SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7]

    Weslley_Script
    Weslley_Script
    SS - Fundador
    SS - Fundador


    Steam Steam : WeslleySSGames
    Zello : WeslleySSGames
    Mensagens : 11351
    Moedas : 1031857
    Data de inscrição : 06/10/2011
    Idade : 28
    Localização : Brasil

    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Empty Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7]

    Mensagem por Weslley_Script Qui 18 Abr 2019 - 9:40

    Estou atualizando meus tutoriais de dialog para 0.3.7 por pedidos de amigos e editando todos meus antigos sobre o mesmo assunto para esse. ( 21/04/2015 e 22/04/2015 ).
    #EmFinalizaçãoAinda

    Antes de começarmos a desenvolver nossos dialogs, devemos aprender algumas coisas básicas:

    Barra de Escape

    Quote:


    Em várias linguagens de programação o caractere de aspas duplas (") é utilizado para delimitar uma cadeia de caracteres. Caso seja necessário utilizar o caractere de aspas duplas dentro da cadeia sem evocar seu significado de delimitar, utiliza-se o caractere de escape para que o compilador interprete as aspas duplas como um caractere da cadeia. Em geral, este caractere é a barra contrária (\). - Wikipédia
    Ou seja, ele quer dizer que, se você por: 
    PHP Code:

    Código:
    SendClientMessage(playerid, -1, "Olá Mundo, meu nome é "Jonathan" ");  

    O compilador irá reclamar e vai causar erro de Sintaxe. Então o certo de se fazer é adicionar a barra contrária(escape) para que o compilador entenda como um simples caractere do seu texto. Veja:
    PHP Code:

    Código:
    SendClientMessage(playerid, -1, "Olá Mundo, meu nome é \"Jonathan\" ");  

    O que é \n e \r?

    Ambos servem para pular linhas, mas diferem no quesito do Sistema O. 
    O \r é usado para pular linhas apenas no Windows, e \n Linux e Windows. Por isso a gente encontra apenas \n, e não \r. Fique espero em questões sobre essas em concursos Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Smile.

    Exemplo:
    PHP Code:

    Código:
    print("Oi, eu sou o: \nJFS"); 

    /* Saída: 
    Oi, eu sou o: 
    JFS 
    */  

    Usando o \t em dialog

    É como se fosse um TAB. Melhoraram bastante na 0.3.7!
    Veja um exemplo em imagem de como era.
    Veja um exemplo de como está agora. Aliás, usando DIALOG_LIST está do mesmo jeito. Só que agora temos mais duas opções de dialogs, uma delas é a da segunda imagem. Sobre isso vou falar ao decorrer do tutorial.

    Entendo a função format

    Vamos primeiro entender o básico de todas as linguagens de programação e o que mais usamos:

    Quote:


    %i - Para números Inteiros
    %d - Para número inteiros
    %s - Para tipo String - Sequência de caracteres
    %f - Para tipo Float, números decimais.
    Quando devo usar format? Quando você quer incluir variáveis dentro de caracteres.
    O que é variável? Assunto meio complexo, mas o que você deve saber aqui, é que elas começam com new na linguagem pawn, diferente das POO.
    Qual diferença do %i e %d? Nenhuma, tanto faz um ou outro. Os dois são inteiros.

    Exemplos:


    Código:
    new Strj[128]; 

    // Exemplo números inteiros: 
    new numero = 18; 
    format(Strj, sizeof(Strj), "Esse Número é %d", numero); 
    format(Strj, sizeof(Strj), "Esse Número é %i", numero); 

    // Exemplo números do tipo String(Caracteres) 
    new nome[] = "Jonathan"; 
    format(Strj, sizeof(Strj), "Meu Nome é: %s", nome); 

    // Exemplo números do tipo Float 
    new numero = 18.5; 
    format(Strj, sizeof(Strj), "Esse número é: %f", numero);  

    Observações: Usei apenas uma variável Strj para não ficar criando toda hora e alocando mais memória no servidor. Botei 128 pois é o número de caráteres máximo no chat. No caso do Dialog, você vai precisar muito mais, pois não é só aquela linha pequena do Chat, você pode por muito mais informações. Lembrando que o sizeof retorna o valor da variável, que no caso aí é 128(Strj).

    Com isso, concluímos que vamos usar format em alguns casos, pois é para você puxar uma variável. Exemplo em um dialog de entrada:

    Quote:


    Seu Nick: %s está registrado!
    Bem-Vindo ao servidor, digite sua senha para conectar-se!
    O %s é um caracter do tipo String, ou seja, usamos para pegar o nome do Player.


    Colocando Cores em Dialogs/Mensagens

    Essas cores, para você está vendo pela primeira vez, são em hexadecimais. Você pode ver aqui diversos jeitos diferentes de se fazer. Vou fazer aqui uma menos usual e menos trabalhosa:

    PHP Code:

    Código:
    #define COR_VERMELHO_HEX "{00FF00}"  

    PHP Code:

    Código:
    SendClientMessage(playerid, -1, "Aqui está branco por conta do ( -1 ), e "COR_VERMELHO_HEX" aqui está vermelho por conta da sua cor definida em cima.");  

    Podemos também fazer direto:
    PHP Code:

    Código:
    SendClientMessage(playerid, -1, "{FFFFFF}Aqui está branco, {00FF00}Aqui verde, {FFFFFF}Aqui dnv está branco, {FF0000} mas agora está vermelho.");  

    Porque eu recomendo fazer do primeiro jeito? Porque eu quero! Mentira, é porque imagine que você queira usar em vários dialogs, você vai querer copiar e colar sempre os hexadecimais? Pode ser que sim, mas aí fica a critério do programador.



    Lembrando que tudo que eu mencionei até agora, não é usado somente em dialogs e muito menos exclusivo da linguagem pawn.


    O que é dialog?

    No SAMP, simplesmente falando, é uma caixa de dialog onde você pode interagir com o Player, podendo ser com perguntas, listas, etc. Para você entender melhor, é aquela caixinha preta no qual você coloca a senha, informações, entre outras coisas, ao logar no servidor.

    Estilos de DIALOGS

    Quote:


    0 - DIALOG_STYLE_MSGBOX - Quando você quer transmitir uma mensagem
    1 - DIALOG_STYLE_INPUT - Quando você quer que o Player interaja com algo. Ou seja, um campo de texto.
    2 - DIALOG_STYLE_LIST - Quando você quer mostrar uma lista de opções ao player.
    3 - DIALOG_STYLE_PASSWORD - Quando você quer que o Player bote uma senha.
    4 - DIALOG_STYLE_TABLIST - Um Dialog List com tabelas.( apenas 0.3.7+ ) 
    5 - DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS - Um Dialog list com tabelas e subtítulos.( apenas 0.3.7+ )
    Estrutura do Dialog



    Código:
    ShowPlayerDialog(PAR1, PAR2, PAR3, "PAR4", "PAR5", "PAR6", "PAR7");  




    ShowPlayerDialog: Função de Mostrar a Dialog.
    PAR1: Parâmetro onde botamos o ID(pronúncia: Aídi e não idê) do player. Normalmente é playerid pois geralmente é para o player que está fazendo a ação.
    PAR2: ID do dialog. Daremos uma identificação pra ele. No seu caso é seu CPF, aqui é número natural. Não podem haver dois iguais pois causará conflito.
    PAR3: Estilo do dialog. Nome ou ID.
    PAR4: Título do dialog
    PAR5: Texto do dialog
    PAR6: Texto do botão um do dialog
    PAR7: Texto do botão dois do dialog
    Vamos a um exemplo do tipo DIALOG_STYLE_MSGBOX simples:



    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Aviso!", "Aqui é apenas uma mensagem para você!", "Fechar", "Ok");  


    Entendendo a public OnPlayerDialogResponse

    Esse método já vem como nativo. Você não precisa cria-ló. Basta pesquisar no pawno ou caso não exista, adicione no final do GameMode.

    PHP Code:

    Código:
    public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) 

        // bloco de códigos 

        return false; // ou return 0 
    }  

    Ela é chamada toda vez que você aperta em um dos dois botões do dialog. Seus parâmetros são: playerid, que no caso é o ID do Player, dialogid que é o "CPF" de seu Dialog, response que vai detectar se tu apertou no botão da direita ou esquerda, listitem para detectar qual opção você colocou caso você utilize DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST ou DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, e inputtext para pegar o que você colocou no campo de texto, no caso o DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD.



    Estrutura do DIALOG_STYLE_MSGBOX

    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Dialog_style_msgbox

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 1281, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "{F60000}Meu Título em Cor Diferente", "Bem Vindo ao Servidor\nEsse é meu Primeiro DIALOG MSG", "Abrir", "Okay");  


    Como já estudamos os parâmetros, sabemos o que está ocorrendo ai. Vale ressaltar que o Dialog 1281 é apenas um exemplo, você pode por qual quiser, contanto que seja diferente dos outros.

    Vamos agora para um segundo exemplo mais complexo:
    PHP Code:

    Código:
    new Exemplo[50]; 
    new Nome[] = "Jonathan Feitosa"; 

    format(Exemplo, sizeof(Exemplo), "Olá %s!\nBem Vindo ao servidor!", Nome); 
    ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Welcome!", Exemplo, "Fechar", "Okay");  

    Nesse caso, utilizando o format, podemos adicionar variáveis em nossos dialogs. E isso servirá para todos os dialogs! Não vai mudar nada.


    Agora, vamos por a resposta em nossos dialogs! Servirá para detectar quando o Player apertar no Botão1 ou Botão2.



    Código:
    // Adicione em algum comando, ou qualquer lugar para abrir nosso Dialog: 
    ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Meu Primeiro Dialog", "Aperte em Ganhar Grana para ganhar 1000 reais\nAperte em Perder Grana para perder 1000 reais", "Ganhar Grana", "Perder Grana"); 

    // Na public do seu GameMode: 
    public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) 

        if(dialogid == 1) // o "CPF do dialog", Se eu botei 1 lá, devo botar 1 aqui ! 
        { 
            if(response) // Se apertou no Botão 1 (Ganhar Grana) 
            { 
                GivePlayerMoney(playerid, 1000); 
                SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou 1000 reais!");  
            } 
            if(!response) // ou else = Se apertou no Botão 2 (Perder Grana) 
            { 
                SendClientMessage(playerid, -1, "Você perdeu 1000 reais!"); 
                GivePlayerMoney(playerid, 1000); 
            } 
            return true;  
        } 
        return false; 
    }  

    Estrutura do DIALOG_STYLE_INPUT e DIALOG_STYLE_PASSWORD

    Input:
    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Dialog_style_input

    Password:
    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Dialog_style_password

    Exemplo:


    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_INPUT, "Título do Servidor", 
    "Digite sua senha no campo Texto", "Selecionar", "Cancelar");  

    Nada muda aqui, sempre fica como padrão. Apenas pulei uma linha ali para ficar mais fácil de você enxergar.

    O DIALOG_STYLEE_PASSWORD é igual ao DIALOG_STYLE_INPUT, só que as caracteres ficam ocultas no PASSWORD.

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Título do Servidor", 
    "Digite sua senha no campo Texto", "Selecionar", "Cancelar");  

    Na estrutura dos dois, utilizaremos meio diferente no DialogResponse:

    Código:
    // Adicione em algum comando, ou qualquer lugar para abrir nosso Dialog: 
    ShowPlayerDialog(playerid, 1, DIALOG_STYLE_INPUT, "Escreva seu primeiro texto!", "Escreva seu nome!\n\nExemplo: Arlindo", "Confirmar", "Sair"); 

    // Na public do seu GameMode: 
    public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) 

        if(dialogid == 1) // o "CPF do dialog", Se eu botei 1 lá, devo botar 1 aqui ! 
        { 
            if(response) // Se apertou no Botão Confirmar 
            { 
                new Strjf[50]; 
                format(Strjf, sizeof(Strjf), "Muito Bem, Seu nome de acordo com o texto que você botou é: %s", inputtext 
                SendClientMessage(playerid, -1, Strjf);  
            } 
            // Se ele apertar no botão sair, o dialog sumirá pois não botei nenhuma ação para ele  
            return true;  
        } 
        return false; 
    }  


    Estrutura do DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS 


    DIALOG_STYLE_LIST
    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Dialog_style_list



    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_LIST, "{33CCFF}Teleportes do Meu Servidor", "{FFFF00}Ir DM\n{33AA33}IR Derby", "Selecionar", "Sair");  

    Como aprendemos, o \n serve para pular linhas. No dialog list, ela serve para adicionarmos as opções de nossas Listas.
    PHP Code:

    Código:
    "{FFFF00}IR DM\n{33AA33}IR Derby" 

    /* 
    Saída: 
    Opção 1: IR DM 
    Opção 2: IR Derby  

    Quanto mais /n, mais opções teremos no nosso dialog. 
    */  

    DIALOG_STYLE_TABLIST (0.3.7)
    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Dialog_style_tablist

    É quase igual aqo Dialog List. Como você sabe, o \t era como se fosse um TAB. Nessa versão do SAMP, ela passou a ter mais utilidade nos dialogs. Ela dar um 'tab' correto, tendo seu limite até o fim da tela. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fácil:

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 4112, DIALOG_STYLE_TABLIST, "Buy Weapon", 
    "Deagle\t$5000\t100\n\ 
    Sawnoff\t$5000\t100\n\ 
    Pistol\t$1000\t50", // Etc. 
    "Select", "Cancel");  


    Explicando melhor como é:
    PHP Code:

    Código:
    "Deagle\t$5000\t100\n\Sawnoff\t$5000\t100\n\Pistol\t$1000\t50" 

    // para melhor ver: 

    "Deagle\t$5000\t100\n 
    \Sawnoff\t$5000\t100\n 
    \Pistol\t$1000\t50" 

    /* 
    "Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n 
    Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n 
    Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou parar" 
    [...] */  

    Se não entendeu, sugiro que releia o tutorial.

    DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS (0.3.7)
    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Dialog_style_tablist_headers

    É igual o DIALOG_STYLE_TABLIST, só que vem com título nas colunas. Vou pegar o exemplo da imagem para ficar mais fácil.

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 4444, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon", 
    "Weapon\tPrice\tAmmo\n\ 
    Deagle\t$5000\t100\n\ 
    Sawnoff\t$5000\t100\n\ 
    Pistol\t$1000\t50", // Etc. 
    "Select", "Cancel");  


    Explicando melhor como é:
    PHP Code:

    Código:
    "Weapon\tPrice\tAmmo\n\Deagle\t$5000\t100\n\Sawnoff\t$5000\t100\n\Pistol\t$1000\t50" 

    // para melhor ver: 
    "Weapon\tPrice\tAmmo\n 
    \Deagle\t$5000\t100\n 
    \Sawnoff\t$5000\t100\n 
    \Pistol\t$1000\t50" 

    /* 
    "Titulo da Coluna 1\tTitulo da Coluna \tTitulo da Coluna 3 e agora vou para as opções\n 
    Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n 
    Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou pular de linha(opção)\n 
    Aqui é a Coluna 1\tAqui é a Coluna 2\tAqui é a Coluna 3 e agora vou parar" 
    [...]  

    Veja um outro exemplo:

    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] 8uIUo9f

    Exemplo da Imagem:

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 9999, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon", "Coluna 1\tColune 2\tColuna3\tColuna 4\n\Deagle\t$5000\t100\tteste\n\Sawnoff\t$5000\t100\tteste\n\Pistol\t$1000\t50\tteste", "Selecionar", "Cancel"); 

    // Ou para melhor visualizar: 
    ShowPlayerDialog(playerid, 9999, DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS, "Buy Weapon", 
    "Coluna 1\tColune 2\tColuna 3\tColuna 4\n\ 
    Deagle\t$5000\t100\tteste\n\ 
    Sawnoff\t$5000\t100\tteste\n\ 
    Pistol\t$1000\t50\tteste", // Etc. 
    "Selecionar", "Cancel");  

    Se não entendeu, sugiro que releia o tutorial.


    Então, A RESPOSTA DO DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_TABLIST e DIALOG_STYLE_TABLIST_HEADERS é IGUAL na public OnDialogResponse, pois todos são uma lista de opções, a unica diferença entre eles é que trazem mais informações em colunas e subtítulos. Veja como eles funcionam:

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 234, DIALOG_STYLE_LIST, "Menu de Compras de armas", "Eagle\nAK-47\nCombat Shotgun", "Selecionar", "Sair"); 
      
    public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) 

        if(dialogid == 234) // 'CPF' do Meu Dialog criado 
        { 
            if(response) // Se clicou no botão 'Selecionar' 
            { 
                if(listitem == 0) // Caso selecione o primeiro item - Eagle ( Começamos sempre do 0 ) 
                { 
                    GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_DEAGLE, 1000); 
                    SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou uma eagle com 1000 balas"); 
                } 
                if(listitem == 1) // Caso selecione o segundo item - AK-47 
                { 
                    GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_AK47, 120); 
                    SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou uma ak-47com 120balas"); 
                } 
                if(listitem == 2) // Caso selecione o terceiro item - Combat Shotgun 
                { 
                    GivePlayerWeapon(playerid, WEAPON_SHOTGSPA, 28); 
                    SendClientMessage(playerid, -1, "Você ganhou uma shotgun com 28 balas"); 
                } 
            } 
            return true;  
        } 
      
        return false; 
    }  

    Como adicionar apenas um botão nos dialogs

    PHP Code:

    Código:
    ShowPlayerDialog(playerid, 123, DIALOG_STYLE_LIST, "Meu Botão", "Tutorial Meu Botão !!", "Selecionar", "Cancelar");  

    Vamos destacar apenas nossos botões no dialog acima:

    PHP Code:

    Código:
    "Selecionar", "Cancelar")  

    Quote:


    Botão 1= Selecionar
    Botão 2 = Cancelar
    Para ficar com um botão apenas, você deve deixar apenas:

    PHP Code:

    Código:
    "Selecionar", "")  

    Ou seja, o segundo botão ficará vazio Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Smile

    strcat,strlen ou format para concatenar dialogs?


    Sem dúvidas format. Bem mais otimizado e rápido. 
    Tire dúvidas de velocidades de loop's, o que mais influencia em LAG no servidor junto com timers.


    Em Breve aqui: 
    Como Organizar meus IDS para não dar conflito.
    Dialogs sobre Dialogs
    Sistema Simples de GPS

    Créditos: Eu e editores da Wiki-SAMP.

    Dúvidas, sugestões, erros, avisar-me pois também sou humano. Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Smile



    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] D07Xwqb
    Manual sobre Dialogs [Atualizado 0.3.7] Yjab9HN

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024 - 6:19