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[Tutorial] » Sistema de Login/Registro MySQL R41-4

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[Tutorial] » Sistema de Login/Registro MySQL R41-4 Empty [Tutorial] » Sistema de Login/Registro MySQL R41-4

Mensagem por Weslley_Script Qui 26 Ago 2021 - 17:30

Login e Registro em MySQL R41-4
Feito por: Cauezin


Este tutorial foi feito por um programador novato para programadores novatos com a função de tentar explicar como funciona e como fazer um sistema de Login/Registro em MySQL R41-4 do jeito mais fácil de entender possível.

LEMBRE-SE FOI FEITO PRA SER UM SISTEMA SIMPLES, SÓ PRA ENTENDER O BÁSICO.

Primeiro de tudo, o que é MySQL?

O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados, que utiliza a linguagem SQL como interface.

O que é um banco de dados?

Bancos de dados ou bases de dados são conjuntos de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas.

Agora a grande pergunta, como utilizar ele para fazer um sistema de login e registro no SA-MP?

Isso por incrível que parece é até bastante simples, provavelmente você pulando os passos, vai achar que é algo extremamente difícil, um bicho de 7 cabeças.
Mas seguindo os passos um a um, corretamente, você vai descobrir que é extremamente simples mexer com esse tipo de gerenciamento de banco de dados.

Agora chega de falação e vamos ao trabalho.

[ 1 ] -> Instalação do servidor

No caso desse tutorial utilizaremos o XAMPP, você pode baixar gratuitamente no link abaixo.
Caso tenha problemas na instalação procure no youtube como instalar corretamente, mas não tem mistério.

XAMPP

[ 2 ] -> Utilizando o servidor e criando o banco de dados e a tabela

Quando você abrir o XAMPP vai se deparar com isso, agora faça a mesma coisa que é feito nessa sequencia de imagens .


[ * ] Agora vamos entender o que você fez

Você executou o XAMPP.
Iniciou os servidores.
Entrou no servidor e criou o banco de dados.
Criou a tabela, dentro do banco de dados.

[ * ] Agora vamos entender a tabela

Código PHP:
Código:
CREATE TABLE `jogadores`(`pID` int AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
 `pNome` varchar(24),
 `pSenha` varchar(24),
 `pDinheiro` int(12) DEFAULT 500,
 `pScore` int(6),
 `pSkin` int(4) DEFAULT 60,
 `pPosX` float DEFAULT -2240.9197,
 `pPosY` float DEFAULT 252.0263,
 `pPosZ` float DEFAULT 35.3203,
 `pPosA` float DEFAULT 91.2125) 

Você criou a tabela "jogadores" com a coluna do "ID" da conta do player, o "nome" do player, a "senha" do player, o "dinheiro" do player, o "score" do player, a "skin" do player, a coordenada "X" do player, a coordenada "Y" do player, a coordenada "Z" do player, a coordenada "A" do player.

Mas temos coisas diferentes em algumas colunas.

Temos 3 tipos de valores armazenados na nossa tabela
Vou explicar de um jeito leigo, porém é facilmente entendido.

varchar -> números e letras;
int -> números;
float -> números com virgula;

Mas também são de outro tipo

Default -> São colunas com valores padrão, quando você criar uma nova linha, eles vão ter sempre aquele valor.

Ali no caso eu botei o dinheiro do player com default 500, assim quando ele iniciar no servidor, já vai ter $500, a skin default 60, ele já vai começar com a skin id 60 e o mesmo se aplica nas coordenadas, ele vai nascer naquelas coordenadas.


[ 2 ] -> Criação da GM

Você primeiro precisa da include, que pode ser encontrada no link abaixo.

Include

Vamos seguir a linha de raciocínio que o player seguiria ao entrar no servidor pela primeira vez.

Entrar no server -> Se Registrar -> Sair -> Entrar no server -> Logar

Vamos preparar a área.

Primeiro adicionaremos a include na GM.

Código PHP:
Código:
#include <a_samp>
#include <a_mysql> 

Definiremos algumas coisas

Código PHP:
Código:
#define HOST "localhost"
o IP do servidor, no caso é hospedado no nosso computador, então localhost ou 127.0.0.1
#define USER "root"
Como estamos hospedando em nosso computador é root.
#define DTBS "samp"
O nome do banco de dados que você criou no inicio. 
#define PASS ""
Hospedado no computador não tem senha. 


Código PHP:
Código:
#define Dialog_Login 1
#define Dialog_Registro 2

Dialog do Login e Registro, não é necessário, mas fica melhor. 

Teremos que criar a ENUM com as variáveis que utilizaremos no player.

Código PHP:
Código:
enum PlayerInfos{
    pID,
    pSenha[24],
    pDinheiro,
    pScore,
    pSkin,

    Float:pPosX,
    Float:pPosY,
    Float:pPosZ,
    Float:pPosA,


Abaixo utilizaremos, porém não sera salvo na tabela.

    pTentativasLogin, 
// Caso ele erre a senha, sera contabilizado.
    pTentativasRegistro,
// Caso ele não cumpra o necessário para o registro, sera contabilizado.

    bool:pLogado
// Utilizaremos para saber se o player está logado ou não no servidor.
}


new Player[MAX_PLAYERS][PlayerInfos];
//Criaremos uma variável do Player, para utilizar com a ENUM.
new MySQL:ConexaoSQL;
//Essa é para utilizar na parte do MySQL. 

As forwards serão criadas adiantadas.

Código PHP:
Código:
forward VerificarContaSQL(playerid);
// Verifica se ele tem conta registrada
forward InserirDadosSQL(playerid);
// Insere os dados na tabela e cria a conta do player
forward CarregarContaSQL(playerid);
// Carrega a conta do player
forward SalvarContaSQL(playerid);
// Salva a conta do player
forward KickPlayerinTime(playerid);
// Utilizaremos com um timer, pra antes de ser kickado ele saiba o motivo. 

Crie a public do KickPlayerinTime e a stock GetPlayerNameEx, serão necessárias logo no início.
Coloque elas no fim da sua GM.

Código PHP:
Código:
// Ela só tem a função de kickar o player quando acionado.
public KickPlayerinTime(playerid)
{
    return Kick(playerid);
}

// Pega o nome do player acionado.
stock GetPlayerNameEx(playerid)
{
    static pname[MAX_PLAYER_NAME];
    GetPlayerName(playerid, pname, MAX_PLAYER_NAME);
    return pname;


Primeira coisa que o server precisa é conectar no servidor do banco de dados.

Código PHP:
Código:
public OnGameModeInit()
{
    ConexaoSQL = mysql_connect(HOST,USER,PASS,DTBS);
// Define a variável MySQL como mysql_connect e conecta no servidor do banco de dados.

     if(mysql_errno(ConexaoSQL) != 0) 
     { // Caso o servidor esteja desligado, você não ter criado o banco de dados ou algum erro, ele não se conecta e te avisa.
        print("[MySQL] Falha ao tentar estabelecer conexão com o banco de dados.");
    } else {// Caso de tudo certo, ele também te avisa.
        print("[MySQL] Sucesso ao conectar com o banco de dados.");
    }
    return 1;


Agora vamos ao quando player entrar no servidor, precisamos verificar se ele tem conta ou não

Código PHP:
Código:
public OnPlayerConnect(playerid)
{
    new Query[90];
    TogglePlayerSpectating(playerid, 1);// Isso daqui é só pra sumir o botão de spawn, tem vários dele espalhado pelo code.

    mysql_format(ConexaoSQL, Query, sizeof(Query), "SELECT `pSenha`, `pID` FROM `Jogadores` WHERE `pNome`='%e'", GetPlayerNameEx(playerid));
// Ele seleciona as colunas "pSenha" e "pID" da tabela jogadores AONDE o nome é igual do player.
    mysql_tquery(ConexaoSQL, Query, "VerificarContaSQL", "i", playerid);
// Logo depois de selecionar ele aciona a função para Verificar se ele tem conta ou não.
    return 1;



Código PHP:
Código:
public VerificarContaSQL(playerid)
{
    if(cache_num_rows() > 0) // Se for > 0 , existe uma linha com o nome do player, então ele tem conta.
    {
        cache_get_value_name(0, "pSenha", Player[playerid][pSenha], 24); // Já puxa a senha pra comparar se é igual a que ele vai digitar no dialog.
        ShowPlayerDialog(playerid, Dialog_Login, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Login", "Digite sua senha para entrar em nosso servidor.", "Confirmar", "Sair");
// Abre o dialog pra logar
    }else{ // Se não for > 0 , não existe, ele não está registrado.
        ShowPlayerDialog(playerid, Dialog_Registro, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite uma senha para se registrar em nosso servidor", "Registrar", "Sair");
// Abre o dialog pra se registrar
    }
    return 1;


Vamos começar pelo registro, utilizaremos um sistema de switch, algo básico.

Código PHP:
Código:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
    new Query[125];

    switch(dialogid)
    {
        case Dialog_Registro: 
        {
            if(!response) // Se ele apertar esc ou na segunda opção, vai ser kickado
                return Kick(playerid);

            if(strlen(inputtext) < 4 || strlen(inputtext) > 24) // Se o que ele digitou for menor 4 e maior que 24, a senha não sera aceita
            {
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "[SERVER] Escolha uma senha entre 4 a 24 caracteres.");
                TogglePlayerSpectating(playerid, 1);

                ShowPlayerDialog(playerid, Dialog_Registro, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite uma senha para se registrar em nosso servidor", "Registrar", "Sair"); // Mostra o dialog para ele tentar de novo.
                Player[playerid][pTentativasRegistro]++; // Adiciona +1 ao erro.

            } else { // Se a senha for aceitavel, no caso entre 4 a 24 caracteres
                TogglePlayerSpectating(playerid, 0); // Tira ele de espectador, agora ele vai entrar no server
                mysql_format(ConexaoSQL, Query, sizeof(Query), "INSERT INTO `jogadores`(`pNome`,`pSenha`) VALUES ('%e', '%e')", GetPlayerNameEx(playerid), inputtext);
// Vai inserir na tabela jogares, nas colunas pNome e pSenha os seguintes valores, o nome do player que ele puxou com a stock e o que ele digitou, o inputtext.
                mysql_tquery(ConexaoSQL, Query, "InserirDadosSQL", "i", playerid);
// Ele vai executar o comando acima e vai acionar a função de inserir o ID e criar a conta do player
            }
            if(Player[playerid][pTentativasRegistro] == 3) // Se ele errar mais de 3 vezes vai ser kickado
            {
                    SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "[SERVER] Limite de tentativas de registro excedida.");
                    Player[playerid][pTentativasRegistro] = 0; // Zerar a variável pra caso um outro jogador entre, não começe com 3 na variável
                    SetTimerEx("KickPlayerinTime", 200, false, "i", playerid); // ele é kickado 200 milisegundos apos isso acontecer, tempo suficiente pra ver a mensagem e ser kickado.

            }
        }
}
return 1;


Vamos agora inserir todos os dados na conta e carregar ela.

Código PHP:
Código:
public InserirDadosSQL(playerid)
{
    new Query[90];

    Player[playerid][pID] = cache_insert_id(); // Adiciona o id no player
    printf("[MYSQL] Jogador %s registrado como ID %d", GetPlayerNameEx(playerid), Player[playerid][pID]); // Apenas um debug, pra saber se deu tudo certo.

    mysql_format(ConexaoSQL, Query, sizeof(Query), "SELECT * FROM jogadores WHERE pID='%i'", Player[playerid][pID]); // Seleciona todas as informações desse player AONDE o id dele é o id dele
    mysql_query(ConexaoSQL,Query); // Executa o comando acima

    CarregarContaSQL(playerid); // Ele carrega a conta.
    return 1;


Vamos agora carregar a conta.

Código PHP:
Código:
public CarregarContaSQL(playerid)
{
    Player[playerid][pLogado] = true; // Seta a variável bool, como true, no caso fala como se você tivesse logado.

    cache_get_value_int(0, "pID", Player[playerid][pID]); // Carrega o id e armazena nessa variável "Player[playerid][pID]"
    cache_get_value_int(0, "pDinheiro", Player[playerid][pDinheiro]); // A mesma coisa nesse e nas outras só que com outra variável
    cache_get_value_int(0, "pScore", Player[playerid][pScore]); 
    cache_get_value_int(0, "pSkin", Player[playerid][pSkin]);
    cache_get_value_float(0, "pPosX", Player[playerid][pPosX]);
    cache_get_value_float(0, "pPosY", Player[playerid][pPosY]);
    cache_get_value_float(0, "pPosZ", Player[playerid][pPosZ]);
    cache_get_value_float(0, "pPosA", Player[playerid][pPosA]);

// Ele aplica as informações igame
    SetPlayerScore(playerid, Player[playerid][pScore]);  // seta o score com a variavel do score
    GivePlayerMoney(playerid, Player[playerid][pDinheiro]); // seta o dinheiro com a variavel do dinheiro

// Etc....
    SetSpawnInfo(playerid, 0, Player[playerid][pSkin], Player[playerid][pPosX], Player[playerid][pPosY], Player[playerid][pPosZ], Player[playerid][pPosA], 0, 0, 0, 0 ,0, 0);
    SpawnPlayer(playerid); //Spawna o player

    SetPlayerSkin(playerid, Player[playerid][pSkin]);
// Seta a skin dele, porquê as vezes pode bugar no SetSpawnInfo e aparecer a skin do CJ

    return 1;


Basicamente essa é a parte de registro, caso você tenha feito tudo certo, quando ligar no seu servidor você vai conseguir se registrar normalmente e jogar normalmente, só que quando sair do servidor, não vai conseguir logar, porque ainda não existe a dialog de login.

Então vamos lá.

Vamos voltar em OnDialogResponse
Código PHP:
Código:
public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[])
{
    new Query[125];

    switch(dialogid)
    {
        case Dialog_Registro: 
        {
            if(!response) // Se ele apertar esc ou na segunda opção, vai ser kickado
                return Kick(playerid);

            if(strlen(inputtext) < 4 || strlen(inputtext) > 24) // Se o que ele digitou for menor 4 e maior que 24, a senha não sera aceita
            {
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "[SERVER] Escolha uma senha entre 4 a 24 caracteres.");
                TogglePlayerSpectating(playerid, 1);

                ShowPlayerDialog(playerid, Dialog_Registro, DIALOG_STYLE_INPUT, "Registro", "Digite uma senha para se registrar em nosso servidor", "Registrar", "Sair"); // Mostra o dialog para ele tentar de novo.
                Player[playerid][pTentativasRegistro]++; // Adiciona +1 ao erro.

            } else { // Se a senha for aceitavel, no caso entre 4 a 24 caracteres
                TogglePlayerSpectating(playerid, 0);
                mysql_format(ConexaoSQL, Query, sizeof(Query), "INSERT INTO `jogadores`(`pNome`,`pSenha`) VALUES ('%e', '%e')", GetPlayerNameEx(playerid), inputtext);
// Vai inserir na tabela jogares, nas colunas pNome e pSenha os seguintes valores, o nome do player que ele puxou com a stock e o que ele digitou, o inputtext.
                mysql_tquery(ConexaoSQL, Query, "InserirDadosSQL", "i", playerid);
// Ele vai executar o comando acima e vai acionar a função de inserir o ID e criar a conta do player
            }
            if(Player[playerid][pTentativasRegistro] == 3) // Se ele errar mais de 3 vezes vai ser kickado
            {
                    SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "[SERVER] Limite de tentativas de registro excedida.");
                    Player[playerid][pTentativasRegistro] = 0; // Zerar a variável pra caso um outro jogador entre, não começe com 3 na variável
                    SetTimerEx("KickPlayerinTime", 200, false, "i", playerid); // ele é kickado 200 milisegundos apos isso acontecer, tempo suficiente pra ver a mensagem e ser kickado.

            }
        }
        case Dialog_Login:
        {
            if(!response) // Se responder a segunda opção ou apertar esc, sera kickado
                return Kick(playerid);

            if(!strcmp(Player[playerid][pSenha], inputtext, true, 24)) // Compara a senha do player com o que ele digitou
            { // caso esteja certo
                TogglePlayerSpectating(playerid, 0); // tira ele de espectador
                mysql_format(ConexaoSQL, Query, sizeof(Query), "SELECT * FROM jogadores WHERE pNome='%e'", GetPlayerNameEx(playerid)); // Seleciona tudo aonde o nome dele está
                mysql_tquery(ConexaoSQL, Query, "CarregarContaSQL", "i", playerid); // Executa o carregamento de conta

                SendClientMessage(playerid, 0x80FF00AA, "[Server] Logado com sucesso."); // E manda uma mensagem falando que ele logou
            } else { // Se não for igual
                TogglePlayerSpectating(playerid, 1);
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "[SERVER] Senha errada, tente novamente."); // Vai avisar
                Player[playerid][pTentativasLogin]++; // Contabilizar +1 erro
                ShowPlayerDialog(playerid, Dialog_Login, DIALOG_STYLE_PASSWORD, "Login", "Digite sua senha para entrar em nosso servidor.", "Confirmar", "Sair"); // Mostra a dialog pra ele tentar dnvo
            }
            if(Player[playerid][pTentativasLogin] == 3) // Caso ele erre 3 vezes
            {
                SendClientMessage(playerid, 0xFF0000AA, "[SERVER] Limite de tentativas de login excedida."); // Avisa que ele exedeu o limite
                Player[playerid][pTentativasLogin] = 0; // Zera a variável pra não gerar conflito
                SetTimerEx("KickPlayerinTime", 200, false, "i", playerid); // E kicka ele depois de 200 milisegundos, dando tempo de ver a mensagem
            }
        }
    }
    return 1;


Agora nós precisamos salvar tudo quando o player deslogar.

Código PHP:
Código:
public SalvarContaSQL(playerid)
{
    if(Player[playerid][pLogado] == false) // Se ele não estiver logado, para ali mesmo
        return 0;

    new Query[250];

// Usa as variáveis pra pegar os valores in game
    Player[playerid][pDinheiro] = GetPlayerMoney(playerid); 
    Player[playerid][pScore] = GetPlayerScore(playerid);
    Player[playerid][pSkin] = GetPlayerSkin(playerid);
    GetPlayerPos(playerid, Player[playerid][pPosX], Player[playerid][pPosY], Player[playerid][pPosZ]);
    GetPlayerFacingAngle(playerid, Player[playerid][pPosA]);

// Atualiza a tabela jogadores na fila do jogador SETANDO aquelas colunas como %i - interior, número e %f float , número com virgula AONDE está o ID do jogador
    mysql_format(ConexaoSQL, Query, sizeof(Query), "UPDATE `jogadores` SET \
    `pDinheiro`='%i', \
    `pScore`='%i', \
    `pSkin`='%i', \
    `pPosX`='%f', \
    `pPosY`='%f', \
    `pPosZ`='%f', \
    `pPosA`='%f' WHERE `pID`='%i'", Player[playerid][pDinheiro],
                                    Player[playerid][pScore],
                                    Player[playerid][pSkin],
                                    Player[playerid][pPosX],
                                    Player[playerid][pPosY],
                                    Player[playerid][pPosZ],
                                    Player[playerid][pPosA],
                                    Player[playerid][pID]);
    mysql_query(ConexaoSQL, Query); // Executa o comando

    printf("[MYSQL] Dados do Jogador %s ID %d salvo com sucesso", GetPlayerNameEx(playerid), Player[playerid][pID]); // Apenas um debug

    return 1;


Agora temos que aplicar o salvamento.

Código PHP:
Código:
public OnPlayerDisconnect(playerid, reason)
{
// Se o player estiver logado E a razão do disconnect for 0 ou 1 ou 2, salva a conta e zera os dados para não entrar em conflito com a conta de outro jogador.
    if(Player[playerid][pLogado] == true && reason >= 0) 
    {
        SalvarContaSQL(playerid);
        ZerarDadosSQL(playerid);
    }
    return 1;


Como zerar

Código PHP:
Código:
stock ZerarDadosSQL(playerid)
{
    Player[playerid][pID] = 0;
    Player[playerid][pSenha] = 0;
    Player[playerid][pDinheiro] = 0;
    Player[playerid][pScore] = 0;
    Player[playerid][pSkin] = 0;
    Player[playerid][pLogado] = false;
    Player[playerid][pTentativasLogin] = 0;
    Player[playerid][pTentativasRegistro] = 0;
    Player[playerid][pPosX] = 0;
    Player[playerid][pPosA] = 0;
    Player[playerid][pPosY] = 0;
    Player[playerid][pPosA] = 0;

}

//Zere tudo possível, não sabe se precisa ou não? Zera, caso algum outro jogador entre no mesmo momento que ele sair, pode causar um conflito e esse jogador que entrou pegar as informações que você não zerou do player que tinha deslogado. 

Basicamente é isso, um tutorial um pouco extenso, de um jeito que eu considero fácil de entender, caso você tenha se confundi em alguma parte desse tutorial, comente pra mim tirar suas duvidas.

Caso algo no tutorial esteja errado, me avise pra mim consertar.

Créditos do Tutorial: Cauezin



[Tutorial] » Sistema de Login/Registro MySQL R41-4 D07Xwqb
[Tutorial] » Sistema de Login/Registro MySQL R41-4 Yjab9HN

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