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    [Tutorial] Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante]

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    [Tutorial] Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante] Empty [Tutorial] Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante]

    Mensagem por Weslley_Script Qui 13 Abr 2023 - 18:32

    Tutorial : Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante]

    O lá Galera Do Samp Forum,

    principal venho informar a vocês que esse é meu primeiro post aqui no Samp Forum,
    mais eu não sou novo na linguagem peão, e nem no SA-MP, bom entгo vamos lб :

    A prender o Basico Do SA-MP,

    O que й SA-MP :

    San Andreas Multi Player, Й um aplicativo que permite vocк jogar online o seu GTA San Andreas.

    Quais são os controles adicionais no SA-MP?

    Bom, tem os do GTA offline e esses :
    peão Код:


    Código:
    Tab // Ver os players online no momento, seus IDs e seus pings.
    H // Te permite atirar como passageiro(Somente com armas tipo SMG).
    F4 // Permite que o jogador troque de personagem (após morrer).
    F7 // Mostra e esconde a janela de chat(Remove também o HUD).
    F6 // Uma outra alternativa para enviar texto e comandos.
    G // Te permite entrar em um veículo como passageiro.
    T // Permite ao jogador que envie comandos ou texto.
    Shift // Seleciona um personagem na tela de seleção.
    F5 // Mostra o estado da conexão (ex: uso de banda).
    F9 // Mostra e esconde uma janela de mortes.
    F1// Mostra o menu de ajuda no jogo.
    Esc // Exibe ou esconde o jogo.
    F8 // Tira uma screenshot.
    F10 // Esconde o HUD.

    Qual é a diferença das versões do SA-MP:

    procura trazer mais funcionalidades para os players, Ex: Atualizar, remover bugs, e outras mudanças

    O que acontece se eu for banido de um servidor:

    Você não pode mais logar com sua conta eo IP de sua internet também é banido.

    C omandos do SA-MP :
    peão Код:


    Código:
    / rcon Remote // Controle do seu Servidor (Administrador).
    / headmove // ​​move a cabeça ou faz ela parar de se mover.
    / rs // Salva a sua posição em formato de cordada.
    / quit // Fecha o jogo, voce pode digitar tambem /q.
    / pagesize // Aumenta ou diminui o tamanho do chat.
    / save // ​​Salvar a coordenada em AddPlayerClass.
    / interior // Mostra o número do seu interior.
    / dll // Monstra as informaзхes dos carros.
    / timestamp // mostra a hora No Chat.
    / fpslimit // Limite do seu FPS.
    / mem // Mostra sua memoria.
    / inacc // editar sincronização.
    / ofc // editar sincronização.

    C omandos da rcon:
    peão Код:


    Código:
    / rcon login [ Senha ]  // Loga na rcon, para poder acessar os comandos dela.
    / rcon players // Mostra todos os usuários do servidor, nick, ip e ping.
    / rcon reloadbans // Recarrega todos os banimentos do arquivo samp.ban.
    / rcon say // Manda uma mensagem com nota destacada de administrador.
    / rcon gravity [ Gravidade ]  // Muda o sistema de gravidade.
    / rcon reloadlog // Recarrega o arquivo server_log.txt.
    / rcon echo [ texto ]  // Aparece uma mensagem destacada.
    /rcon weather [ ID ]  // Muda a configuração da água.
    / rcon kick [ ID ]  // Kicka o usuário pela ID.
    / rcon changemode [ mode ]  // Muda o gamemode.
    / rcon unbanip [ IP ]  // Desbane direto um ip.
    / rcon varlist // Lista todas as variáveis.
    / rcon cmdlist // Lista todos os comandos.
    / rcon ban [ ID ]  // Bane o usuário pela ID.
    / rcon banip [ IP ] // Bane direto um ip.
    / rcon gmx // Reinicia o servidor.
    / rcon exit  // Fecha o servidor.

    Obs: Rcon :copyright: os comandos de controle de seu servidor.

    Extras :
    peão Код:


    Código:
    ID // e o ID do Jogador, Cada jogador tem um id diferente para mais facilidade de achar.
    PING // Ping é o número que simboliza como está sua conexão com a internet.

    Ando prende o Basico Da Linguagem Pawn,

    a lgumas funçoes básicas :
    peão Код:

    Código:
    [center][left]SetPlayerDrunkLevel // Define o nível de "Dorgas" do jogador, fazendo com que ele ande mais desrreguladamente, ou a tela comece a rodar.
    SendClientMessageToAll // A Mesma Funзгo do SendClientMessage, sу que manda para todos os usuбrios ON.
    ForceClassSelection // Força o jogador a voltar pra tela de seleção de Skins.
    GetObjectPos // Seta a Posição do Objeto(Ela precisa já estar criada).
    GameTextForPlayer // Uma função próxima com o SendClientMessage.
    SetPlayerInterior // Seta o Interior do Player ( 0 para Exterior).
    SetPlayerWantedLevel // Seta Estrelas de Procurado do Player.
    GameTextForAll // Como o Game Text, só que para todos Online.
    SetPlayerCheckpoint // Põe um ponto de verificação no Jogador definido.
    SendClientMessage // Manda uma Mensagem do Servidor ao Player.
    SetPlayerSpecialAction // Seta uma ação para a Skin do Player.
    RemovePlayerFromVehicle // Remove o jogador do Veiculo.
    ResetPlayerWeapons // Tira todas as armas do jogador.
    PlayerPlaySound // Faz a Skin do Jogador falar algo.
    SetPlayerColor // Seta a cor do Nick do jogador.
    GivePlayerWeapon // Adiciona Armas ao Jogador.
    GivePlayerMoney // Muda o DInheiro do Jogador.
    ApplyAnimation // Aplica Animação ao jogador.
    SetPlayerArmour // Seta o colete do Jogador.
    SetVehiclePos // Seta a posição do Veiculo.
    Ban ( playerid )  // BAN o Player Selecionado.
    SetTimer // Define uma quantidade de tempo.
    SetPlayerPos // Define a posição do player.
    SetPlayerSkin // Seta a Skin do Jogador.
    GetPlayerName // Pega o nome do jogador.
    SetPlayerName // Muda o nome do jogador.
    GetPlayerHealth // Pega a HP do Usuario.
    SetPlayerHealth // Seta o HP do Player.
    SetVehicleHealth // Seta HP do Veiculo.
    Kick ( playerid )  // Kicka o jogador.
    CreateObject // Cria um Objeto.[/left][/center]
    [center][/center]

    A lgumas publics básicas :
    peão Код:


    Código:
    public OnGameModeInit ( )
    {
        // Função.
        retornar verdadeiro;
    }

    Explicando: chame quando um modo de jogo começa.
    peão Код:


    Código:
    public OnGameModeExit ( )
    {
        // Função.
        retornar verdadeiro;
    }

    Explicando: chame quando um modo de jogo terminar.

    peão Код:


    Código:
    public OnPlayerRequestClass ( playerid, classid )
    {
        // Função.
        retornar verdadeiro;
    }

    Explicando: chamado quando um jogador muda de classe na seleção de classe.
    peão Код:

    Código:
    [center][left]public OnPlayerConnect ( playerid )
    {
        // Funзгo.
        retornar verdadeiro;
    }[/left][/center]
    [center][/center]

    Explicando: chame quando um jogador entra no servidor.

    peão Код:


    Código:
    public OnPlayerSpawn ( playerid )
    {
        // Função.
        retornar verdadeiro;
    }

    Explicando: chame quando um jogador spawna no servidor.

    peão Код:


    Código:
    public OnPlayerDisconnect ( playerid )
    {
        // Funзгo.
        retornar verdadeiro;
    }

    Explicando: chama quando um jogador sai do servidor.

    peão Код:


    Código:
    public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
    {
        return false;
    }

    Ex de uso:
    peão Код:


    Código:
    public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
    {
        if ( strcmp ( cmdtext, "/seucomando" , true )  ==  0 )
        {
            //Função
            return true;
        }
        retorna falso;
    }

    Explicando: chame quando um jogador digita um comando no servidor.
    peão Код:


    Código:
    public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, response, listitem, inputtext [ ] )
    {
        // Função.
        retornar verdadeiro;
    }

    Explicando: chamado quando um jogador responde a um diálogo.

    Tipos de diálogos:

    D IALOG_STYLE_MSGBOX,
    peão Код:


    Código:
    // Define o ID do dialog
    #define DIALOG_RULES 1

    // Em algum comando
     ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_RULES, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Regras" , "- Sem cheater \n - Sem spam \n - Respeite os administradores \n \n Você concorda com esta regra?" , "Sim" , "Não" ) ;

    public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, resposta, listitem, inputtext [ ] )
    {
        if ( dialogid == DIALOG_RULES )
        {
            if( resposta )  // Se clicou no botão 'Sim' ou apertou enter
            {
                 SendClientMessage ( playerid, COLOR_GREEN, "Obrigado por concordar com as regras do servidor!" ) ;
            }
            else  // Caso pressione ESC ou clique no botão 'Não'
            {
                 KickWithMessage ( playerid, COLOR_RED, "Você precisa concordar com as regras para jogar aqui!" ) ;
            }
            retorna  1 ; /
        }

        retorna  0 ; // Você precisa retornar 0 aqui! Assim como OnPlayerCommandText.
    }




    Código:
    DIALOG_STYLE_INPUT / DIALOG_STYLE_PASSWORD, 

    #define DIALOG_LOGIN 2

    // Em algum comando
     ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_LOGIN, DIALOG_STYLE_INPUT, "Login" , "Por favor, insira sua senha:" , "Login" , "Cancelar" ) ;

    public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, resposta, listitem,
    {
        if ( dialogid == DIALOG_LOGIN )
        {
            if ( ! response )  // Se pressionou ESC ou click no botão 'Cancelar'
            {
                 KickWithMessage ( playerid, COLOR_RED, "Você precisa se logar para jogar!" ) ;
            }
            else  // Se clicou no botão 'Login' ou apertou enter
            {
                if ( CheckPassword ( playerid, inputtext ) )  // Função imaginária para comparar a senha, se esta correta ou não.
                {
                     SendClientMessage (playerid, COLOR_RED, "Você está logado!" ) ;
                }
                else
                {
                     SendClientMessage ( playerid, COLOR_RED, "Falha no login!" ) ;

                    // Re-mostra o diálogo de Login
                     ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_LOGIN, DIALOG_STYLE_INPUT, "Login" , "Por favor, insira sua senha:" , "Login" , "Cancelar" ) ;
                }
            }
            retorna  1 ; // Lidamos com um diálogo, então retornamos 1. Assim como OnPlayerCommandText.
       

         // Você precisa retornar 0 aqui! Assim como OnPlayerCommandText.
    }

    D IALOG_STYLE_LIST,
    peão Код:


    Código:
    #define DIALOG_WEAPONS 3

    // Em algum comando
     ShowPlayerDialog ( playerid, DIALOG_WEAPONS, DIALOG_STYLE_LIST, "Armas" , "Desert Eagle \n AK-47 \n Combat Shotgun" , "Selecionar" , "Fechar" ) ;

    public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, response, listitem, inputtext [ ] )
    {
        if ( dialogid == DIALOG_WEAPONS )
        {
            if ( response )  // Se clicou no botão 'Selecionar' ou apertou enter
            {
                // Dê a arma
                if ( listitem ==  0 )  // Caso selecione o primeiro item - Desert Eagle
                {
                     GivePlayerWeapon ( playerid, WEAPON_DEAGLE, 14 ) ;
                }
                if ( listitem ==  1 )  // Caso selecione o segundo item - AK-47
                {
                     GivePlayerWeapon ( playerid, WEAPON_AK47, 120 ) ;
                }
                if ( listitem ==  2 )  // Caso selecione o terceiro item - Combat Shotgun
                {
                    GivePlayerWeapon ( playerid, WEAPON_SHOTGSPA, 28 ) ;
                }
            }
            retorna  1 ; // Lidamos com um diálogo, então retornamos 1. Assim como OnPlayerCommandText.
        }

        retorna  0 ; // Você precisa retornar 0 aqui! Assim como OnPlayerCommandText.
    }

    Divertido KickWithMessage,
    peão Код:


    Código:
    encaminhar KickPublic ( playerid ) ;
    public KickPublic ( playerid )
    {
         Kick ( playerid ) ;
        retornar verdadeiro;
    }

    stock KickWithMessage ( playerid, cor, mensagem [ ] )
    {
         SendClientMessage ( playerid, cor, mensagem ) ;
        SetTimerEx ( "KickPublic" , 1000 , 0 , "d" , playerid ) ;
    }

    A gradecimentos :

    Crazy Games.

    Fórum Samp.

    Créditos :

    Wiki SA-MP - Algumas Bases.

    iTroll - Geral.

    Obrigado a Todos Voces, Ate Mais.

    O bs: Se tiver algo errado me lembre por favor, e me desculpe pelos meus erros.



    [Tutorial] Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante] D07Xwqb
    [Tutorial] Aprendendo o Básico Do SA-MP e Do Pawn [Nivel: Iniciante] Yjab9HN

      Data/hora atual: Qua 1 maio 2024 - 21:25