SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    [Tutorial] Notepad++ e Pawn.

    Weslley_Script
    Weslley_Script
    SS - Fundador
    SS - Fundador


    Steam Steam : WeslleySSGames
    Zello : WeslleySSGames
    Mensagens : 11378
    Moedas : 1031978
    Data de inscrição : 06/10/2011
    Idade : 28
    Localização : Brasil

    [Tutorial] Notepad++ e Pawn. Empty [Tutorial] Notepad++ e Pawn.

    Mensagem por Weslley_Script Qua 24 maio 2023 - 20:00

    Pessoal, antigamente eu usava o Infernus Pawn Editor por conter algumas funзхes que eu gosto muito, algumas delas sгo as natives das includes que fica na lateral e tambйm pelas cores. Pois entгo, essa semana tive alguns problemas com ele que fizeram eu comeзar a procurar outro editor, nisso o meu grande amigo Synchr0 me recomendou e me ensinou um pouco sobre o Notepad++ ou Notepad Plus. Li um tutorial do Slice que tambйm fala sobre usar o Notepad com o pawn. Pois bem, venho aqui lhe apresentar um tutorial mais claro, mais limpo e em portuguкs pra vocкs, pois eu adorei programar com o Notepad e creio que vocкs tambйm vгo gostar.


    - 2Є Etapa: Realзador de Sintaxe -
    1є Passo - Bom, o Slice disponibilizou um realзador de sintaxe, porйm nгo й o mais correto e recomendбvel para a linguagem pawn. Existe alguns erros nele. Entгo, vou tambйm disponibilizar a minha que й uma modificaзгo do realзador do Slice, porйm melhor realзada e mais adaptada a linguagem.


    userDefineLang.xml






    Depois de instala-lo, para traduzir basta fazer o download do arquivo da traduзгo, ir qualquer pasta ou no "executar" do seu computador, digitar:
    Quote

    Dados de aplicativos\Notepad++



    e substituir o arquivo desta pasta pelo que vocк acabou de fazer o download.

    A primeira etapa estб concluнda.

    - 2Є Etapa: Realзador de Sintaxe -
    1є Passo - Bom, o Slice disponibilizou um realзador de sintaxe, porйm nгo й o mais correto e recomendбvel para a linguagem pawn. Existe alguns erros nele. Entгo, vou tambйm disponibilizar a minha que й uma modificaзгo do realзador do Slice, porйm melhor realзada e mais adaptada a linguagem.


    userDefineLang.xml

    2є Passo - Pois bem. Depois de baixar a sintaxe, salve ela em qualquer parte do seu computador...
    OBS: Nгo modifique o nome do arquivo, deixe userDefineLang.xml (lembre-se de deixar a pasta que vocк salvou o arquivo aberta.)

    3є Passo - ... vб em qualquer pasta ou no "executar" do seu computador e digite:
    Quote:

    Dados de aplicativos\Notepad++

    4є Passo - Vai abrir uma pasta como esta:
    OBS: O arquivo destacado na imagem (userDefineLang.xml) й oque vai ser modificado.


    5є Passo- Agora basta voltar a pasta que vocк deixou o arquivo que vocк efetuou o download no 1є passo, recortar o arquivo e colar na pasta que vocк abriu no 4є passo substituindo o que jб estб lб.

    A segunda etapa estб concluнda.

    - 3Є Etapa: Associar arquivos .pwn ao Notepad -
    1є Passo - Abra o notepad.

    2є Passo - Vб em Configuraзхes ~> Preferкncias.


    3є Passo - Vб na aba Tipos de Arquivos, selecione customize, escreva ".pwn" na caixa de texto e clique em "->".


    OBS: Vocк pode fazer isso com qualquer outro tipo de arquivo que vocк quiser.


    A terceira etapa estб concluнda.

    - 4Є Etapa: Auto-Complete -
    Uma funзгo muito interessante e ъtil que o Slice tambйm disponibilizou й o "Auto-Complete", essa imagem explica bem como ele funciona:

    [Tutorial] Notepad++ e Pawn. Autocomplete

    Entгo vamos lб.




    1є Passo - Faзa o download do arquivo "PAWN.xml" e coloque ele na pasta (padrгo):
    Quote:

    C:\Arquivos de programas\Notepad++\plugins\APIs

    2є Passo - Abra o notepad.

    3є Passo - Vб em Configuraзхes ~> Preferкncias.


    3є Passo - Vб na aba Backup / Auto Completar, e deixe deste modo:


    A quarta etapa estб concluнda.

    - 5Є Etapa: Compilando -
    Esta й a etapa mais difнcil de todas, entгo preste bastante atenзгo.

    1є Passo - Vocк vai precisar do plugin NppExec para prosseguir. Entгo se vocк jб possui o plugin, pule este passo.

    Vб em Plugins ~> Plugin Manager ~> Show Plugin Manager.


    Procure pelo plugin NppExec e instale-o.


    2є Passo - Depois de instalado e de ter reiniciado o Notepad, vб em Plugins ~> NppExec ~> Execute...


    3є Passo - Essa й a parte difнcil. Preste atenзгo.

    Vai abrir uma caixa de texto como esta:


    EXEMPLO:

    Quote:




    npp_save
    cd $(CURRENT_DIRECTORY)
    "C:\Documents and Settings\Lуs\Meus documentos\Meu Server\pawno\pawncc.exe" "$(FILE_NAME)" -; -(



    OBS: O que estб em negrito й o diretуrio do qual estб o compilador que vocк usa, ou seja o pawncc. Este acima, foi apenas um exemplo.
    OBS 2: O npp_save й usado para salvar automaticamente o arquivo quando for compilado.


    Depois de fazer as modificaзхes necessбrias, cole o cуdigo na caixa de texto, o meu por exemplo ficou assim:

    Quote:










    npp_save
    cd $(CURRENT_DIRECTORY)
    "C:\Documents and Settings\Lуs\Meus documentos\Meu Server\pawno\pawncc.exe" "$(FILE_NAME)" -; -(





    Depois de colar na caixa e ficar da forma da imagem acima, clique em salvar e digite "PAWN Compile" na caixa, e clique em salvar.

    4є Passo - Agora й hora de botar o compilador pra funcionar. Vб em Plugins ~> NppExec ~> Advanced Options...

    Em "Associated script" selecione "PAWN Compile" e clique em "Add/Modifiy".

    Deverб ficar assim:

    Se estiver tudo correto, dк "Ok", caso contrбrio, refaзa o passo.

    5є Passo - Agora й sу fazer o macro para compilar o script e acabou =)

    Vб em Configuraзхes ~> Mapa de atalhos...


    Depois vб na aba "Plugin Commands" e procure por "PAWN Compile" e clique em"Modify".


    Agora basta escolher as teclas de sua preferкncia para compilar e fim!


    - Conclusão -
    Tutorial baseado em PAWN for SA-MP in Notepad++ por: Slice.
    Qualquer dъvida, crнtica ou sugestгo em relaзгo a este tуpico, poste aqui ou me envie uma mensagem privada, terei o prazer de lhe responder.


    Abraзos


    Creditos: Lys



    [Tutorial] Notepad++ e Pawn. D07Xwqb
    [Tutorial] Notepad++ e Pawn. Yjab9HN

      Data/hora atual: Qui 9 maio 2024 - 5:28