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    [Tutorial] - Entenda e Crie o arquivo META.xml

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    [Tutorial] - Entenda e Crie o arquivo META.xml Empty [Tutorial] - Entenda e Crie o arquivo META.xml

    Mensagem por AloneZ Qua 15 Abr 2015 - 17:57

    Neste tutorial irá explicar como criar o arquivo " meta.xml ".
     O que é o arquivo meta.xml?
     
        O Arquivo meta.xml  apresenta um conjunto de metadados, como o nome do recurso, os scripts para incluir, e o que é para enviar ao cliente, entre outros arquivos. Também é do âmbito dos "elementos". Ele é escrito em
     
    XML, que é baseado em HTML e XHTML.
     
    XML é um formato de dados textual que é amplamente utilizado para a representação de dados.MTA usa uma linguagem baseada em XML para descrever os metadados.
     
       Para aqueles que não entenderam bem oque  é o meta.xml , vou explicar:
    O meta.xml é responsável pela identificação e reconhecimento de algum script, como usado, para obter informações, etc, por exemplo, se fizermos um script que tem:
     
    1 arquivo .Lua 
    2 Imagens
    1 música (mp3)

    No meta.xml temos que definir os arquivos de modo que eles podem ser usados, identificados e carregado para o servidor.
    Este é um procedimento que tem em todos os scripts e é muito importante.
     
     
    Tags e atributos META
     
    Esta é uma lista de tags e atributos meta.xml com suas funções:
     Primeiro de tudo lembre-se que este está dentro das marcas que são usados ​​para marcar o início e o fim da meta.
     
       informações sobre o recurso. 
    § author:  O autor / criador do script.
    § version:  A versão do script.
    § Name:  O nome do script.
    § description:  Uma breve descrição desse script.
    § Type:  O tipo de script, ou: "modo de jogo", "roteiro", "mapa" ou "variado"

     Exemplo
    author = "Banex" type = "gamemode" name = "Stealth" /> 
      O código fonte desse recurso, os parâmetros possíveis são: 
    § src:  . A localização do arquivo de origem (Se o arquivo estiver em uma subpasta fica src = "aPasta / oArquivo.lua ") *
    § type:  O tipo de codigo fonte:. "client", "server" ou "shared" *
    § cache:  Quando o tipo de script é "client", essa configuração controla se o arquivo é salvo no disco rígido dos jogadores. O padrão é "true". O uso de "false" significa que o arquivo não é salvo.
    § validate:  Se for definido como "false", as verificações de compatibilidade são omitidos.
     
     
    EXEMPLO:
    Se o arquivo estiver ao lado de meta.xml 

    author = "Banex" type = "gamemode" name = "Stealth" /> 
    src = "client.lua" />

     
    Se o arquivo estiver em uma subpasta:
     
    [Tutorial] - Entenda e Crie o arquivo META.xml Ezimba12568849540304
     
     
    author = "Banex" type = "gamemode" name = "Stealth" /> 
    src = "arquivos/client.lua" />

     
     
      O mapa de um modo de jogo, configurações possíveis são: 
    § src:  . Nome do arquivo do mapa ( pode ser  usado como por exemplo “maps/nomedoarquivo.map” se ele estiver dentro de uma pasta)
    § dimension:  a dimensão em que o mapa é carregado ("0" é a dimensão  padrão) (opicional)
     
     
    EXEMPLO:

    author = "Banex" type = "gamemode" name = "Stealth" /> 
    src = "arquivos/client.lua" />
    src = "maps/nomedoarquivo.map" dimension = "1" />

     
     
     
       Um arquivo client. Geralmente são imagens. .Txd  .Col  .Dff ou. Xml.Eles vão ser baixado pelos jogadores quando os scripts são iniciados.
     
    § src:  nome do arquivo do client (o caminho pode ser também, por exemplo "imagens /. imagem.png ")
    § download:  Seja ou não a ser enviada para o jogador de forma automática (opcional). O padrão é "true". O uso de "false" significa que eles não são enviados no inicio do script, mas mais tarde pode ser usado por DownloadFile ( a partir da versão 1.4)
     
     
    EXEMPLO:

    author = "Banex" type = "gamemode" name = "Stealth" /> 
    src = "arquivos/client.lua" />
    src = "maps/nomedoarquivo.map" dimension = "1" />
     src="imagens/imagem.png" />

     
     
     
               Outros recursos que você também pode usar.
     

     
     
      Incluir resources que este script vai usar
    § recsource:  nome do Resource quer usar com este script
    § MinVersion:   Versão mínima  que o Resource tem de ser (opcional)
    § maxVersion:  Versão máxima que o Resource tem de ser (opcional)
     
     
      Configuração do arquivo (. XML)  pode ser acessado por resources, parâmetros possíveis são:
    § src:  O nome do arquivo de configuração do arquivo
    § type:  O tipo de arquivo de configuração: "cliente" ou "server"
     
     
      Isso exporta as funções deste recource, de modo que outros resources podem usalos com “ call
    § funçtion: O Nome da função
    § type:  Se a função é exportado do lado do servidor ou do cliente (valores válidos são "server" e "client")
    § http:  A função pode ser chamada via HTTP (true / false)
     
     

    § src:  O nome do arquivo para o arquivo HTTP (pode ser um caminho)
    § default:  O arquivo html é aquele que é mostrado por padrão quando um visitante / resourceNome / no servidor. HTML pode ser apenas um padrão, o resto são ignorados. (false / true)
    § crua:  O arquivo HTML em si não é analisado pelo interpretador Lua é tradado como dados binários. Ele deve ser usado para arquivos binários (principalmente imagens) (true / false)
     
     
    :  A maioria dos modos de jogo, usam osistema de configuração para permitir que os administradores do servidor possam configurá-lo como eles gostam. Por exemplo, você pode definir o tempo de volta e, em seguida, use get e set para obter o valor ou alterá-lo, respectivamente.
     
     
    />   Requisitos mínimos de versão para o script funcionar corretamente. Ao criar scripts, a versão mínima deve ser normalmente definido para a versão atual lançada do MTA: SA (que no momento é "1.3.5").
    § client:  A versão mínima do client
    § server:  A versão mínima do server
     
     
       A lista de direitos na ACL que o script vai precisar.
     
     
      Controla dados do mapa com o “elementdata” como "PosX" e "DoubleSided" são transferidos para o client. Estes dados normalmente não são necessários para a maioria dos Gamemodes ou os scripts do jogo. (Map Editor e Interiores exigem isso para não  ser definido como false para o script). Quando configurado em um GameMode meta.xml , a configuração será aplicada a todos os mapas carregados para esse recurso.
    § false:  Transferências de dados do elemento desabilitados para todos os scripts. Isso pode reduzir consideravelmente o tempo de download do mapa.
    § true:  Habilitar transferência de dados dos elementos do mapa  de todos os scripts (default).
     
     
    Bem estes seriam ainda mais importantes e mais utilizados são os quatro primeiros, pode-se ver isso e criar o nosso arquivos meta.xml .
     
     
    Exemplo de arquivo:
     Aqui esta um exemplo de um arquivo meta usando algumas das marcas mencionadas:
     
    >

    author = "Banex" type = "gamemode" name = "Stealth" /> 
    src = "help.xml" type = "client" /> 
     
    client = "1.3.5" server = "1.3.5" /> 
     
     false 
     
    src = "stealthmain_server.lua" /> 
    src = "noiseblip.lua" /> 
    src = "mission_timer.lua" /> 
    src = "gadgets_server.lua" /> 
    src = "gadgets_client.lua" type = "client" /> 
    src = "stealthmain_client.lua" type = "client" validate = "true" /> 
    src = "noisebar.lua" type = "client" /> 
    src = "spycam.lua" type = "client" /> 
    src = "riemann_z_demonstration.lua" type = "client" cache = "false" /> 
    src = "base.map" dimension = "1" /> 
     
    src = "riot_shield.txd" /> 
    src = "riot_shield.dff" /> 
    src = "riot_shield.col" /> 
    src = "armor.png" download = "true" /> 
    src = "camera.png" download = "false" /> 
    src = "cloak.png" /> 
    src = "goggles.png" /> 
    src = "mine.png" /> 
    src = "radar.png" /> 
    src = "shield.png" /> 
     
    resource = "scoreboard" /> 
    resource = "killmessages" /> 
    resource = "maplimits" /> 
     
    function = "exampleExport1" type = "server" /> 
    function = "exampleExport2" type = "client" /> 
    function = "exampleExport3" type = "shared" /> 
     

    name = "roundlimit" value = "[6]" /> 
         name = "teamdamage" value = "[1]" /> 
         name = "teambalance" value = "[1]" /> 
         name = "spazammo" value = "[25]" /> 
         name = "m4ammo" value = "[100]" /> 
         name = "shotgunammo" value = "[25]" /> 
         name = "sniperammo" value = "[20]" /> 
         name = "ak47ammo" value = "[120]" /> 
         name = "rifleammo" value = "[40]" /> 
         name = "deserteagleammo" value = "[45]" /> 
         name = "pistolammo" value = "[132]" /> 
         name = "uziammo" value = "[150]" /> 
         name = "tec9ammo" value = "[150]" /> 
         name = "silencedammo" value = "[65]" /> 
         name = "grenadeammo" value = "[4]" /> 
         name = "satchelammo" value = "[4]" /> 
         name = "teargasammo" value = "[4]" /> 
         name = "molatovammo" value = "[4]" /> 
         name = "isAllowedToShoot" value = "true" /> 

     

         name = "function.startResource" access = "true" /> 
         name = "function.stopResource" access = "true" /> 
         name = "function.setPlayerMuted" access = "true" /> 


     
     
     
     
     
    Com isso nós terminamos o "Tutorial meta.xml "
    Espero que você tenha entendido.



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