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    [Tutorial] » Criando comandos símples

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    [Tutorial] » Criando comandos símples Empty [Tutorial] » Criando comandos símples

    Mensagem por Weslley_Script Qui 26 Ago 2021 - 18:02

    Irei ensinar para vocês um comando útil e fácil, eu sou iniciante então se tiver erros espero que entendam.

    Iremos usar strcmp. O lugar para usar comandos strcmp é em OnPlayerCommandText, então iremos até ele.

    Iremos criar um comando símples (/vida).

    Primeiro iremos apertar ENTER para ir para a linha debaixo, e escrever  if (!strcmp(cmdtext), "/vida", true)) e deixam do jeito que está: 



    Código:
    Código:
    public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
    {
        if (!strcmp(cmdtext, "/vida", true))
        {
           

    }

    Embaixo da { iremos colocar: if(GetPlayerMoney(playerid) >= 3000) ai no caso irá ficar assim:  


    Código:
    Código:
    public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
    {
        if (!strcmp(cmdtext, "/vida", true))
        {
            if(GetPlayerMoney(playerid) >= 3000)

    }
    Essa função if(GetPlayerMoney(playerid) irá chegar se o jogador terá 3000.



    Código:
    Código:
    public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
    {
        if (!strcmp(cmdtext, "/vida", true))
        {
            if(GetPlayerMoney(playerid) >= 3000)
            {
                GivePlayerMoney(playerid, -3000);
                new var0[265];
                new var1[256];
                GetPlayerName(playerid, var1, 30);

    }
    GivePlayerMoney(playerid, -3000); O Jogador irá perder 3000, no caso ele está pagando 3000 para pegar vida.

    new var0[265]; String0
    new var1[256]; String1

    Como no site fala Uma string é um tipo especial de matriz, que é utilizado para armazenar vários caracteres para criar uma palavra ou frase ou texto de outro ser humano legível. No caso é o número de caracteres que vai ter.

    GetPlayerName(playerid, var1, 30); Isso será para pegar o nome do jogador que está usando o comando e colocar na mensagem.

    Agorá iremos adicionar os "principais" 

    Código:
    Código:
    public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
    {
        if (!strcmp(cmdtext, "/vida", true))
        {
            if(GetPlayerMoney(playerid) >= 3000)
            {
                GivePlayerMoney(playerid, -3000);
                new var0[265];
                new var1[256];
                GetPlayerName(playerid, var1, 30);
                format(var0, 265, "%s {A9A9A9}Recuperou 100% de vida. {00FF00}(/Vida).",var1);
    Código:
    Código:
                SendClientMessageToAll(0xFFFFFFF, var0);
    Código:
    Código:
                SetPlayerHealth(playerid, 100.0);
    Código:
    Código:
            }

    }


    format(var0, 265, "%s {A9A9A9}Recuperou 100% de vida. {00FF00}(/Vida).",var1);
    format é os valores do espaços reservados seguem exatamente a mesma ordem dos parâmetros na chamada. Por Exemplo, "Eu tenho anos de idade": o % vai ser substituido por uma variável do tipo inteiro, que é a idade da pessoa. - Samp Wiki //No caso será a mensagem que será enviada para os jogadores.

    SendClientMessageToAll(0xFFFFFFF, var0); //SendClientMessageToAll é a função de enviar a mensagem da string para todos os jogadores, 0xFFFFFFF é a cor (pode mudar pra qualquer usa) e var0 é a função de enviar a mensagem que no caso vai ser a string.  

    Agora pra parte final: 

    Código:
    Código:
    public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
    {
        if (!strcmp(cmdtext, "/vida", true))
        {
            if(GetPlayerMoney(playerid) >= 3000)
            {
                GivePlayerMoney(playerid, -3000);
                new var0[265];
                new var1[256];
                GetPlayerName(playerid, var1, 30);
                format(var0, 265, "%s {A9A9A9}Recuperou 100% de vida. {00FF00}(/Vida).",var1);
                SendClientMessageToAll(0xFFFFFFF, var0);
                SetPlayerHealth(playerid, 100.0);
            }
            else
    Código:
    Código:
           {
    Código:
    Código:
               SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFFF, "{FF0000}[Erro]: {FFFFFF} Você não tem dinheiro suficiente!");
    Código:
    Código:
           }
           return 1;
    }



    O "else" irá ser usado caso o jogador não tenha dinheiro suficiente. else tradução: se não.
    Depois iremos adicionar um { e dar outro ENTER

    SendClientMessage é para enviar a mensagem para um jogador específico.
    playerid no caso é o para o jogador que a mensagem será enviada.
    0xFFFFFFF é a cor, da pra mudar pra qualquer uma.
    "{FF0000}[Erro]: {FFFFFF} Você não tem dinheiro suficiente!"); é a mensagem que irá ser enviada, vejam que há um {FF0000} e {FFFFFF} na mensagem, isso é uma cor HTML que assim vai ficar: [ERRO]: Você não tem dinheiro suficiente!"); fechando a mensagem.

    Fim! Eu tive que colocar como preto ali porque ia ficar invisivel mas é branco.


    Código:
    Código:
    Nem tudo é fácil na vida, mas com certeza nada é impossível!
    Creditos: bebebeunoeduardo@gmail.com



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