Neste tutorial irá explicar como criar o arquivo " meta.xml ".
O que é o arquivo meta.xml?O Arquivo meta.xml apresenta um conjunto de metadados, como o nome do recurso, os scripts para incluir, e o que é para enviar ao cliente, entre outros arquivos. Também é do âmbito dos "elementos". Ele é escrito em
XML, que é baseado em HTML e XHTML.
XML é um formato de dados textual que é amplamente utilizado para a representação de dados.O MTA usa uma linguagem baseada em XML para descrever os metadados.
Para aqueles que não entenderam bem oque é o meta.xml , vou explicar:
O meta.xml é responsável pela identificação e reconhecimento de algum script, como usado, para obter informações, etc, por exemplo, se fizermos um script que tem:
1 arquivo .Lua
2 Imagens
1 música (mp3)
No meta.xml temos que definir os arquivos de modo que eles podem ser usados, identificados e carregado para o servidor.
Este é um procedimento que tem em todos os scripts e é muito importante.
Tags e atributos META
Esta é uma lista de tags e atributos meta.xml com suas funções:
Primeiro de tudo lembre-se que este está dentro das marcas meta> que são usados para marcar o início e o fim da meta.
§ author: O autor / criador do script.
§ version: A versão do script.
§ Name: O nome do script.
§ description: Uma breve descrição desse script.
§ Type: O tipo de script, ou: "modo de jogo", "roteiro", "mapa" ou "variado"
Exemplo
§ src: . A localização do arquivo de origem (Se o arquivo estiver em uma subpasta fica src = "aPasta / oArquivo.lua ") *
§ type: O tipo de codigo fonte:. "client", "server" ou "shared" *
§ cache: Quando o tipo de script é "client", essa configuração controla se o arquivo é salvo no disco rígido dos jogadores. O padrão é "true". O uso de "false" significa que o arquivo não é salvo.
§ validate: Se for definido como "false", as verificações de compatibilidade são omitidos.
EXEMPLO:
Se o arquivo estiver ao lado de meta.xml
Se o arquivo estiver em uma subpasta:
§ src: . Nome do arquivo do mapa ( pode ser usado como por exemplo “maps/nomedoarquivo.map” se ele estiver dentro de uma pasta)
§ dimension: a dimensão em que o mapa é carregado ("0" é a dimensão padrão) (opicional)
EXEMPLO:
§ src: nome do arquivo do client (o caminho pode ser também, por exemplo "imagens /. imagem.png ")
§ download: Seja ou não a ser enviada para o jogador de forma automática (opcional). O padrão é "true". O uso de "false" significa que eles não são enviados no inicio do script, mas mais tarde pode ser usado por DownloadFile ( a partir da versão 1.4)
EXEMPLO:
Outros recursos que você também pode usar.
§ recsource: nome do Resource quer usar com este script
§ MinVersion: Versão mínima que o Resource tem de ser (opcional)
§ maxVersion: Versão máxima que o Resource tem de ser (opcional)
§ src: O nome do arquivo de configuração do arquivo
§ type: O tipo de arquivo de configuração: "cliente" ou "server"
§ funçtion: O Nome da função
§ type: Se a função é exportado do lado do servidor ou do cliente (valores válidos são "server" e "client")
§ http: A função pode ser chamada via HTTP (true / false)
§ src: O nome do arquivo para o arquivo HTTP (pode ser um caminho)
§ default: O arquivo html é aquele que é mostrado por padrão quando um visitante / resourceNome / no servidor. HTML pode ser apenas um padrão, o resto são ignorados. (false / true)
§ crua: O arquivo HTML em si não é analisado pelo interpretador Lua é tradado como dados binários. Ele deve ser usado para arquivos binários (principalmente imagens) (true / false)
/>
§ client: A versão mínima do client
§ server: A versão mínima do server
§ false: Transferências de dados do elemento desabilitados para todos os scripts. Isso pode reduzir consideravelmente o tempo de download do mapa.
§ true: Habilitar transferência de dados dos elementos do mapa de todos os scripts (default).
Bem estes seriam ainda mais importantes e mais utilizados são os quatro primeiros, pode-se ver isso e criar o nosso arquivos meta.xml .
Exemplo de arquivo:
Aqui esta um exemplo de um arquivo meta usando algumas das marcas mencionadas:
>
Com isso nós terminamos o "Tutorial meta.xml "
Espero que você tenha entendido.