pois todos são uma lista de opções, a unica diferença entre eles é que trazem mais informações em colunas e subtítulos. Veja como eles funcionam:
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 234, DIALOG_STYLE_LIST, "Menu de Compras de armas", "Eagle\nAK-47\nCombat Shotgun", "Selecionar", "Sair");
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
if(dialogid == 234) // 'CPF' do Meu Dialog criado
{
if(response) // Se clicou no botão 'Selecionar'
{
if(listitem == 0) // Caso selecione o primeiro item - Eagle ( Começamos sempre do 0 )
{
GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_DEAGLE, 1000);
SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou uma eagle com 1000 balas");
}
if(listitem == 1) // Caso selecione o segundo item - AK-47
{
GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_AK47, 120);
SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou uma ak-47com 120balas");
}
if(listitem == 2) // Caso selecione o terceiro item - Combat Shotgun
{
GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_SHOTGSPA, 28);
SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou uma shotgun com 28 balas");
}
}
return true;
}
return false;
}
Como adicionar apenas um botão nos dialogs
PHP Code:
- Código:
ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_LIST, "Meu Botão", "Tutorial Meu Botão !!", "Selecionar", "Cancelar");
Vamos destacar apenas nossos botões no dialog acima:
PHP Code:
- Código:
"Selecionar", "Cancelar")
Quote:
[table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"]
Botão 1= Selecionar
Botão 2 = Cancelar
codigo bloqueado
Para ficar com um botão apenas, você deve deixar apenas:
PHP Code:
- Código:
"Selecionar", "")
Ou seja, o segundo botão ficará vazio
strcat,strlen ou format para concatenar dialogs?
Sem dúvidas format. Bem mais otimizado e rápido.
Tire dúvidas de velocidades de loop's, o que mais influencia em LAG no servidor junto com timers.
Em Breve aqui:
Como Organizar meus IDS para não dar conflito.
Dialogs sobre Dialogs
Sistema Simples de GPS
Créditos: Jonathan feitosa e editores da Wiki-SAMP.
Dúvidas, sugestões, erros, avisar-me pois também sou humano.