Tutorial : Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante]
O lá Galera Do Samp Forum,
principal venho informar a vocês que esse é meu primeiro post aqui no Samp Forum,
mais eu não sou novo na linguagem peão, e nem no SA-MP, bom entгo vamos lб :
A prender o Basico Do SA-MP,
O que й SA-MP :
San Andreas Multi Player, Й um aplicativo que permite vocк jogar online o seu GTA San Andreas.
Quais são os controles adicionais no SA-MP?
Bom, tem os do GTA offline e esses :
O lá Galera Do Samp Forum,
principal venho informar a vocês que esse é meu primeiro post aqui no Samp Forum,
mais eu não sou novo na linguagem peão, e nem no SA-MP, bom entгo vamos lб :
A prender o Basico Do SA-MP,
O que й SA-MP :
San Andreas Multi Player, Й um aplicativo que permite vocк jogar online o seu GTA San Andreas.
Quais são os controles adicionais no SA-MP?
Bom, tem os do GTA offline e esses :
peão Код:
- Código:
Tab // Ver os players online no momento, seus IDs e seus pings.
H // Te permite atirar como passageiro(Somente com armas tipo SMG).
F4 // Permite que o jogador troque de personagem (após morrer).
F7 // Mostra e esconde a janela de chat(Remove também o HUD).
F6 // Uma outra alternativa para enviar texto e comandos.
G // Te permite entrar em um veículo como passageiro.
T // Permite ao jogador que envie comandos ou texto.
Shift // Seleciona um personagem na tela de seleção.
F5 // Mostra o estado da conexão (ex: uso de banda).
F9 // Mostra e esconde uma janela de mortes.
F1// Mostra o menu de ajuda no jogo.
Esc // Exibe ou esconde o jogo.
F8 // Tira uma screenshot.
F10 // Esconde o HUD.
Qual é a diferença das versões do SA-MP:
procura trazer mais funcionalidades para os players, Ex: Atualizar, remover bugs, e outras mudanças
O que acontece se eu for banido de um servidor:
Você não pode mais logar com sua conta eo IP de sua internet também é banido.
C omandos do SA-MP :
procura trazer mais funcionalidades para os players, Ex: Atualizar, remover bugs, e outras mudanças
O que acontece se eu for banido de um servidor:
Você não pode mais logar com sua conta eo IP de sua internet também é banido.
C omandos do SA-MP :
peão Код:
- Código:
/ rcon Remote // Controle do seu Servidor (Administrador).
/ headmove // move a cabeça ou faz ela parar de se mover.
/ rs // Salva a sua posição em formato de cordada.
/ quit // Fecha o jogo, voce pode digitar tambem /q.
/ pagesize // Aumenta ou diminui o tamanho do chat.
/ save // Salvar a coordenada em AddPlayerClass.
/ interior // Mostra o número do seu interior.
/ dll // Monstra as informaзхes dos carros.
/ timestamp // mostra a hora No Chat.
/ fpslimit // Limite do seu FPS.
/ mem // Mostra sua memoria.
/ inacc // editar sincronização.
/ ofc // editar sincronização.
C omandos da rcon:
peão Код:
- Código:
/ rcon login [ Senha ] // Loga na rcon, para poder acessar os comandos dela.
/ rcon players // Mostra todos os usuários do servidor, nick, ip e ping.
/ rcon reloadbans // Recarrega todos os banimentos do arquivo samp.ban.
/ rcon say // Manda uma mensagem com nota destacada de administrador.
/ rcon gravity [ Gravidade ] // Muda o sistema de gravidade.
/ rcon reloadlog // Recarrega o arquivo server_log.txt.
/ rcon echo [ texto ] // Aparece uma mensagem destacada.
/rcon weather [ ID ] // Muda a configuração da água.
/ rcon kick [ ID ] // Kicka o usuário pela ID.
/ rcon changemode [ mode ] // Muda o gamemode.
/ rcon unbanip [ IP ] // Desbane direto um ip.
/ rcon varlist // Lista todas as variáveis.
/ rcon cmdlist // Lista todos os comandos.
/ rcon ban [ ID ] // Bane o usuário pela ID.
/ rcon banip [ IP ] // Bane direto um ip.
/ rcon gmx // Reinicia o servidor.
/ rcon exit // Fecha o servidor.
Obs: Rcon :copyright: os comandos de controle de seu servidor.
Extras :
Extras :
peão Код:
- Código:
ID // e o ID do Jogador, Cada jogador tem um id diferente para mais facilidade de achar.
PING // Ping é o número que simboliza como está sua conexão com a internet.
Ando prende o Basico Da Linguagem Pawn,
a lgumas funçoes básicas :
a lgumas funçoes básicas :
peão Код:
- Código:
[center][left]SetPlayerDrunkLevel // Define o nível de "Dorgas" do jogador, fazendo com que ele ande mais desrreguladamente, ou a tela comece a rodar.
SendClientMessageToAll // A Mesma Funзгo do SendClientMessage, sу que manda para todos os usuбrios ON.
ForceClassSelection // Força o jogador a voltar pra tela de seleção de Skins.
GetObjectPos // Seta a Posição do Objeto(Ela precisa já estar criada).
GameTextForPlayer // Uma função próxima com o SendClientMessage.
SetPlayerInterior // Seta o Interior do Player ( 0 para Exterior).
SetPlayerWantedLevel // Seta Estrelas de Procurado do Player.
GameTextForAll // Como o Game Text, só que para todos Online.
SetPlayerCheckpoint // Põe um ponto de verificação no Jogador definido.
SendClientMessage // Manda uma Mensagem do Servidor ao Player.
SetPlayerSpecialAction // Seta uma ação para a Skin do Player.
RemovePlayerFromVehicle // Remove o jogador do Veiculo.
ResetPlayerWeapons // Tira todas as armas do jogador.
PlayerPlaySound // Faz a Skin do Jogador falar algo.
SetPlayerColor // Seta a cor do Nick do jogador.
GivePlayerWeapon // Adiciona Armas ao Jogador.
GivePlayerMoney // Muda o DInheiro do Jogador.
ApplyAnimation // Aplica Animação ao jogador.
SetPlayerArmour // Seta o colete do Jogador.
SetVehiclePos // Seta a posição do Veiculo.
Ban ( playerid ) // BAN o Player Selecionado.
SetTimer // Define uma quantidade de tempo.
SetPlayerPos // Define a posição do player.
SetPlayerSkin // Seta a Skin do Jogador.
GetPlayerName // Pega o nome do jogador.
SetPlayerName // Muda o nome do jogador.
GetPlayerHealth // Pega a HP do Usuario.
SetPlayerHealth // Seta o HP do Player.
SetVehicleHealth // Seta HP do Veiculo.
Kick ( playerid ) // Kicka o jogador.
CreateObject // Cria um Objeto.[/left][/center]
[center][/center]
A lgumas publics básicas :
peão Код:
- Código:
public OnGameModeInit ( )
{
// Função.
retornar verdadeiro;
}
Explicando: chame quando um modo de jogo começa.
peão Код:
- Código:
public OnGameModeExit ( )
{
// Função.
retornar verdadeiro;
}
Explicando: chame quando um modo de jogo terminar.
peão Код:
- Código:
public OnPlayerRequestClass ( playerid, classid )
{
// Função.
retornar verdadeiro;
}
Explicando: chamado quando um jogador muda de classe na seleção de classe.
peão Код:
- Código:
[center][left]public OnPlayerConnect ( playerid )
{
// Funзгo.
retornar verdadeiro;
}[/left][/center]
[center][/center]
Explicando: chame quando um jogador entra no servidor.
peão Код:
- Código:
public OnPlayerSpawn ( playerid )
{
// Função.
retornar verdadeiro;
}
Explicando: chame quando um jogador spawna no servidor.
peão Код:
- Código:
public OnPlayerDisconnect ( playerid )
{
// Funзгo.
retornar verdadeiro;
}
Explicando: chama quando um jogador sai do servidor.
peão Код:
- Código:
public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
{
return false;
}
Ex de uso:
peão Код:
- Código:
public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
{
if ( strcmp ( cmdtext, "/seucomando" , true ) == 0 )
{
//Função
return true;
}
retorna falso;
}
Explicando: chame quando um jogador digita um comando no servidor.
peão Код:
- Código:
public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, response, listitem, inputtext [ ] )
{
// Função.
retornar verdadeiro;
}
Explicando: chamado quando um jogador responde a um diálogo.
Tipos de diálogos:
D IALOG_STYLE_MSGBOX,
Tipos de diálogos:
D IALOG_STYLE_MSGBOX,
peão Код:
- Código:
// Define o ID do dialog
#define DIALOG_RULES 1
// Em algum comando
ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_RULES, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Regras" , "- Sem cheater \n - Sem spam \n - Respeite os administradores \n \n Você concorda com esta regra?" , "Sim" , "Não" ) ;
public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, resposta, listitem, inputtext [ ] )
{
if ( dialogid == DIALOG_RULES )
{
if( resposta ) // Se clicou no botão 'Sim' ou apertou enter
{
SendClientMessage ( playerid, COLOR_GREEN, "Obrigado por concordar com as regras do servidor!" ) ;
}
else // Caso pressione ESC ou clique no botão 'Não'
{
KickWithMessage ( playerid, COLOR_RED, "Você precisa concordar com as regras para jogar aqui!" ) ;
}
retorna 1 ; /
}
retorna 0 ; // Você precisa retornar 0 aqui! Assim como OnPlayerCommandText.
}
- Código:
DIALOG_STYLE_INPUT / DIALOG_STYLE_PASSWORD,
#define DIALOG_LOGIN 2
// Em algum comando
ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_LOGIN, DIALOG_STYLE_INPUT, "Login" , "Por favor, insira sua senha:" , "Login" , "Cancelar" ) ;
public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, resposta, listitem,
{
if ( dialogid == DIALOG_LOGIN )
{
if ( ! response ) // Se pressionou ESC ou click no botão 'Cancelar'
{
KickWithMessage ( playerid, COLOR_RED, "Você precisa se logar para jogar!" ) ;
}
else // Se clicou no botão 'Login' ou apertou enter
{
if ( CheckPassword ( playerid, inputtext ) ) // Função imaginária para comparar a senha, se esta correta ou não.
{
SendClientMessage (playerid, COLOR_RED, "Você está logado!" ) ;
}
else
{
SendClientMessage ( playerid, COLOR_RED, "Falha no login!" ) ;
// Re-mostra o diálogo de Login
ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_LOGIN, DIALOG_STYLE_INPUT, "Login" , "Por favor, insira sua senha:" , "Login" , "Cancelar" ) ;
}
}
retorna 1 ; // Lidamos com um diálogo, então retornamos 1. Assim como OnPlayerCommandText.
// Você precisa retornar 0 aqui! Assim como OnPlayerCommandText.
}
D IALOG_STYLE_LIST,
peão Код:
- Código:
#define DIALOG_WEAPONS 3
// Em algum comando
ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_WEAPONS, DIALOG_STYLE_LIST, "Armas" , "Desert Eagle \n AK-47 \n Combat Shotgun" , "Selecionar" , "Fechar" ) ;
public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, response, listitem, inputtext [ ] )
{
if ( dialogid == DIALOG_WEAPONS )
{
if ( response ) // Se clicou no botão 'Selecionar' ou apertou enter
{
// Dê a arma
if ( listitem == 0 ) // Caso selecione o primeiro item - Desert Eagle
{
GivePlayerWeapon ( playerid, WEAPON_DEAGLE, 14 ) ;
}
if ( listitem == 1 ) // Caso selecione o segundo item - AK-47
{
GivePlayerWeapon ( playerid, WEAPON_AK47, 120 ) ;
}
if ( listitem == 2 ) // Caso selecione o terceiro item - Combat Shotgun
{
GivePlayerWeapon ( playerid, WEAPON_SHOTGSPA, 28 ) ;
}
}
retorna 1 ; // Lidamos com um diálogo, então retornamos 1. Assim como OnPlayerCommandText.
}
retorna 0 ; // Você precisa retornar 0 aqui! Assim como OnPlayerCommandText.
}
Divertido KickWithMessage,
peão Код:
- Código:
encaminhar KickPublic ( playerid ) ;
public KickPublic ( playerid )
{
Kick ( playerid ) ;
retornar verdadeiro;
}
stock KickWithMessage ( playerid, cor, mensagem [ ] )
{
SendClientMessage ( playerid, cor, mensagem ) ;
SetTimerEx ( "KickPublic" , 1000 , 0 , "d" , playerid ) ;
}
A gradecimentos :
Crazy Games.
Fórum Samp.
Créditos :
Wiki SA-MP - Algumas Bases.
iTroll - Geral.
Obrigado a Todos Voces, Ate Mais.
O bs: Se tiver algo errado me lembre por favor, e me desculpe pelos meus erros.
Crazy Games.
Fórum Samp.
Créditos :
Wiki SA-MP - Algumas Bases.
iTroll - Geral.
Obrigado a Todos Voces, Ate Mais.
O bs: Se tiver algo errado me lembre por favor, e me desculpe pelos meus erros.