SSGamers - 10 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

1ª Lei de Mendel: 3. Cruzamentos básicos

Weslley_Script
Weslley_Script
SS - Fundador
SS - Fundador


Steam Steam : WeslleySSGames
Zello : WeslleySSGames
Mensagens : 9465
Moedas : 1025831
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 26
Localização : Brasil

1ª Lei de Mendel: 3. Cruzamentos básicos Empty 1ª Lei de Mendel: 3. Cruzamentos básicos

Mensagem por Weslley_Script Qui 14 Abr 2016 - 18:43

ALELOS
GENÓTIPOS
GAMETAS
FENÓTIPOS

V (dominante)
V V
Somente V
amarela

v (recessivo)
V v
V e v
amarela


v v
Somente v
verde
codigo bloqueado

Vamos usar como modelo para observar os cruzamentos básicos com monoibridismo (análise de um único par de alelos) o albinismo. O albinismo é uma doença recessiva na qual o indivíduo tem deficiência na produção de melanina, um pigmento da pele. O gene dominante A condiciona pigmentação normal da pele e seu alelo a condiciona a ausência de pigmento. Portanto, indivíduos albinos são sempre homozigotos recessivos para este caráter e indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigotos têm fenótipo normal quanto à pigmentação da pele.
Assim,
Genótipos Parentais
Proporção genotípica em F1
Proporção fenotípica em F1

A A x A A
100% A A
100% normal

A A x A a
50% A A, 50% A a
100% normal

A A x a a
100% A a
100% normal

A a x a a
50% A a, 50% a a
50% normal, 50% albino

A a x A a
25% A A, 50% A a, 25% a a
75% normal, 25% albino

a a x a a
100% a a
100% albino
codigo bloqueado

Cruzamento-teste
Um fenótipo dominante pode resultar tanto de um genótipo homozigoto dominante quanto de um genótipo heterozigoto. Portanto, às vezes você sabe que um indivíduo tem fenótipo dominante, mas não tem certeza de seu genótipo. Essa dúvida pode ser resolvida pelo cruzamento-teste, que consiste em cruzar tal indivíduo com um homozigoto recessivo e observar o proporção fenotípica da prole. Vamos exemplificar novamente através do albinismo.
Normal (A _) x Albino (a a) :
Se o indivíduo de pigmentação normal for homozigoto dominante (A A), a F1 terá 100% de indivíduos normais (100% A a). Porém, se o indivíduo normal for heterozigoto (A a), a F1 terá 50% de indivíduos normais (50% A a) e 50% de albinos (50% a a).
Co-dominância (herança sem dominância)
Há casos em que os genes alelos não exercem relação de dominância ou recessividade entre si, sendo denominados co-dominantes. Neste caso, haverá dois fenótipos diferentes para os dois tipos de homozigotos e o heterozigoto apresentará um fenótipo intermediário.
Um exemplo bastante comum é a expressão da cor das flores da planta Mirabilis jalapa, chamada popularmente de maravilha. Nesta o genótipo V V condiciona flores vermelhas, o genótipo B B condiciona flores brancas, e o genótipo V B condiciona flores róseas (fenótipo intermediário). Observe:
Assim, concluímos que a proporção fenotípica resultante do cruzamento entre plantas róseas com co-dominância é de 1 : 2 : 1.
Herança com letalidade
Existem certos genes cuja expressão pode levar a fenótipos que resultam na morte do indivíduo. São os 
genes letais.
Em camundongos um gene dominante A determina pigmentação amarela dos pêlos, e seu alelo recessivoa determina um padrão de pigmentação acinzentada denominada aguti. Observou-se que o cruzamento de ratos amarelos entre si sempre resulta em uma prole na qual há 2 indivíduos amarelos para cada aguti (2 : 1).
A presença dos descendentes aguti indica que os pais amarelos são heterozigotos. E, neste caso, a proporção fenotípica esperada entre descendentes dominantes (amarelos) e recessivos (agutis) é de 3 : 1. A explicação para o aparecimento da inesperada proporção 2 : 1 é o fato de que indivíduos homozigotos dominantes (A A) morrem ainda no estágio embrionário.



1ª Lei de Mendel: 3. Cruzamentos básicos D07Xwqb
1ª Lei de Mendel: 3. Cruzamentos básicos Yjab9HN

    Data/hora atual: Dom 28 Nov 2021 - 5:24