Iai galerinha da SSGAMES eu sou [SSGAMES]Caio_Script e trago>> 10 Motivos para NÃO iniciar em Pawn editando gamemodes
Obs !!!! esse topico foi feito por Joao Pedro Link da PROFILE dele no forum.sa-mp.com >>>http://forum.sa-mp.com/member.php?u=216453
Link da postagem feita por ele >>>http://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=470602&highlight=N%E3o+come%E7e+editando
HOHOHOHO, vou dispensar apresentações. A galera mais da antiga talvez se lembre de mim, e a galera mais nova que não me conhece nem liguem, sou mais um random.
Quero apenas fazer uma contribuição de um pequeno guia com um assunto que talvez desdos primórdios do fórum SA-MP até hoje vêm sendo tratado de forma errônea por iniciantes. Espero dar uma luz para esses iniciantes para os mesmos não começarem já com o pé esquerdo, como acontece na grande maioria dos casos.
Introdução
Como o título do tópico diz, serei curto e grosso e apresentarei alguns motivos pelo qual você NÃO deve iniciar em Pawn editando gamemodes e até falarei sobre alguns aspectos negativos em relação a marketing que podem, na verdade com certeza, farão seu servidor não dar certo. So, here we go.
Motivo 1: Você aprenderá do moddo errado e fará isso pelo resto da vida
O primeiro motivo para não começar a criar scripts (não considero quem cria um gamemode Pawn um programador mas sim um scripter) pegando como base gamemodes disponíveis na internet é que você aprenderá a criar scripts da forma.
O fato é que não existem gamemodes disponíveis na internet que tenham códigos feitos seguindo as boas maneiras de programação. Você pode se perguntar: João você está falando que todos os gamemodes que estão na internet são mal feitos? E eu te responderei: Sim. Vale lembrar que falo dos gamemodes RPG, que são os mais conhecidos e os únicos que tive contato.
Talvez o maior problema seja que todos esses gamemodes foram feitos com base no GodFather que por sua vez é bem antigo e como as práticas de criação de script em Pawn evoluiram, as técnicas empregadas nesses gamemodes estão super ultrapassadas, como por exemplo o uso de strtok e falta de uso de processadores de comandos.
Você que está iniciando, vê códigos desse tipo e começa achar que esse é o modo certo e logo pega hábitos ultrapassados e continua essa corrente de scripts ruins.
Motivo 2: Não tem lógica você modificar algo que você não sabe como funciona
Você teria coragem de tentar modificar uma bomba atômica? Provavelmente não, não é? E por que? Ha, porque você não entende de bombas atômicas. O mesmo se aplica ao criar um script em Pawn. Não faz sentido algum você não não conhece a linguagem querer editar um gamemode, pois você não conhece a linguagem Ò_ó. Já parou para perceber quantos iniciantes não entendem essa lógica?
Se for iniciar, inicie com os statements básicos, conceitos e afins. Não vou entrar em detalhes em inicialização porque isso é assunto pra outro tutorial.
Motivo 3: Não, você não aprenderá mais rápido
Não sei se ainda existe o mito de que você editar um gamemode você aprende mais rápido Pawn e depois é melhor de criar um gamemode do 0. Provavelmente quem fala isso tem uma sanidade duvidosa.
Seu cérebro se desenvolve de acordo com a dificuldade (esforço) do problema enfrentado (básico de neurociência). O que faz seu cérebro se esforçar mais: criar um gamemode ou editar um gamemode? A resposta é obvia. Então você não aprenderá mais rápido nem melhor editando um gamemode, isso é mito muito mal fundamentado.
Motivo 4: O gamemode não parecerá seu
A base GodFather ja é super conhecida, até porque uns 95% (acho que até mais) dos servidores RPG brasileiros usam essa maldita base. Por mais que você edite ele, vai continuar com a cara do GodFather. Nãoadianta você criar algo que não tenha uma identidade própria, ai já entra a parte de marketing, é perda de tempo. E como diz a frase: a vida é muito curta para você criar algo que as pessoas não vão querer. Esses gamemode da internet já possuem sua peculiaridades e até você retirar realmente todas para você dar sua identidade ao seu servidor, você terá praticamente criado outro, o que valherá mais a pena você criar um do zero.
Motivo 5: Você vai ter dores de cabeça
Já viu os códigos dos gamemodes da internet? Pois é, organização é uma palavra que não pode ser usada a eles, até você entender a lógica usada pelo criador, normalmente não tem lógica, parece uma ordem randomica de funções e statements, você já terá uns três infartos e uns 2 AVCs, então não arrisque sua saúde e sanidade mental.
Motivo 6: O que adianta cozinhar mais um grão de arroz?
Você editando um gamemode, será apenas mais um grão no milharal. Mais uma vez falo da frase: a vida é muito curta para você criar algo que as pessoas não vão querer. Já percebeu o número IMENSO de pessoas que pegam um GM da internet, mudam o nome a uma dúzia de coisas e logo após colocam online com a seguinte propaganda: EDITAMOS RG, DAMOS VIP, VAGA NA EQUIPE, VAGA DE LÍDERES e realmente acham que o servidor vai lotar? E o pior, no inicio da gente, mais depois de 1 ou 2 semanas o servidor decai bruscamente e eles não sabem o porquê.
Pare e pense, seu servidor não tem NADA de especial, apenas mais um, do mesmo jeito que foram jogadores para seu servidor, que não tem atrativo real nenhum, eles vão sair para outros servidores provavelmente iguais ao seu. Fato simples e verídico. Simples assim.
Motivo 7: Existem muitos outros motivos
Provavelmente pessoas responderão esse tópico dando mais motivos para não editar um gamemode.
Conclusão
Não inicie em Pawn editando um gamemode, é burrice e você não quer ser burro certo?
É isso, um guia que pode dar uma auxiliada nos iniciantes, assim espero. Abraços.
Quero apenas fazer uma contribuição de um pequeno guia com um assunto que talvez desdos primórdios do fórum SA-MP até hoje vêm sendo tratado de forma errônea por iniciantes. Espero dar uma luz para esses iniciantes para os mesmos não começarem já com o pé esquerdo, como acontece na grande maioria dos casos.
Introdução
Como o título do tópico diz, serei curto e grosso e apresentarei alguns motivos pelo qual você NÃO deve iniciar em Pawn editando gamemodes e até falarei sobre alguns aspectos negativos em relação a marketing que podem, na verdade com certeza, farão seu servidor não dar certo. So, here we go.
Motivo 1: Você aprenderá do moddo errado e fará isso pelo resto da vida
O primeiro motivo para não começar a criar scripts (não considero quem cria um gamemode Pawn um programador mas sim um scripter) pegando como base gamemodes disponíveis na internet é que você aprenderá a criar scripts da forma.
O fato é que não existem gamemodes disponíveis na internet que tenham códigos feitos seguindo as boas maneiras de programação. Você pode se perguntar: João você está falando que todos os gamemodes que estão na internet são mal feitos? E eu te responderei: Sim. Vale lembrar que falo dos gamemodes RPG, que são os mais conhecidos e os únicos que tive contato.
Talvez o maior problema seja que todos esses gamemodes foram feitos com base no GodFather que por sua vez é bem antigo e como as práticas de criação de script em Pawn evoluiram, as técnicas empregadas nesses gamemodes estão super ultrapassadas, como por exemplo o uso de strtok e falta de uso de processadores de comandos.
Você que está iniciando, vê códigos desse tipo e começa achar que esse é o modo certo e logo pega hábitos ultrapassados e continua essa corrente de scripts ruins.
Motivo 2: Não tem lógica você modificar algo que você não sabe como funciona
Você teria coragem de tentar modificar uma bomba atômica? Provavelmente não, não é? E por que? Ha, porque você não entende de bombas atômicas. O mesmo se aplica ao criar um script em Pawn. Não faz sentido algum você não não conhece a linguagem querer editar um gamemode, pois você não conhece a linguagem Ò_ó. Já parou para perceber quantos iniciantes não entendem essa lógica?
Se for iniciar, inicie com os statements básicos, conceitos e afins. Não vou entrar em detalhes em inicialização porque isso é assunto pra outro tutorial.
Motivo 3: Não, você não aprenderá mais rápido
Não sei se ainda existe o mito de que você editar um gamemode você aprende mais rápido Pawn e depois é melhor de criar um gamemode do 0. Provavelmente quem fala isso tem uma sanidade duvidosa.
Seu cérebro se desenvolve de acordo com a dificuldade (esforço) do problema enfrentado (básico de neurociência). O que faz seu cérebro se esforçar mais: criar um gamemode ou editar um gamemode? A resposta é obvia. Então você não aprenderá mais rápido nem melhor editando um gamemode, isso é mito muito mal fundamentado.
Motivo 4: O gamemode não parecerá seu
A base GodFather ja é super conhecida, até porque uns 95% (acho que até mais) dos servidores RPG brasileiros usam essa maldita base. Por mais que você edite ele, vai continuar com a cara do GodFather. Nãoadianta você criar algo que não tenha uma identidade própria, ai já entra a parte de marketing, é perda de tempo. E como diz a frase: a vida é muito curta para você criar algo que as pessoas não vão querer. Esses gamemode da internet já possuem sua peculiaridades e até você retirar realmente todas para você dar sua identidade ao seu servidor, você terá praticamente criado outro, o que valherá mais a pena você criar um do zero.
Motivo 5: Você vai ter dores de cabeça
Já viu os códigos dos gamemodes da internet? Pois é, organização é uma palavra que não pode ser usada a eles, até você entender a lógica usada pelo criador, normalmente não tem lógica, parece uma ordem randomica de funções e statements, você já terá uns três infartos e uns 2 AVCs, então não arrisque sua saúde e sanidade mental.
Motivo 6: O que adianta cozinhar mais um grão de arroz?
Você editando um gamemode, será apenas mais um grão no milharal. Mais uma vez falo da frase: a vida é muito curta para você criar algo que as pessoas não vão querer. Já percebeu o número IMENSO de pessoas que pegam um GM da internet, mudam o nome a uma dúzia de coisas e logo após colocam online com a seguinte propaganda: EDITAMOS RG, DAMOS VIP, VAGA NA EQUIPE, VAGA DE LÍDERES e realmente acham que o servidor vai lotar? E o pior, no inicio da gente, mais depois de 1 ou 2 semanas o servidor decai bruscamente e eles não sabem o porquê.
Pare e pense, seu servidor não tem NADA de especial, apenas mais um, do mesmo jeito que foram jogadores para seu servidor, que não tem atrativo real nenhum, eles vão sair para outros servidores provavelmente iguais ao seu. Fato simples e verídico. Simples assim.
Motivo 7: Existem muitos outros motivos
Provavelmente pessoas responderão esse tópico dando mais motivos para não editar um gamemode.
Conclusão
Não inicie em Pawn editando um gamemode, é burrice e você não quer ser burro certo?
É isso, um guia que pode dar uma auxiliada nos iniciantes, assim espero. Abraços.
Creditos a:
Joao Pedro por postar isso no forum.sa-mp.com
e [SSGAMES]Caio_Script ou Caio_Secundino por posta isso aqui na SSGAMES
Flw Galera e xau