SSGamers - 13 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 13 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 13 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    Hidrografia e energia elétrica do Brasil

    avatar
    -
    SS - Membro de honra
    SS - Membro de honra


    Celular : -
    Mensagens : 2172
    Moedas : 7596
    Data de inscrição : 12/10/2015
    Idade : 74

    Hidrografia e energia elétrica do Brasil Empty Hidrografia e energia elétrica do Brasil

    Mensagem por - Sáb 26 Mar 2016 - 10:41

    Hidrografia e energia elétrica do Brasil R140,1

    • O Brasil é um país extremamente rico em rios, situando-se, no seu território, a maior parte das duas maiores bacias hidrográficas do planeta: a Amazônica e a Platina, composta pelas bacias do Paraná, Uruguai e Paraguai, cujos rios principais apresentam suas nascentes no território brasileiro.



    • A presença, no Brasil, de uma ampla rede hidrográfica é decorrente do fato de a maior parte do território brasileiro estar situada em domínios climáticos caracterizados pela ocorrência de elevados índices pluviométricos, ou seja, do tipo equatorial e tropical.



    • Os rios brasileiros são predominantemente volumosos e planálticos, ou seja, ricos em queda d’ água, o que significa dizer que apresentam, no seu conjunto, elevada potência hidráulica, isto é, grandes possibilidades para a instalação de usinas hidroelétricas.



    • Os cursos fluviais brasileiros são exorréicos, ou seja, têm co-mo destino final, de forma direta ou indireta, o oceano. São também, predominantemente, perenes — a exceção ocorre no Sertão Nordestino onde o clima semi-árido determina a existência de rios temporários.



    • Os rios brasileiros apresentam predominantemente regime pluvial-tropical: isso significa dizer que as suas águas pro-vêm das chuvas, com cheias de verão e vazantes de inverno.Hidrografia e energia elétrica do Brasil R140.2
    • Com exceção do rio Parnaíba — no Nordeste Ocidental ou Meio-Norte —, cuja foz tem forma de delta, e do Amazonas, que possui foz mista, os rios brasileiros apresentam foz na forma de estuário.



    • Mais de 90% da produção de energia elétrica no Brasil, da or-dem de 55 mil MW, são provenientes de usinas hidroelétricas, fato decorrente, entre outros fatores, da grande potência hidroelétrica do território brasileiro, da ordem de 250 mil MW.




    • A maior potência hidroelétrica do país encontra-se na Amazônia, ou seja, nas duas bacias hidrográficas presentes nessa região — a Amazônica e a do Tocantins. E a maior potência hidroelétrica instalada está na bacia hidrográfica do Paraná, no Centro-Sul do país.



    • A maior parte da produção de energia elétrica no Brasil está a cargo da Eletrobrás, por meio de suas subsidiárias, caso da Eletronorte, Chesf, Furnas e Eletrosul. Dentre as Estaduais destaca-se, pela quantidade de usinas instaladas, a Cesp — Cia Energética de São Paulo.

    • A usina de Itaipu, a maior do Brasil, apresenta uma potência instalada de 12.600W
    • Hidrografia e energia elétrica do Brasil R140.4
    • A usina de Tucuruí, a segunda do Brasil, apresenta uma potência instalada de 4.245 MW, sendo a base de sustentação energética do Projeto Grande Carajás
      Hidrografia e energia elétrica do Brasil R140.3




    • O aproveitamento da energia elétrica na Amazônia é relativamente pequeno, fato que decorre, entre outros fatores, da distância das quedas d’água presentes na região (em sua maior parte situadas nos afluentes do rio Amazonas) em relação aos mercados consumidores do Centro-Sul.



    • Dentre as usinas hidroelétricas presentes no Complexo Regional Amazônico, destaca-se, por sua potência instalada, a de Tucuruí, no rio Tocantins, integrada ao sistema Eletronorte, que atende às necessidades energéticas, entre outras áreas, dos projetos minerais e industriais desenvolvidos no âmbito do Projeto Grande Carajás.




    • Dentre as usinas hidroelétricas presentes no Complexo Regional do Centro-Sul, destaca-se, por sua potência instalada, a de Itaipu, no rio Paraná, construída de comum acordo com o Paraguai e que atende, nos dias atuais, a parte considerável das necessidades energéticas do Sudeste e do Sul do país.


    Hidrografia e energia elétrica do Brasil Terra


      Data/hora atual: Seg 25 Nov 2024 - 17:32