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4 participantes

    [Tutorial] Pawn pra iniciantes !!

    Black_Snake
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    [Tutorial] Pawn pra iniciantes !! Empty [Tutorial] Pawn pra iniciantes !!

    Mensagem por Black_Snake Dom 20 Set 2015 - 11:55

    Muitos vivem com essa idéia na cabeça de que "pawn." é a mesma coisa que "pwn." Aí que vocês se enganam ! Aí vai uma breve explicação seguido de um Tutorial ! *Para iniciantes*




    • Introdução a Linguagem
      Diretivas (Includes Defines)
      CallBacks (Publics)
      Funções
      Pequena Explicação a "Chaves"


    Introdução (Definição a Linguagem)
    Pawn é uma linguagem de programação de código aberto e de terceira geração, criada em 1998 pela empresa CompuPhase
    Pawn é uma linguagem de programação compilável, ou seja, o seu código é transformado para linguagem de computador, que somente o intérprete da linguagem consegue entender. O intérprete da linguagem, é a máquina virtual, onde o código passa a ser chamado de AMX. AMX é interpretado como na linguagem de programação Assembly, assim, podendo ser interpretado com outras linguagens de programação de terceira geração, como por exemplo, C++.

    Fonte: Wikipédia
    Diretivas

    • Includes e Defines

    O Que São Includes?
    Bom Includes São arquivo *INC no quais são colocados para ocupar menos espaço ao GM e não declarar novas variaveis.
    Como Adicionar uma Includes?
    Bom Basta ao Topo do GM Adicionar:
    Code:
    Ex:
    Code:
    Todo GM Deve Conter a Include "a_samp" pelo fato de ser a includes padrão que contém a básicas e principais funções
    Aqui as Funções da mesma:
    Quote:
    [table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"][tr][td class="alt2" style="border: 1px solid #C2C2C2; font-size: 8pt;"]http://stephantom2.st.funpic.de/expe..._samp-inc.html [/td]
    [/tr]
    codigo bloqueado

    • Defines

    São Usadas para Definir algo a um código muito usado em cores etc..
    Exemplo:
    Code:
    #define COR_GAY 0x0000CDFF
    Então Ira Definir a Cor Então ao Código Ficando:
    Code:
    SendClientMessage(playerid, COR_GAY, "Este é um Exemplo de mensagem");

    • News/Arrrays

    :
    New como próprio nome já diz server para adicionar novas funções ao GM/FS exemplo:
    Code:
    new string[128];
    Arrays também podem ser declaradas com grupos de dados padrão, tais como:
    Code:
    new numeros[4]= ( 0,1,2,3)

    • Boleans/Boleana

    :
    O último tipo é variável "boolean". É muito simples - ou é "true", ou "falso". Tanto "1" e "0" são estruturas de dados pré-definidos.
    Code:
    new bool : xyz = true / / Declara uma nova variável xyz "definido como verdadeiro
    Exemplo em um SetTimer:
    Code:
    SetTimer("PUBLICADICIONAL",1000,false); //FALSE = FALSO ou Seja Não ira Repetir o SetTimer e TRUE = Verdadeiro Irá Repetir

    • CallBacks

    :
    São as Chamadas Publics Cada uma tem uma função, Tais Como
    OnPlayerCommandText -> Ao Player Digitar Coomand
    OnPlayerText -> Ao Player Digitar

    Todas CallBacks Deve Seguir o Modelo:
    Code:
    public OnGameModeInit
    {//DEVERÁ SER ABERTO
    //CÓDIGOS E FUNÇÕES QUE IRÁ ADICIONAR
    return 1;//RETORNA A UMA FUNÇÃO ESPECIFICA true/false/1/0
    }//SE FOI ABERTO DEVE SER FECHADO

    • Alguma Funções do a_samp

    :
    Code:
    Print Escrever Texto ao Console
    printf Escrever uam string ao console (tela preta)
    SendClientMessage Envia Mensagem ao Player
    SendClientMessageToAll Envia Mensagem a Todo players Spawneados
    GameTextForAll Envia Mensagem ao centro da tela a Todos players Spawneados
    GameTextForPlayer Envia Mensagem ao centro da tela apenas a 1 player
    SetTimer Iniciar um Temporarizado que chama um public a numero de segundos...
    KillTimer Parara o Temporazidaor
    GetTickCount Retorna o número de milissegundos desde a OS foi iniciado.
    SetGameModeText Mudará o Nome de GameMode
    SetTeamCount Define o número de equipes permitido.
    AddPlayerClass Adicionara um Class ao player Onde Spawnara por padrão Incluindo armas
    AddStaticVehicle Adicionar um Veiculo estaticos Definindo as Cores
    AddStaticPickup Adicionar um Pikcup estaticos Definindo os Medelos
    ShowNameTags Define se será mostrado o nome do player encima
    ShowPlayerMarkers Definir se os jogadores marcadores (no mapa/radar) deve ser mostrado ou não.
    GameModeExit Sair do modo de jogo
    SetWorldTime Acerte o relógio do jogo a um certo tempo e congelá-lo.
    GetWeaponName Pegar Nomes
    IsPlayerAdmin Define se admin ou nao
    Kick Kickar Player
    Ban Banir player
    SetSpawnInfo
    SpawnPlayer Define alguns parâmetros spawn (incluindo a equipe, a pele, gerando posição, armas e munições)
    SetPlayerTeam Define a Equipe do Player
    GetPlayerTeam Geta/Pega a equipe do Player
    SetPlayerSkin Muda Skin do player
    SetPlayerScore Muda Scoredo player
    GetPlayerScore Geta Score do Player
    GetPlayerPos Geta Posição do Playe
    SetPlayerPos Muda Posição do Player do player
    GetPlayerHealth Geta Vida do Player
    SetPlayerHealth Muda Vida do player
    PutPlayerInVehicle Coloque Player no Veiculo
    RemovePlayerFromVehicle Remove Player do Veiculo
    IsPlayerInVehicle Determina se um jogador está em um determinado veículo.
    IsPlayerInAnyVehicle Determina se um jogador está em qualquer veículo.
    GetPlayerName Obter o nome de um jogador do seu ID e armazená-lo em nome de [].
    SetPlayerColor Muda Cor do Player
    GetPlayerColor geta cor do player
    SetPlayerCheckpoint Seta um Check Point a Player
    DisablePlayerCheckpoint Disbilita o Check Point ao player
    IsPlayerInCheckpoint Define se o player esta em um checkpoint
    SetPlayerInterior Muda Player para um interior
    SetPlayerCameraPos muda camera do player
    SetPlayerCameraLookAt muda visão da camera ao player
    TogglePlayerControllable Define se o player pode se mecher
    PlayerPlaySound Toca um som ao player
    SetPlayerWorldBounds Muda Player a um Virtual Word
    GivePlayerMoney dá dinheiro ao player
    SetPlayerFacingAngle Set o Angula da Face do player
    GetPlayerMoney getar Dinheiro do player
    ResetPlayerMoney Reseta Dinheiro do playera 0
    IsPlayerConnected Define se o player esta conectado
    GetPlayerState Geta Estado do Player
    ResetPlayerWeapons Reseta Armas do player
    GivePlayerWeapon dar arma ao player
    CreateVehicle criar um veiculo nao estatico
    GetVehiclePos geta pos do veiculo
    SetVehiclePos seta pos do veiculos
    SetVehicleZAngle seta angulo do veiculos
    SetVehicleParamsForPlayer seta parametros ao player do veiculos
    SetVehicleToRespawn respawn o veiculos
    AddVehicleComponent adiciona componentes ao veiculos
    ChangeVehicleColor mudar cor do veiculo
    ChangeVehiclePaintjob Alterar o paintjob sobre um determinado veículo.
    Forwards Declarar CallBacks (publics) Adicionais
    OnGameModeInit ao gamemode iniciar
    OnGameModeExit ao gamemode desligar
    OnFilterScriptInit ao fs iniciar
    OnPlayerConnect ao player conectar
    OnPlayerDisconnect ao player desconectar
    OnPlayerSpawn ao player spawnar
    OnPlayerDeath ao player morrer
    OnVehicleSpawn ao player spawnar
    OnPlayerText ao player digitar
    OnPlayerCommandText ao player digitar comando
    OnPlayerEnterVehicle ao player entrar no veiculo
    OnPlayerExitVehicle ao player sair do veiculo
    OnPlayerStateChange ao player mudar de estado
    OnPlayerEnterCheckpoint ao player entrar ao check point
    OnPlayerLeaveCheckpoint

    • Comparadores

    :
    Quote:
    [table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"][tr][td class="alt2" style="border: 1px solid #C2C2C2; font-size: 8pt;"]+ > Executa como Adição.

    - > Executa como Subtração.

    * -- > Executa como Multiplicação.

    / -- > Executa como Divisão.

    > -- > Executa como Maior que.

    < -- > Executa como Menor que.

    = --> Executa como Igual.

    != -- > Executa como Diferente.
    [/td]
    [/tr]
    codigo bloqueado

    Bom, é um Tutorial Apenas de Base não explica coisa avançadas espero que tenham entendido! Se tiver alguma dúvida deixe aí em baixo !!


    Att.[SSGames Líder dos Scripters] BlackSnake_.




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    Mensagem por [รรG]тнυG_Iиรidє Seg 21 Set 2015 - 17:07

    Man na Real Voce tem Futuro...



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    Mensagem por Black_Snake Ter 22 Set 2015 - 21:20

    Valeu Very Happy




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    Mensagem por Weslley_Script Ter 22 Set 2015 - 21:24

    Perfeito mano. Parabéns isso que chamo de um líder
    De verdade.



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    Mensagem por Black_Snake Ter 22 Set 2015 - 21:29

    Obrigado pelo reconhecimento galera, fico feliz por isso Very Happy




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    Mensagem por xFire Sex 2 Out 2015 - 11:35

    nao existe a palavra "geta"
    Comparadores não são estes ae '-'

    Muito ruim seu tutorial ^^

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