Informações
Ser Mapper envolve criatividade e paciência para desenvolver um mapa.
Você pode criar um mapa que envolve algum tipo de script ou um mapa simples, para desenvolver mapas com script, você precisará ter um conhecimento de Pwn.
O que precisas saber
Se estas informações estiverem erradas, são fáceis de
entender no próprio editor
Posição (Coordenadas)
X= Coordenada X
Y= Coordenada Y
Z= Coordenada Z (Altitude)
Rotação
RX= Rotação X
RY= Rotação Y
RZ= Rotação Z
Formato do dos objetos: SA-MP
- Tutorial SampEditor:
- Tutorial Samp EditorAtalhos básicosDel= Deleta o objetoCTRL + Setas= Move ou Gira o ObjetoEntre outros...Primeira Tela do EditorJá está explicada na própria imagemImagem LINK: https://i.imgur.com/Q5JqO63.pngTela de objetos do EditorJá está explicando na imagemTela de Objetos 2ª parte do editorJá está explicando na imagemImagem Link: https://i.imgur.com/HgkC6Wq.pngInserindo um objetoJá está explicado na imagemImagem Link: https://i.imgur.com/Zvh6Wfg.pngTela de Movimentos do EditorJá está explicando na imagemObjeto InseridoMostrado na imagemImagem Link: https://i.imgur.com/w9RgWwW.jpg
- Tutorial do MAP Editor:
- Tutorial do MTA EditorAtalhos básicos
Del= Deleta o objeto selecionado
CTRL + Setas ou PagUp/Down= Move ou Gira o Objeto
C= Duplica o objeto
Entre outros...Tela Inicial do MTA EditorVocê fica em FREE Cam, se movendo para onde quiser (W.A.S.D e Mouse)Imagem Link: https://i.imgur.com/ucH0xS6.jpgAtivação do MENU (Pressione F)Explicações na ImagemImagem Link: https://i.imgur.com/mvdt5RM.pngOs ObjetosExplicação na ImagemImagem Link: https://i.imgur.com/Fn6n9o4.pngVendo os objetos criadosClique la nos Objetos do seu mapaImagem Link: https://i.imgur.com/ezlb9Xm.pngInformações do objeto desejadoDê 2 cliques no objeto que você deseja verImagem Link: https://i.imgur.com/Wgu760J.pngSalvando o seu mapaPara que você adicione no seu servidor deSA-MP, você precisará converter, e para convertervocê precisará do MAPA MTA...Os mapas depois de salvos tem o diretório padrão deC:\Program Files\MTA San Andreas 1.4\server\mods\deathmatch\resourcesE o nome do seu mapa.Você também pode salvar seu projeto para terminar depois!Basta salvar e depois clicar em abrir mapa.
- convertendo .map para Pawno:
- Como converter1• Vá no diretório (LOCAL DO MTA): Pasta onde o MTA esta instalado \server\mods\deathmatch\resources2• Clique na pasta com o nome do mapa desejado3• Observe que na pasta tem um arquivo .map4• Abra como bloco de notas (Notepad)5• Copie tudo dentro desse bloco de notas (CTRL A + CTRL C)6• Vá no site Gta Map Converter (Delux Host) e cole lá no primeiro quadro7• Clique em IPL Format e depois em PAWN Code For SAMP8• Clique em uma das setas para baixo (Generate)9• Copie todo o código gerado10• Pronto, o código gerado esta em PAWN. No caso seu mapa
- Mapas:
- Mapas SimplesMapas que dão apenas um aspecto de estética em tal parte do jogo editada.Mapas complexosNão só envolvem estética, mas também uma série de códigos Pwn para que o mapa atinja o que o autor de certo mapa espera, um exemplo: Eu faço uma casa e quero que ela tenha um interior.Você terá de criar a entrada para está casa por meio de um código PwnEntre muitos outros sistemas que você pode criar em um mapa, eu acho que esse é o mais simples.Programas e sites usados na criação de um mapaContém objetos adicionais,do próprio SA-MPApenas Objetos do GTA-SAO DesenvolvimentoPrimeiramente você deve criar um mapa que tenha uma boa utilidade!Para progredir você precisa praticar!Cada mapa que você faz você vai saber em que você pode melhorar, o SA-MP Editor contem mais de 19901 objetos incluindo Carros/Skins, então, tudo dependerá de sua criatividade.
Créditos total a MigFer
Isso deu muito trabalho para fazer, +rep pls
Isso deu muito trabalho para fazer, +rep pls