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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por Weslley_Script Sáb 13 maio 2023 - 15:05

    Nesse artigo venho dar dicas para vocês de como começar na linguagem pawn para desenvolvimento de gamemodes(modos de jogo) e filterscripts(arquivos feitos em PAWN para adicionar certos comandos, coisas etc. ao servidor).

    OBS: Pawn NÃO É uma linguagem SÓ para SA:MP.

    Primeiramente, programar para sa-mp não se aprende da noite pro dia, não é batendo palmas e dando três pulinho que você vai aprender!

    PESQUISE! Você está com uma dúvida e não consegue resolver sua dúvida com pesquisa? PERGUNTE! Mas não peça coisas absurdas, desnecessárias e impossiveis, alias, somos programadores e não mágicos e nem empregados de vocês! Não se esqueça que os programadores não ganham nada para te ajudar, por isso não reclame se ele não quiser te ajudar, pois enche o saco resolver a dúvida dos outros, por causa que é sempre gente te perguntando coisas desnecessárias e absurdas que torra o saco, assim fazendo o programador te crítica ou fala mal de você depois quer você falar: "Ajuda eu tio?".
    Perguntar coisas como: "Como faz sistema de casa?". PÔ! Quer um cafézinho também?!
    Claro, nao é pesquisando no google "Como faz um sistema de casa em pawn para SA:MP - San Andreas Multiplayer ou GTA Online, por favor google ache algum maldito resultado!!!" que você vai achar o que você quer. Por isso estude a linguagem pawn e use um negócio que existe pelo menos em maior parte dos seres humanos chamado C-É-R-E-B-R-O em vez de pedir coisas desnecessárias!
    Matemática ajuda muito, não gosta de matemática? Diga tchau pawn e as linguagens de programação existentes!
    Você tem imaginação? Oi pawn!
    Você não gosta de ler tutoriais, ler apostilas e pesquisar por que tem preguiça? Diga tchau pawn e as linguagens de programação existentes de novo!
    Estude gamemodes, filterscripts, o que for, mas leia, releia, releia de novo até entender tudo o que você quer entender.
    O segredo é ter força de vontade e querer aprender e não ficar querendo tudo na mão beijada.
    Ser iniciante não é desculpa para pedir coisas que não sabem!

    Aqui esta alguns links para estudar pawn

    Tutoriais sobre pawn


    Tutoriais sobre programação


    Só isso pessoal, até mais!

    Feito por: Cr0Nos (texto) & Weslley Script links


    Última edição por Weslley_Script em Dom 21 maio 2023 - 14:48, editado 2 vez(es)



    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP D07Xwqb
    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Yjab9HN

    caioxxtower gosta desta mensagem

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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por caioxxtower Sáb 13 maio 2023 - 15:17

    simples e objetivo para aqueles que só gostam de depender dos outros...
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:13

    Nem é cara nem todo mundo nasceu sabendo como voce 😊
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Samp/pc criando seu proprio aplicativo.

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:21

    Dentro do código existe uma função que contém o IP comum do modo de jogo GTA SA, é só alterar para o IP geral do seu Modo de Jogo. Se você é um programador, eu agradeceria se você bifurcasse o repositório para melhorarmos juntos e contribuirmos com a comunidade.
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:23

    25 linhas (25 sloc) 1,08 KB

    Arquivo de solução do Microsoft Visual Studio, formato versão 12.00
    # Visual Studio Versão 16
    VisualStudioVersion = 16.0.31229.75
    MinimumVisualStudioVersion = 10.0.40219.1
    Projeto ( "{FAE04EC0-301F-11D3-BF4B-00C04F79EFBC}" ) = "pc samp" , "pc samp\pc samp.csproj" , "{9F6409A8-703C-40F3-A498-F6E1852E8FD7}"
    EndProject
    Global
    GlobalSection ( SolutionConfigurationPlatforms ) = preSolution
    Depurar | Qualquer CPU = Depurar| Qualquer CPU
    Lançamento| Qualquer CPU = Liberar| Qualquer CPU
    EndGlobalSection
    GlobalSection ( ProjectConfigurationPlatforms ) = postSolution
    {9F6409A8-703C-40F3-A498-F6E1852E8FD7} . Depurar | Qualquer CPU . ActiveCfg = Depurar| Qualquer CPU
    {9F6409A8-703C-40F3-A498-F6E1852E8FD7} . Depurar | Qualquer CPU . Construir . 0 = Depurar| Qualquer CPU
    {9F6409A8-703C-40F3-A498-F6E1852E8FD7} . Lançamento| Qualquer CPU . ActiveCfg = Liberar| Qualquer CPU
    {9F6409A8-703C-40F3-A498-F6E1852E8FD7} . Lançamento| Qualquer CPU . Construir . 0 = Liberar| Qualquer CPU
    EndGlobalSection
    GlobalSection ( SolutionProperties ) = preSolution
    HideSolutionNode = FALSO
    EndGlobalSection
    GlobalSection ( ExtensibilityGlobals ) = postSolution
    SolutionGuid = {0C306B4D-E24A-4679-98E9-3DCE89B44A72}
    EndGlobalSection
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:25

    usando Sistema . Reflexão ;
    usando Sistema . Tempo de execução . CompilerServices ;
    usando Sistema . Tempo de execução . InteropServiços ;

    // Informações gerais sobre uma montagem são controladas através do seguinte
    // conjunto de atributos. Altere esses valores de atributo para modificar as informações
    // associado a um assembly.
    [ assembly : AssemblyTitle ( " pc samp " ) ]
    [ assembly : AssemblyDescription ( " " ) ]
    [ assembly : AssemblyConfiguration ( " " ) ]
    [ montagem : AssemblyCompany ( " " ) ]
    [ assembly : AssemblyProduct ( " pc samp " ) ]
    [ montagem : AssemblyCopyright ( " Copyright © 2021 " ) ]
    [ assembly : AssemblyTrademark ( " " ) ]
    [ montagem : AssemblyCulture ( " " ) ]

    // Definir ComVisible como false torna os tipos neste assembly invisíveis
    // para componentes COM. Se você precisar acessar um tipo neste assembly de
    // COM, defina o atributo ComVisible como verdadeiro nesse tipo.
    [ montagem : ComVisible ( falso ) ]

    // O seguinte GUID é para o ID do typelib se este projeto for exposto a COM
    [ montagem : Guid ( " 9f6409a8-703c-40f3-a498-f6e1852e8fd7 " ) ]

    // As informações de versão para um assembly consistem nos quatro valores a seguir:
    //
    // Versão principal
    // Versão secundária
    // Número da compilação
    // Revisão
    //
    // Você pode especificar todos os valores ou pode padronizar os números de compilação e revisão
    // usando o '*' conforme mostrado abaixo:
    // [montagem: AssemblyVersion("1.0.*")]
    [ montagem : AssemblyVersion ( " 1.0.0.0 " ) ]
    [ montagem : AssemblyFileVersion ( " 1.0.0.0 " ) ]
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por Weslley_Script Dom 21 maio 2023 - 14:27

    SeraFiM escreveu:Nem é cara nem todo mundo nasceu sabendo como voce 😊
    Ninguem nasceu sabendo, entenda, que a moral do texto é: ninguem é dono ou escravo de ninguem pra ser obrigado a programar ou fazer seja la o que for na hora que for pedido, entendeu?



    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP D07Xwqb
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:28

    73 linhas (64 sloc) 3,12 KB
    //------------------------------------------------ -------------------------
    //
    // Este código foi gerado por uma ferramenta.
    // Versão do tempo de execução:4.0.30319.42000
    //
    // Alterações neste arquivo podem causar comportamento incorreto e serão perdidas se
    // o código é regenerado.
    //

    //------------------------------------------------ -------------------------

    namespace pc_samp . Propriedades {
    usando Sistema ;


    ///
    /// Uma classe de recurso fortemente tipada, para procurar strings localizadas, etc.
    ///

    // Esta classe foi gerada automaticamente pelo StronglyTypedResourceBuilder
    // classe por meio de uma ferramenta como ResGen ou Visual Studio.
    // Para adicionar ou remover um membro, edite seu arquivo .ResX e execute novamente o ResGen
    // com a opção /str ou reconstrua seu projeto VS.
    [ global ::Sistema . CodeDom . Compilador . GeneratedCodeAttribute ( " System.Resources.Tools.StronglyTypedResourceBuilder " , " 16.0.0.0 " ) ]
    [ global ::Sistema . Diagnósticos . DebuggerNonUserCodeAttribute ( ) ]
    [ global ::Sistema . Tempo de execução . CompilerServices . CompilerGeneratedAttribute ( ) ]
    recursos de classe interna {

    private static global ::System . Recursos . ResourceManager resourceMan ;

    private static global ::System . Globalização . CultureInfo resourceCulture ;

    [ global ::Sistema . Diagnósticos . CodeAnálise . SuppressMessageAttribute ( " Microsoft.Performance " , " CA1811:AvoidUncalledPrivateCode " ) ]
    Recursos internos ( ) {
    }

    ///
    /// Retorna a instância do ResourceManager em cache usada por esta classe.
    ///

    [ global ::Sistema . ComponentModel . EditorBrowsableAttribute ( global ::System . ComponentModel . EditorBrowsableState . Advanced ) ]
    interno estático global ::Sistema . Recursos . ResourceManager ResourceManager {
    obter {
    if ( objeto . ReferenceEquals ( resourceMan , null ) ) {
    global ::Sistema . Recursos . ResourceManager temp = new global ::System . Recursos . ResourceManager ( " pc_samp.Properties.Resources " , typeof ( Resources ) .Assembly ) ; _
    resourceMan = temp ;
    }
    return resourceMan ;
    }
    }

    ///
    /// Substitui a propriedade CurrentUICulture do thread atual para todos
    /// pesquisas de recursos usando esta classe de recurso fortemente tipada.
    ///

    [ global ::Sistema . ComponentModel . EditorBrowsableAttribute ( global ::System . ComponentModel . EditorBrowsableState . Advanced ) ]
    interno estático global ::Sistema . Globalização . CultureInfo Cultura {
    obter {
    return resourceCulture ;
    }
    definir {
    recursoCultura = valor ;
    }
    }

    ///
    /// Procura um recurso localizado do tipo System.Drawing.Bitmap.
    ///

    Sistema estático interno . Desenho . Bitmap wallpaperflare_com_wallpaper__3_ {
    obter {
    objeto obj = ResourceManager . GetObject ( " wallpaperflare.com_wallpaper(3) " , resourceCulture ) ;
    return ( ( Sistema . Desenho . Bitmap ) ( obj ) ) ;
    }
    }
    }
    }
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:29

    124 linhas (113 sloc) 5,98 KB

    _ _

    < xsd : schema id = " root " xmlns = " " xmlns : xsd = " http://www.w3.org/2001/XMLSchema " xmlns : msdata = " urn:schemas-microsoft-com:xml-msdata " >
    < xsd : import namespace = " http://www.w3.org/XML/1998/namespace " />
    < xsd : nome do elemento = " root " msdata : IsDataSet = " true " >
    < xsd : tipocomplexo >
    < xsd : escolha maxOccurs = " unbounded " >
    < xsd : nome do elemento = " metadados " >
    < xsd : tipocomplexo >
    < xsd : sequência >
    < xsd : nome do elemento = " valor " tipo = " xsd: string " minOccurs = " 0 " />

    < xsd : atributo name = " name " use = " required " type = " xsd:string " />
    < xsd : nome do atributo = " tipo " tipo = " xsd: string " />
    < xsd : nome do atributo = " mimetype " type = " xsd:string " />
    < xsd : atributo ref = " xml:espaço " />


    < xsd : nome do elemento = " montagem " >
    < xsd : tipocomplexo >
    < xsd : nome do atributo = " alias " type = " xsd:string " />
    < xsd : nome do atributo = " nome " tipo = " xsd: string " />


    < xsd : nome do elemento = " dados " >
    < xsd : tipocomplexo >
    < xsd : sequência >
    < xsd : nome do elemento = " valor " tipo = " xsd: string " minOccurs = " 0 " msdata : Ordinal = " 1 " />
    < xsd : nome do elemento = " comentário " tipo = " xsd: string " minOccurs = " 0 " msdata : Ordinal = " 2 " />

    < xsd : atributo name = " name " type = " xsd:string " use = " required " msdata : Ordinal = " 1 " />
    < xsd : nome do atributo = " tipo " tipo = " xsd: string " msdata : Ordinal = " 3 " />
    < xsd : atributo name = " mimetype " type = " xsd:string " msdata : Ordinal = " 4 " />
    < xsd : atributo ref = " xml:espaço " />


    < xsd : nome do elemento = " resheader " >
    < xsd : tipocomplexo >
    < xsd : sequência >
    < xsd : nome do elemento = " valor " tipo = " xsd: string " minOccurs = " 0 " msdata : Ordinal = " 1 " />

    < xsd : atributo name = " name " type = " xsd:string " use = " required " />






    < resheader name = " resmimetype " >
    < valor >texto/microsoft-resx

    < resheader name = " versão " >
    < valor >2,0

    < resheader name = " leitor " >
    < value >System.Resources.ResXResourceReader, System.Windows.Forms, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089

    < resheader name = " escritor " >
    < value >System.Resources.ResXResourceWriter, System.Windows.Forms, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089

    < assembly alias = " System.Windows.Forms " name = " System.Windows.Forms, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b77a5c561934e089 " />
    < data name = " wallpaperflare.com_wallpaper (3) " type = " System.Resources.ResXFileRef, System.Windows.Forms " >
    < value >..\Resources\wallpaperflare.com_wallpaper (3).jpg;System.Drawing.Bitmap, System.Drawing, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a

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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:30

    29 linhas (25 sloc) 1,04 KB
    //------------------------------------------------ -------------------------
    //
    // Este código foi gerado por uma ferramenta.
    // Versão do tempo de execução:4.0.30319.42000
    //
    // Alterações neste arquivo podem causar comportamento incorreto e serão perdidas se
    // o código é regenerado.
    //

    //------------------------------------------------ -------------------------


    namespace pc_samp . Propriedades
    {
    [ global ::Sistema . Tempo de execução . CompilerServices . CompilerGeneratedAttribute ( ) ]
    [ global ::Sistema . CodeDom . Compilador . GeneratedCodeAttribute ( " Microsoft.VisualStudio.Editors.SettingsDesigner.SettingsSingleFileGenerator " , " 11.0.0.0 " ) ]
    classe parcial selada interna Configurações : global ::System . Configuração . ApplicationSettingsBase
    {

    private static Settings defaultInstance = ( ( Settings ) ( global ::System . Configuration . ApplicationSettingsBase . Synchronized ( new Settings ( ) ) ) )) ;

    padrão de configurações públicas estáticas
    {
    pegar
    {
    return defaultInstance ;
    }
    }
    }
    }
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    [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP Empty Re: [ARTIGO] Guia para começar em PAWN para SA-MP

    Mensagem por SeraFiM Dom 21 maio 2023 - 14:31

    7 linhas (7 sloc) 242 bytes

    < SettingsFile xmlns = " http://schemas.microsoft.com/VisualStudio/2004/01/settings " CurrentProfile = " (Padrão) " >
    < Perfis >
    < Nome do Perfil = " (Padrão) " />

    < Configurações />



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