omeзando no pawno, criando comando simples em DIALOG
Bom galera eu jб fiz um tutorial aqui de como criar um comando simples em Mensagem Mesmo, hoje vou ensinar como cria-lo em DIALOG. Como no outro tutorial ele vai ser o /creditos tambйm.
Step 1
Criaremos aqui a define do DIALOG.
pawn Код:Criaremos aqui a define do DIALOG.
- Código:
//No topo do GM vamos criar a define e o ID do DIALOG
#define CREDITOS 1
//esse CREDITOS й o nome do DIALOG e o 1 й o nosso ID que iremos utilizar ao criar o Comando
Step 2
Criaremos agora o comando na Callback public OnPlayerCommandText
pawn Код:Criaremos agora o comando na Callback public OnPlayerCommandText
- Código:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
//Essa parte й Onde se encontra o Comando que o player vai digitar, no caso, /creditos.
Step 3
Criaremos agora o que irб aparecer para o Player quando ele digitar o comando.
pawn Код:- Código:
//Essa й a parte que vai aparecer para o Player ao digitar/creditos.
{ //Aqui estamos abrindo a chave que vai dar inicio a toda a Mensagem, ou o DIALOG.
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIAOLOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Diogenes_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;
//Na parte ShowPlayerDialog, estamos afirmando que ira mandar um DIALOG ao player que digitar o comando. nesse playerid й o nosso Player, no nome CREDITOS й o Nome do nosso DIALOG que foi criado no STEP 1, DIALOG_STYLE_MSGBOX, esse й o estilo do DIALOG.
}//Chave que fecha toda a parte do que foi enviado ao Player.
return 0;
//Nesse return 0; Estamos usando a return que vai se ligar com a CallBack e fechar toda ela.
}
// Aqui й a chave que junto com o Return 0; ira fechar toda a CallBack. Returns podem ser substituнdas por false ou true, o false equivale a 0 e o true a 1.
Resultado
Esse serб o resultado
pawn Код:- Código:
public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
{
if(strcmp("/creditos", cmdtext, true, 10) == 0)
{
ShowPlayerDialog(playerid, CREDITOS, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Tutorial Digones_FreeZe","Este GM foi desenvolvido por Diogenes_FreeZe","Ok","Sair");
return 1;
}
return 0;
}
Vou explicar melhor aqui
Eu nгo sei Explicar muito bem aquela parte do if(strcmp(/creditos", cmdtext, true, 10) == 0) . Mas estб tudo bem. Vou explicar as outras partes.
Aqui em:
pawn Код:Aqui em:
- Código:
{
ShowPlayerDialog
Nуs estamos Dizendo que Serб enviado um DIALOG a o player ao Invйs de uma Mensagem, em:
pawn Код:- Código:
(playerid
Estamos nos referindo a um determinado player, no caso, o que digitou o Comando.
Em:
pawn Код:Em:
- Código:
, CREDITOS
й o Nome do DIALOG que foi Criado no Step 1.
Em:
pawn Код:Em:
- Código:
, DIALOG_STYLE_MSGBOX
estamos setando ou colocando o tipo de DIALOG. vocк pode escolher entre outros tambйm como DIALOG_STYLE_LIST, DIALOG_STYLE_INPUT ou DIALOG_STYLE_PASSWORD. o LIST tudo bem, mas, esses outros sгo mais para colocar senhas e etc.
Logo no Final da Mensagem vocк percebe quem tem os Nomes OK e Sair, aquele sгo os Botхes, nos precisariamos por response's para dizer que o player clicou em tal botгo, mas, como os 2 vгo dar no mesmo, ou seja, sair do DIALOG, nгo precisa.
Em:
pawn Код:Logo no Final da Mensagem vocк percebe quem tem os Nomes OK e Sair, aquele sгo os Botхes, nos precisariamos por response's para dizer que o player clicou em tal botгo, mas, como os 2 vгo dar no mesmo, ou seja, sair do DIALOG, nгo precisa.
Em:
- Código:
return 1;
Nos estamos dizendo que terminamos a Mensagem, no caso, o DIALOG.
Em:
pawn Код:Em:
*
- Código:
}
return 0;
}
Nos estamos afirmando que terminamos todo o comando e tambйm a CallBack, para criar outro comando seria Necessбrio apagar o return 0; e a ъltima } e no fim de todos os comandos coloca-los novamente.
Bom galera esse й meu 2є Tutorial, nгo sei explicar muito bem ainda, mas para quem estб comeзando agora й um bom tutorial para criar um comando bбsico.
Espero que tenham gostado.
Bom galera esse й meu 2є Tutorial, nгo sei explicar muito bem ainda, mas para quem estб comeзando agora й um bom tutorial para criar um comando bбsico.
Espero que tenham gostado.
Creditos: DiogenesFreeZe