SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4

    Weslley_Script
    Weslley_Script
    SS - Fundador
    SS - Fundador


    Steam Steam : WeslleySSGames
    Zello : WeslleySSGames
    Mensagens : 11351
    Moedas : 1031857
    Data de inscrição : 06/10/2011
    Idade : 28
    Localização : Brasil

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Empty [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4

    Mensagem por Weslley_Script Qui 26 Ago 2021 - 17:56

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Download-1

    Olá, hoje irei introduzir um pouco sobre as principais funções do MySQL, modelo de uso e quando a usá-las. Não sou nenhum expert em MySQL, mas o pouco conhecimento que tenho irei transmitir. Qualquer possível equívoco de minha parte, peço que os senhores me corrijam.

    Lembrando, se você não sabe nada em MySQL, não indico esse tutorial, estou introduzindo as funções, em breve irei lançar uma bateria de tutorais sobre MySQL, do básico ao avançado. Esse tutorial já estava praticamente pronto, então estou apenas terminando.

    Meu principal objeto é que você entenda o que realmente está fazendo e se pergunte: "Por quê eu devo fazer isso?", "Quando irei utilizar isso?".

    1.0 Principais Funções:

      1.1 mysql_query:

    mysql_query - Serve como um executor  local, nele você pode fazer consultas, inserir valores e criar tabelas sem precisar chamar outras callbacks. Suponha que você  quer efetuar uma consulta  por meio de um comando, com mysql_query consigo executá-la dentro do comando sem precisar convocar uma callback.

    Segundo a wiki: É altamente recomendado para encadear todas as suas consultas (até INSERT & UPDATE).
    Use cache_delete () se você não precisar mais do resultado da consulta ou se houver vazamentos de memória.

    IMPORTANTE: Não recomendo utilizar mysql_query para consultas de grande porte, o servidor SA-MP aguarda até que a consulta termine, podendo ocasionar travamentos.

    Parâmetros: 
    Código PHP:
    Código:
    (conhandle, query[], bool:use_cache = true) 

    conhandle = O identificador de conexão com o qual será processado. Aqui será a conexão entre o servidor SA-MP e o servidor MySQL, a atribuição pode ser feita por meio de alguma variável indicando essa. 

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-1

    Perceba que estou usando a variável IDConexao para atribuir a minha conexão com o servidor MySQL.

    query[] = Aqui iremos efetuar a consulta. Suponha que eu tenha um comando para puxar o level do jogador na seguinte tabela:


     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-2

    Utilizando:

    Código PHP:
    Código:
    SELECT `Level` from `usuários` WHERE `NOME` = Guilherme 

    Iremos selecionar a coluna "Level" na tabela "usuários" do jogador "Guilherme".

    bool:use_cache = Essa função pode ser opcional, mas é de suma importância. Nela irá encadear se você quer utilizar a sua consulta ou não. Caso você queira utilizar o cache de consulta do mysql_query, terá que atribuir se bool:use_cache será verdadeiro ou falso. 

    Dois exemplos de uso: 

    Ex.1:
     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-3

    Como estou inserindo uma tabela ainda não existente na database, não faria sentindo utilizar o cache para fazer uma consulta.

    Ex.2:
     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-4

    Perceba que eu quero fazer a consulta do meu "Level", então irei utilizar o valor do bool:use_cache como "true", para executar o cache.

    Obs.: É de suma importância deletar o cache após a finalização da consulta, o resultado será insignificante depois de executado. 


    Agora que você, leitor, já está por dentro de todas as funções é hora de ver como funciona na prática.

      1.1.1 mysql_query na prática:

    Vamos lá, vou usar novamente o exemplo que anexei acima.

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-3

    Perceba, vou explicar novamente. Estou utilizando mysql_query para criar uma tabela ainda não existente. Assim que o comando for executado, essa tabela será criada automaticamente. Veja esse exemplo:

    Iremos criar um comando para criar a db:

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-6

    Antes de utilizar o comando:

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-5

    Após utilizar o comando:

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Anexo-7

    Note: ao executar o /criardb, uma nova tabela que ainda não existe é criada na database.

    Mas Guilherme, como faço para inserir os valores? Simples, veja:

    Ex.1:
     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Capturar

    Estou inserindo os valores "Guilherme" e defini o valor do "preso" para 1.

    Como segue nesse outro exemplo:

     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Capturar

    - Irei particionar esse tutorial em dois, estou muito cansado para dá continuidade.
    Tópicos da parte 2:

    • mysql_tquery & mysql_pquery;

    • mysql_format;

    • caches.


    Até a próxima(...)


    Creditos: Gguiz



     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 D07Xwqb
     [Tutorial] Noções Intermediarias em MySQL R41-4 Yjab9HN

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024 - 14:14