SSGamers - 13 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 13 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 13 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

2 participantes

    Historias Das Linguagens De Programação

    Shaman
    Shaman
    --> Postador Iniciante
    --> Postador Iniciante


    Steam Steam : ShamanDosGamers
    Celular : 51116969-6969
    Mensagens : 40
    Moedas : 3613
    Data de inscrição : 03/04/2015
    Localização : Canada

    Historias Das Linguagens De Programação Empty Historias Das Linguagens De Programação

    Mensagem por Shaman Sex 24 Abr 2015 - 21:04

    Introdução às linguagens de programação

    Historias Das Linguagens De Programação 2uhu5ur

    Uma linguagem de programação é uma forma de um utilizador comunicar com um computador. Essa comunicação é efectuada através de instruções, que, tal como em qualquer linguagem comum, obedecem a determinadas regras sintácticas e semânticas.

    As linguagens de programação são anteriores ao primeiro computador considerado efectivamente moderno. No entanto, se considerarmos os anos de 1940/50 como a altura em que as primeiras linguagens de programação modernas foram concebidas, ficamos, com certeza, pasmados com a tremenda evolução a que tais linguagens foram sujeitas ao longo de pouco mais do que meio século.

    Início das linguagens de programação
    Embora a história da programação não tenha nascido com tal linguagem, foi na década de 50 que o Assembly, uma das primeiras linguagens de programação, apareceu. É considerada uma linguagem de baixo nível, ou seja, o utilizador necessita de entender o funcionamento da máquina para conseguir lidar com tal linguagem. Ainda assim, em comparação com a programação em código binário, é uma linguagem bem mais fácil de entender e utilizar.

    Com o objectivo de combater os problemas da programação em Assembly, John W. Backus, entre outros, criaram, também na década de 50, a linguagem FORTRAN (FORmulaTRANslator), uma linguagem de alto nível considerada uma das melhores da época. 

    Ainda na mesma década foram criadas a LISP (LISProcessor), por John McCarthy, e aCOBOL (COmmon Business Oriented Language), pelo Short Range Committee. Outras linguagens, como as linguagens antecedentes à COBOL e a linguagem para algoritmos denominada de ALGOL (ALGOrithmic Language) foram também criadas.

    Já na década de 60 surgiu a APL, uma linguagem de programação destinada a operações matemáticas, criada graças ao trabalho de Kenneth Iverson. Surgiu também a Simula I, uma linguagem baseada em ALGOL 60, cuja versão posterior (Simula 67) foi a primeira linguagem de programação orientada a objectos, introduzindo os conceitos de classes e heranças. Surgiu ainda, em 1964, a linguagem BASIC (Beginner's All-purpose SymbolicInstruction Code). BASIC foi uma linguagem criada com fins educativos por John Kemeny e Thomas Kurtz.

    Todas estas linguagens (criadas entre as décadas de 50 e 60) marcaram o início do desenvolvimento das linguagens de programação. Algumas destas linguagens, embora em versões mais recentes, são ainda utilizadas por vários programadores.

    Desenvolvimento das linguagens de programação
    Paradigmas fundamentais da programação


    Cada uma das principais linguagens construídas na década de 70 gerou uma família de descendentes, de forma que as linguagens mais modernas contam com, pelo menos, uma delas no seu passado. Foi nesta década que se começaram a estabelecer os paradigmas fundamentais das linguagens de programação. Estes paradigmas diferenciam-se pelas técnicas de programação que proíbem ou permitem. Um muito debatido tema nesta década foi o mérito da programação estruturada, fortemente conectada ao uso da instrução GOTO, neste caso, o paradigma da programação estruturada proíbe o uso desta instrução.

    Importantes linguagens foram edificadas nesta época. Niklaus Wirth concebeu, com o intuito de encorajar o uso de código estruturado, a linguagem Pascal.

    Criada por Dennis Ritchie, C foi outra das mais importantes linguagens desta época. Sendo estruturada, imperativa e procedural, foi utilizada para desenvolver o sistema operativoUnix. Foi também neste tempo que foi fornecida uma base completa para o projecto de uma linguagem orientada a objectos – graças à linguagem Smalltalk.

    Prolog, criada por Alain Colmerauer e Philippe Roussel, foi outra das linguagem de programação que apareceu nesta década. Enquadra-se no paradigma de programação em lógica matemática, consistindo numa linguagem puramente lógica.

    A linguagem SQL (Structured Query Language) foi também concebida, inicialmente apenas como linguagem de consulta, mais tarde com construções de programação. 


    Consolidação das linguagens de programação


    Nos anos 80 deu-se uma consolidação das linguagens até ao momento existentes, ou seja, em vez de terem surgido novos paradigmas, foram aperfeiçoadas as técnicas inventadas na última década.

    Ada, uma linguagem de programação de sistemas, foi concebida pelo Governo dos Estados Unidos com o intuito de substituir as centenas de linguagens utilizados pelo Departamento de Defesa do país. O C++, por exemplo, foi criado como uma extensão ao C, sendo depois desenvolvido de forma a combinar orientação a objectos e programação de sistemas. Desenvolveram-se, portanto, os conceitos até à época existentes, aperfeiçoando-os em novas linguagens.

    Na década de 90 o que se passou foi semelhante. Sem terem havido grandes novidades, sucederam-se consolidações e maturações de ideias. Foi neste período que nasceram oPython, o Java, o Ruby, o JavaScript e o PHP, entre outras linguagens de programação que se encontram nos dias de hoje em constante evolução e utilização.
     ''OQUE SIGNIFICA  '' 
    Javascript - Introdução à linguagem Javascript''

    O que significa Javascript?

    Javascript é uma linguagem de script incorporada a um documento HTML. Historicamente, trata-se da primeira linguagem de scripts para a web. Esta linguagem é uma linguagem de programação que traz melhorias para a linguagem HTML, permitindo a execução de comandos do cliente, ou seja, em termos do navegador e não do servidor web. 
    Assim, a linguagem Javascript é altamente dependente do navegador que chama a página web onde o script está incorporado, mas, por outro lado, não requer nenhum compilador, ao contrário da linguagem Java, com a qual ela tem sido confundida, há muito tempo. 
    O JavaScript foi desenvolvido pela Netscape em 1995. Originalmente, era chamado LiveScript e fornecia a uma linguagem de script simples para o navegador Netscape Navigator 2 . Ele foi criticado durante muito tempo pela sua falta de segurança, seu desenvolvimento pouco desenvolvido e pela ausência de alertas de erro explícitos tornando seu uso difícil. Em 4 de dezembro de 1995, após uma associação com o fabricante Sun, Netscape renomeou sua linguagem Javascript (dê uma olhada à linguagem Java desenvolvida pela Sun). Na mesma época, a Microsoft desenvolveu a linguagem Jscript , uma linguagem de script muito semelhante. Assim, para evitar excessos de ambos os lados, uma norma foi definida para padronizar as linguagens de script, trata-se o ECMA 262 , criado pela organização do mesmo nome (ECMA European Computer Manufacturers Association ). 
    Os navegadores e o Javascript : 












    [table class="ccm" style="border-collapse: collapse; border-spacing: 0px; color: rgb(48, 48, 48); font-family: 'Open Sans', sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21px; background-color: rgb(255, 255, 255);"][tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][th]Versão do Javascript[/th]
    [th]Navegadores[/th]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]JavaScript 1.0[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Netscape Navigator 2.0, Internet Explorer 3.0, Opera, Mozilla[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]JavaScript 1.1[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Netscape Navigator 3.0, Opera, Mozilla[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Javascript 1.2[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Netscape Navigator 4.0/4.05, Internet Explorer 4.0, Opera, Mozilla[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Javascript 1.3[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Netscape Navigator 4.06, Internet Explorer 5.0, Opera, Mozilla[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Javascript 1.4[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Netscape Navigator 6.0, Internet Explorer 6.0, Opera, Mozilla[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Javascript 1.5[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Netscape Navigator 6.0, Mozilla[/td]
    [/tr]
    codigo bloqueado
    Não confunda JavaScript e Java. Na verdade, ao contrário da linguagem Java, o código é escrito diretamente na página HTML, é uma linguagem pouco evoluída que não permite nenhuma privacidade no que se refere aos códigos (eles são realmente visíveis). 
    Por outro lado, o applet Java (o programa) foi compilado anteriormente, e uma máquina virtual para interpretar o pseudocódigo deve ser baixada na memória (lado cliente), a cada abertura da página. Consequentemente, podemos constatar uma desaceleração significativa para os applets Java, em comparação ao JavaScript. 












    [table class="ccm" style="border-collapse: collapse; border-spacing: 0px; color: rgb(48, 48, 48); font-family: 'Open Sans', sans-serif; font-size: 14px; line-height: 21px; background-color: rgb(255, 255, 255);"][tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][th]Javascript[/th]
    [th]Java[/th]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Linguagem interpretada[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Linguagem pseudocompilada 
    (download de uma máquina virtual)[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Código integrado ao HTML[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Código (applet) fora do documento HTML, chamado a partir da página[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Linguagem flexível[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Linguagem rígida (declaração do tipo da variávele)[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Ligações dinâmicas: as referências dos objetos são verificadas durante o download[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Ligações estáticas: os objetos devem existir durante o download (compilação)[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Acessibilidade do código[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Privacidade do código[/td]
    [/tr]

    [tr style="margin: 0px; padding: 0px;"][td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Seguro: não pode gravar no disco rígido[/td]
    [td style="margin: 0px; padding: 5px; vertical-align: top; border-color: rgb(48, 48, 48);"]Seguro: não pode gravar no disco rígido[/td]
    [/tr]
    codigo bloqueado
    O Javascript é case sensitive (sensível ao tamanho do caractere), ou seja, ele faz a diferença entre um nom de variável com ou sem maiúsculas. Assim, a função bom dia(); não é a mesma que Bom-dia();.
    Enfim, como na linguagem C, cada instrução termina com um ponto e vírgula (Wink

    O que é um script?

    Um script é uma parte do código que é inserido em uma página HTML. O código do script não é visível na janela do navegador, pois ele se encontra entre as marcações (ou tags) específicas que dizem ao navegador que se trata de um script escrito em linguagem JavaScript. 
    As marcações que anunciam um código Javascript são as seguintes: 


    Escondendo o script dos antigos browsers

    Este código é invisível para o browser, ou seja, ele não exibe o código JavaScript em sua janela. No entanto, os navegadores mais antigos, criados antes da chegada do Javascript não conhecem essas marcações, logo, as ignoram... 
    O código do seu Javascript pode não ser exibido na sua página web estragando assim o seu trabalho. O truque consiste em adicionar marcações de comentários dentro das próprias marcações do script. Assim, os navegadores mais antigos simplesmente ignorarão o script inteiro, enquanto que os navegadores mais recentes o interpretarão (corretamente), como Javascript! 

    Veja o que dá o script "oculto" para os antigos navegadores: 


    Adicionar comentários em seu código

    Como em qualquer linguagem de programação, é aconselhável adicionar comentários em um dos seus scripts

    • de um lado, para encontra seu script, meses depois

    • Por outro, por espírito de troca para permitir que seus visitantes curiosos compreendam o seu script (isto nem sempre é desejado...)



    Não confunda as marcações de comentário da linguagem HTML (destinadas a ocultar o script de alguns browsers) e os caracteres dos comentários JavaScript (para documentar o seu script)!
    Para escrever os comentários, Javascript utiliza as convenções usadas nas linguagens C/C++

    • Para comentar uma linha usando a barra dupla:



    // Todos os caracteres atrás do // são ignorados

    • Para comentar uma parte do texto (possivelmente várias linhas) usamos o /* e o */ :



    /* Todas as linhas entre essas marcações serão ignoradas pelo intérprete
    do código */


    Cuidado para não misturar os comentários, para não causar erros durante a execução do código!

    Exemplo do Javascript

    Como nos tutoriais do Javascript, vamos exibir uma caixa de diálogo depois de baixar uma página HTML. Neste caso, o script é totalmente inútil e até enfadonho, para os seus visitantes ... Este exemplo mostra o que o abuso do JavaScript pode provocar... Precisamos aprender a usar o Javascript com moderação! 
    Veja a página HTML correspondente : 




    Veja uma página com o Javascript
















     



    Historias Das Linguagens De Programação XsPUyYx
    Anonimo
    Anonimo
    SS - Membro de honra
    SS - Membro de honra


    Steam Steam : Wandson13
    Zello : Designer Iniciante
    Celular : 9991981153
    Mensagens : 1886
    Moedas : 6402
    Data de inscrição : 12/09/2014
    Idade : 23

    Historias Das Linguagens De Programação Empty Re: Historias Das Linguagens De Programação

    Mensagem por Anonimo Sex 24 Abr 2015 - 21:38

    Gostei, quase não li tudo rsrs



    Olá Convidado, eu sou o Anonimo, membro da SSGames Brasil
    A SSGames Brasil foi criada em Qui 6 Out 2011 - 21:11, estamos online a 4799 dias
    Temos atualmente 171467 mensagens e 128324 tópicos
    Temos também 13302 usuários registrados, o ultimo registrado foi https://scriptsamp.forumeiros.com/u13439

      Data/hora atual: Seg 25 Nov 2024 - 13:16