Como praticar?
Muitas vezes nуs aprendemos algo, mas nгo sabemos como utilizar essa coisa, nгo somos autуnomos, por exemplo: Vemos um tutorial de criar uma intro para um video daquele gйnero mas nгo temos autonomia para criar outras intros.
Entгo eu hoje venho-vos mostrar um simples conceito de como podemos praticar PAWN, eu jб passei por essa experiкncia e ainda passo como уbvio.
Lembrando que este tutorial serб mais teуrico do que prбtico, a parte prбtica dependerб de voces e das vossas capacidades, isto й nada mais que um conceito.
Usar o samp-server
Uma das formas que podemos praticar й usando o samp-server, mas como assim? Entгo para vocк praticar pawn nгo necessita de estar sempre dentro do jogo, vocк pode trabalhar com valores, mas as formas mais usadas para praticar com o samp-server й inventar cбlculos e "brincar com variбveis", mas como assim brincar? Entгo, podemos brincar com elas, por exemplo:
- Código:
new x = 25, y = 75, r;
r = (25+75)/2;
printf("O valor de r й %d",r);
Mas vocк pensa, isto nгo tem lуgica nenhuma, estб correto, nгo tem lуgica, mas foi assim que eu comecei a praticar, pelo menos consegui ganhar alguma experiкncia com variбveis e saber como poderia lidar com elas.
Lembre-se que vocк pode usar todo o tipo de variбveis e/ou pode usar funзхes para saber como as mesmas funcionam.
Usando a lуgica
A lуgica й sempre necessбrio para nуs praticamos algo, porque se nгo tivermos lуgica nгo saberemos o que estamos a fazer, entгo convйm vocк usar a lуgica pois ela ajudarб muito vocк a resolver certos problemas e a melhorar os seus cуdigos. A lуgica poderб ser ъtil em aspectos de resoluзгo de problemas, pois assim voce saberб qual o melhor caminho a escolher.
Problemas
Os problemas sгo muito comuns em vбrios cуdigos de programaзгo, mas nem todos os problemas sгo um quebra cabeзas, imaginamos que: "Eu tenho 30 moedas e sу posso gastar apenas 1/2, o lucro serб o triplo do gasto. Quantas moedas serгo necessбrias para conseguir o triplo do gasto? Qual a quantidade de moedas obtidas?"
Entгo para resolver esse problema vocк faria.
Код:Lembre-se que vocк pode usar todo o tipo de variбveis e/ou pode usar funзхes para saber como as mesmas funcionam.
Usando a lуgica
A lуgica й sempre necessбrio para nуs praticamos algo, porque se nгo tivermos lуgica nгo saberemos o que estamos a fazer, entгo convйm vocк usar a lуgica pois ela ajudarб muito vocк a resolver certos problemas e a melhorar os seus cуdigos. A lуgica poderб ser ъtil em aspectos de resoluзгo de problemas, pois assim voce saberб qual o melhor caminho a escolher.
Problemas
Os problemas sгo muito comuns em vбrios cуdigos de programaзгo, mas nem todos os problemas sгo um quebra cabeзas, imaginamos que: "Eu tenho 30 moedas e sу posso gastar apenas 1/2, o lucro serб o triplo do gasto. Quantas moedas serгo necessбrias para conseguir o triplo do gasto? Qual a quantidade de moedas obtidas?"
Entгo para resolver esse problema vocк faria.
- Código:
Moedas: 30
1/2 de 30 Moedas: 15
O triplo do gasto: 3x15 = 45
Sabe-se que gastou-se 1/2 de 30 moedas, ou seja, 15 moedas e ficaram outras 15, junta-se as 45 e darгo 60, ou seja:
Total de moedas = 30*(1/2) + 3x15 ( = ) Total de moedas = 60
Sei que este nгo й o melhor problema, mas й apenas um exemplo matemбtico, mas agora apliquemos isto a programaзгo.
Problema: "Dinheiro aleatуrio(random) para um jogador aleatуrio."
Lуgica: "Fazer uma selecзгo aleatуria de um jogador, verificar se o mesmo estб conectado e fazer uma selecзгo aleatуria do dinheiro"
pawn Код:Problema: "Dinheiro aleatуrio(random) para um jogador aleatуrio."
Lуgica: "Fazer uma selecзгo aleatуria de um jogador, verificar se o mesmo estб conectado e fazer uma selecзгo aleatуria do dinheiro"
- Código:
forward GiveRandomMoneyToRandomPlayer();
public GiveRandomMoneyToRandomPlayer(){
new randplayer = random(500-0) + 0;
if(IsPlayerConnected(randplayer)){
new randmoney = random(10000-1000) + 1000;
GivePlayerMoney(randplayer,randmoney);
return 1;
}
return 0;
}
Lembre-se de estabelecer etapas!
Podemos verificar que seguimos a nossa lуgica, entгo Fizemos uma selecзгo aleatуria de um jogador, verificamos se o mesmo estava conectado e por fim demos o dinheiro ao mesmo.
Como podem ver sгo exemplos pequenos que nуs podemos praticar e achar novas formulas de programar, eu por exemplo muitas vezes o que faзo й "brincadeiras" dessas, ou seja, abro um novo ficheiro, escrevo algumas variбveis e nъmeros e comeзo a criar coisas para testar, coisas que me surgem na cabeзa, por exemplo vocк quer criar um anti-god, entгo o problema й "Detectar o anti-god do jogador", entгo ai vocк vai comeзar a criar lуgicas, digamos que isto й como fosse um trabalho de laboratуrio, pois vocк tem um Problema, depois uma teoria, a experiкncia e por fim a conclusгo que prova ou nгo a teoria.
Espero que tenham gostado do tutorial, penso que seja um pouco confuso й verdade, mas caso surjam duvidas eu tentarei o formular e torna-lo mais legнvel.
Podemos verificar que seguimos a nossa lуgica, entгo Fizemos uma selecзгo aleatуria de um jogador, verificamos se o mesmo estava conectado e por fim demos o dinheiro ao mesmo.
Como podem ver sгo exemplos pequenos que nуs podemos praticar e achar novas formulas de programar, eu por exemplo muitas vezes o que faзo й "brincadeiras" dessas, ou seja, abro um novo ficheiro, escrevo algumas variбveis e nъmeros e comeзo a criar coisas para testar, coisas que me surgem na cabeзa, por exemplo vocк quer criar um anti-god, entгo o problema й "Detectar o anti-god do jogador", entгo ai vocк vai comeзar a criar lуgicas, digamos que isto й como fosse um trabalho de laboratуrio, pois vocк tem um Problema, depois uma teoria, a experiкncia e por fim a conclusгo que prova ou nгo a teoria.
Espero que tenham gostado do tutorial, penso que seja um pouco confuso й verdade, mas caso surjam duvidas eu tentarei o formular e torna-lo mais legнvel.