Perguntas & respostas frequentes sobre pawn
Pergunta 1 - O que é o erro loose Indentation e porque é causado?
- Resposta : Loose Indentation é uma má Indentation e é Causada por códigos mal alinhados ou falta de tab.
Pergunta 2 - O que é o erro/warning "Symbol Already Defined"?
- Resposta : Significa que um simbolo, seja ele função/stock/define já está definido, a solução consiste em modificar o nome, ou simplesmente deletar uma das definições.
Pergunta 3 - O que é o erro/warning "symbol is never used"?
- Resposta: Significa que algo foi definido, porém, nunca foi utilizado em nenhum local do script.
Pergunta 4 - O que acontece quando surge 26 erros, sem ter feito maiores modificações?
- Resposta : Geralmente 26 erros é mostrado, por erro de chaves no pawn, verifique se suas funções estão corretas.
Pergunta 5 - O que é este erro: "imput line too long (after substituitions)"?
- Resposta: É uma linha considerada grande para o pawn, a melhor solução é deletar itens da mesma, ou utilizar strcat quando se tratar de strings.
Pergunta 6 - O que significa isto "public lacks forward declaration(symbol: "Public")"?
- Resposta: Consiste em uma públic que você criou, mas não criou a forward no topo do script, toda public necessita de uma forward para funcionar sem erros.
Pergunta 7 - O que significa: "cannot read from file "nome""?
- Resposta: é uma Include que você tem, porém o pawn não reconheceu, seja ela por nome errado, ou extensão errada, verifique se sua include está na pasta \pawno\include.
Pergunta 8 - O que significa: "initialization data exceeds declared size"?
- Resposta: Você criou uma array, possivelmente menor do que ela apresenta no conteudo em sí, um exemplo disto é palavras, você cria uma array com 27 e põe 30 palavras, então você deve definir como 30.
Pergunta 9 - Como sei se algum arquivo é para Windows ou Linux?
- Resposta: veja se o arquivo baixado contém a extensão .so ou .dll, se tiver a extensão .so, é para Linux, e se for para Windows, irá conter a extensão .dll.
Pergunta 10 - Como coloco o Personagem para Andar em Modo CJ?
- Resposta: Em OnGameModeInit, insira este código: UsePlayerPedAnims();
Pergunta 11 - Quantos Objetos o CreateObject Suporta?
- Resposta: 1000 Objetos ao total.
Pergunta 12 - Devo utilizar streamer para objetos? E qual o recomendado?
- Resposta: Vá pelo povo, ou seja, escolha o que todos usam e dizem que é bom, opte pelo streamer do Incognito, até por ser Objetos Ilimitados
Pergunta 13 - Como faço para aparecer o texto acima da cabeça do jogador?
- Resposta - Use a função, SetPlayerChatBubble
Pergunta 14 - Coloquei uma função no meu OnPlayerText, e as Mensagens Saem Duplicadas, o que Devo Fazer?
- Resposta: Use return 0; ao final desta função, return 1; é o causador de enviar a mensagem normal, junto com a função sobreposta.
Pergunta 15 - Como mudo a cor do nome do jogador?
- Resposta: Use a função SetPlayerColor.
Pergunta 16 - Começei a programar agora, como dou arma, vida e colete para um jogador?
- Resposta: Use as funções, GivePlayerWeapon, SetPlayerHealth, SetPlayerArmour.
Pergunta 17 - Como sei quanto de vida o Jogador tem, há como pegar?
- Resposta: Sim, crie um Float, e utilize GetPlayerHealth e GetPlayerArmour
- Exemplo: new Float:Vida > GetPlayerHealth(playerid, Vida);
Pergunta 18 - O que é um float?
- Resposta: É o elemento criado, para getar tal quantidade quebrada.
Pergunta 19 - Fiz um sistema de vida vinal, mas ele sai com varias casas após o ponto, como resolver?
- Resposta: Utilize %.0f > 0 conta quantas casas terá após o . , se tiver 0 automaticamente o ponto desaparecerá.
Pergunta 20 - Como somar vida com colete?
- Resposta: Crie um Float, e utilize funções de adição
- Exemplo: new Float:Total = Armor + HP;
Pergunta 21 - O que é bool?
- Resposta: Também chamada de booleana, é uma forma facil de entender, ou distinguir tais funções, ou seja, em vez de 1 ou 0, será true ou false simplesmente.
Pergunta 22 - Como pego a posição do jogador?
- Resposta: Crie Floats de coordenadas, e utilize GetPlayerPos
- Exemplo : new Float:X, Float:Y, Float:Z > GetPlayerPos(playerid, X, Y, Z);
Pergunta 23 - Há como fazer com veiculos?
--Resposta: Sim, apenas modifique GetPlayerPos para GetVehiclePos.
Pergunta 24 - Pawn Compiler Parou de Funcionar, o que faço?
--Resposta: Verifique suas ultimas modificações, pode ser um simples erro de código que fará com que isto aconteça
Pergunta 25 - O Pawn enviou um aviso de stack/heap ultrapassados, o que devo fazer?
--Resposta: Pode utilizar #pragma dynamic 65535 no topo do GM, ou Simplesmente, separar parte do GM para um Filterscript
Pergunta 26 - Há algum Problema em Deixar Warnings?
--Resposta:Sim, pois nem sempre suas funções vão funcionar, ou irá dar lag no servidor.
Pergunta 27 - O Que é FPS?
--Resposta: Frames Per Second, ou seja, a qualidade gráfica do seu computador com o determinado jogo.
Pergunta 28 - O Que é Ping?
--Resposta: é a Taxa estimada da conexão entre o servidor e sua internet, quanto maior for, mais lag irá causar.
Pergunta 29 - Como Defino um Filterscript?
--Resposta: Use: #define FILTERSCRIPT
#if defined FILTERSCRIPT
#endif
No Topo do Script.
Pergunta 30 - Qual o melhor GM, Editado ou Iniciado do 0?
--Resposta: Creio eu que seja melhor iniciado do 0, pois assim, além de você aprender mais, você entende o que você está fazendo e terá mais chances de sucesso no projeto.
Pergunta 31 - Com qual Modo de Jogo devo Começar a Programar?
--Resposta: Começe com drift, é o mais facil de entender.
Pergunta 32 - O Que é "warning 219: local variable "Nome" shadows a variable at a preceding level"?
--Resposta: Já está definido, apenas mude o nome da variável local.
Pergunta 33 - O Que é "Unmatched Closing Brace"
--Resposta: Você abriu uma chave e não a fechou, procure ela e coloque "}".
Pergunta 34 - Como faço para retirar aquele "SERVER: Unknown Command"?
--Resposta: coloque: return SendClientMessage(playerid, -1, "Mensagem"); ao final do OnPlayerCommandText.
Pergunta 35 - Quais São os Melhores editores para Linguagem Pawn?
--Resposta: Notepad++ , Pawn, e Scripting Machine IDE creio eu, Infernus Pawn Editor esconde muitos erros.
Pergunta 36 - Pawn Surgiu de Qual Linguagem de Programação?
--Resposta: Pawn é derivado da linguagem de programação C, tendo em si duas distribuições, Sendo elas "Small" e a Atual "Pawn"
Pergunta 37 - Quais os melhores Processadores de comandos hoje em dia?
--Resposta: Creio eu que dentre as includes que existem hoje, bcmd / zcmd / ycmd são os melhores considerados pelos usuários.
Pergunta 38 - Como configuro o nome do meu servidor / senha de rcon / nome do mapa?
--Resposta: Abra o arquivo server.cfg e modifique as Linhas: rcon_password / hostname / mapname
Pergunta 39 - SA:MP Se limita a quantos jogadores ao maximo?
--Resposta: Bom, a ultima versão se limita até 1000 jogadores.
Pergunta 40 - Como faço pra colocar execuções de músicas em meu servidor?
--Resposta: Utilize PlayAudioStreamForPlayer e para Parar o Mesmo utilize StopAudioStreamForPlayer
Pergunta 41 - Mudar a placa do veículo ainda é possível?
--Resposta: Não, a função foi retirada na versão 0.3c e atualmente não é mais funcional
Pergunta 42 - Como faço aquelas caixas de texto?
--Resposta: Chamam-se Dialogs, neste link há toda a explicação: https://pawn.2al.ru/?lang=en&q=dialogs
Pergunta 43 - Qual o melhor lugar para aprender a programação inicial?
--Resposta: Wiki-SAMP, Tudo que você precisa, está lá ao seu dispor
Pergunta 44 - Quantas skins existem atualmente e quantos modelos de veiculos há no SA:MP 0.3e?
--Resposta: São 299 Skins, sendo Elas do 0 ao 299 e 211 Veiculos Sendo eles ID's 400 a 611.
Pergunta 45 - Como faço para logar-me na rcon e ter acesso aos comandos rcon?
--Resposta: digite /rcon login suasenha (senha definida no server.cfg) e digite /rcon cmdlist.
Pergunta 46 - Qual é a Função Responsável por Criar Veiculos no Script?
--Resposta: AddStaticVehicle, AddStaticVehicleEx, CreateVehicle.
Pergunta 47 - O Que é "Number of Arguments does not match definition"?
--Resposta: Numero de argumentos inválidos, ou algum deles está incorreto, verifique os parametros da função.
Pergunta 48 - Quais são as Combinações de Comando (Ex sscanf + zcmd)?
--Resposta: sscanf + zcmd, dcmd, bcmd... com strcmp é utilizado strtok.
Pergunta 49 - O Que é chamado o Código fonte de algo?
--Resposta: é aquilo que você programou, em alguns lugares, é exigido postar o código fonte de seu trabalho.
Pergunta 50 - "symbol zcmd_comando already defined" O Que é?
--Resposta: é uma Falta de chaves fechadas no comando, pois se você não fechar, ele dirá que o comando abaixo deste faz parte do que não foi fechado.
Pergunta 51 - Quais são as callbacks para zcmd , strcmp, bcmd e dcmd?
--Resposta: ZCMD = OnPlayerCommandPerformed(playerid, cmdtext[], success)
BCMD = OnPlayerCallCommand(playerid, cmdtext[], sucess)
DCMD = OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
strcmp = OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
Pergunta 52 - O Que é o main(){} do inicio do script?
--Resposta: é a função Responsável por falar pro script que o "GameMode" Foi iniciado, após isto é chamada a OnGameModeInit.
Pergunta 53 - Como Destruo Veiculos? qual função Utilizar?
--Resposta: DestroyVehicle(vehicleid);
Pergunta 54 - Como Faço para Pegar o ID Do Veiculo em que um Jogador Está?
--Resposta: GetPlayerVehicleID(playerid); >> https://wiki.multitheftauto.com/wiki/Vehicle_IDs
Pergunta 55 - Como adiciono partes de veículo (aquelas que são tunáveis)?
--Resposta: AddVehicleComponent.
Pergunta 56 - O Que é um Looping?
--Resposta: Ou...
for(new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++)
{
//....
}
Pergunta 57 - Porque entro em alguns servidores, e fica só reconectando?
--Resposta: Verifique se sua versão do SA:MP é a mesma versão utilizada pelo servidor, poderá ver ao lado direito da janela do samp após clicar no servidor.
Pergunta 58 - Como Coloco Objeto em Algum Jogador ou Veiculo?
--Resposta: SetPlayerAttachedObject e AttachObjectToVehicle.
Pergunta 59 - Como crio Textos 3D?
- Resposta: - Demais variações estão na mesma página.
Pergunta 60 - Como faço para criar TextDraws e GameTexts?
- Resposta:
Plataforma Para Criar Textdraw PC
Plataforma para criar textdraw no mobile
GameTexts:
By Fenix Gaming