Como criar plugins para Amx Mod X
Para aprender a cliar plugins é necessário conhecer um pouco de programação, conhecer a estrutura e as funções do AMX MOD X, conhecer os paths, a engine do Half-Life, além de saber manipular executáveis e ter noção de cabeçalhos, implementação, operadores, classes, etc.
Antes de tudo faça o download do progrma AMXX Studio: clique aqui
este programa serve para erve para editar e compilar os plugins.
Instale e abra o AMXX Studio. Geralmente terá um plugin aberto no programa. Apague e comece um novo.
Inclua a biblioteca que será utilizada. Para isto basta escreva:
A biblioteca principal, que tem que ser utilizada em todos os plugins é a amxmodx:
Escrever função no AMXModX:
Primeiramente defina qual tipo de função é. No caso é uma função do tipo PUBLIC. Inicie a função escrevendo da seguinte forma:
O plugin se baiseia em mostrar uma mensagem de boas vindas ao usuário quando ele entrar no server. Então o que é necessário para isso?
É necessário identificar a entrada do usuário no servidor. Exixte uma função pronta para na biblioteca amxmodx, que foi adicionada no início do tutorial.
Esta função é a client_putinserver(id), que poderá ser iniciada como função pública (PUBLIC): client_putinserver
Até aqui você já sabe como iniciar a função, então agora você vai continuar a aprender sobre o que será feito dentro dela e pois iremos voltar a função que identifica o usuário quando ele entra no servidor.
É preciso imprimir a mensagem para o usuário, então use a função client_print (id, tipo_de_mensagem, "mensagem")
Para concluir, clique em File > Save As e salve com o nome que você quiser. Depois compile o aqruivo clicando na seta verde. Pronto.
O resultado final deve ser mais ou menos igual a esse:
Creditos por te postado o tutorial: Weslley_Script bons estudos!
Antes de tudo faça o download do progrma AMXX Studio: clique aqui
este programa serve para erve para editar e compilar os plugins.
Instale e abra o AMXX Studio. Geralmente terá um plugin aberto no programa. Apague e comece um novo.
Inclua a biblioteca que será utilizada. Para isto basta escreva:
- Código:
#include <Nome da Biblioteca>
A biblioteca principal, que tem que ser utilizada em todos os plugins é a amxmodx:
- Código:
#include <amxmodx>
Escrever função no AMXModX:
Primeiramente defina qual tipo de função é. No caso é uma função do tipo PUBLIC. Inicie a função escrevendo da seguinte forma:
- Código:
public nome_da_funcao()
{
// espaço aonde será chamada outras funções.<br>
}
- Código:
public plugin_init()
{
// espaço aonde será chamada outras funções.
}
- Código:
public plugin_init()<br>
{<br>
register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")
// a funçao deve ser usada na forma de register_plugin("Nome do
Plugin","Versao do Plugin", " Nome do <a href='#' onClick="hwClick1681852443158(916484492);return
false;" style='cursor: hand; color:#009900; text-decoration:underline;<br>
border-bottom:dotted 1px;' onmouseover="hw1681852443158(event, this,
'916484492'); this.style.cursor='hand'; <br>
this.style.textDecoration='underline';<br>
this.style.borderBottom='solid';" onmouseout="hideMaybe(event, this);
this.style.cursor='hand'; <br>
this.style.textDecoration='underline'; <br>
this.style.borderBottom='dotted<br>
1px'; " oncontextmenu="return false;">Autor</a>" )<br>
// . . .<br>
}
- Código:
public plugin_init()<br>
{<br>
register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")<br>
return PLUGIN_CONTINUE // define que seu plugin continuará rodando...<br>
}
O plugin se baiseia em mostrar uma mensagem de boas vindas ao usuário quando ele entrar no server. Então o que é necessário para isso?
É necessário identificar a entrada do usuário no servidor. Exixte uma função pronta para na biblioteca amxmodx, que foi adicionada no início do tutorial.
Esta função é a client_putinserver(id), que poderá ser iniciada como função pública (PUBLIC): client_putinserver
- Código:
public client_putinserver(id) // iniciando a função para identificar
se o usuario entrou no server, o 'id' representa a indentificaçao
do usuario, ou seja, quem é ele para o jogo.
{
/ . . .
}
Até aqui você já sabe como iniciar a função, então agora você vai continuar a aprender sobre o que será feito dentro dela e pois iremos voltar a função que identifica o usuário quando ele entra no servidor.
É preciso imprimir a mensagem para o usuário, então use a função client_print (id, tipo_de_mensagem, "mensagem")
- Código:
public print_msg(id) // Inciando a funçao feita por voce, ela será public
e tera como parametro ( o que ta dentro do '()' ) o 'id' do usuário<br>
{
client_print(id, print_chat, "Bem-vindo ao meu servidor")<br>
// aqui é chamada a funçao client_print como explicado acima...
o segundo parametro 'print_chat' define que a mensagem vai aparecer no
chat do usuário<br>
}
- Código:
public client_putinserver(id)<br>
{<br>
set_task(4.0, "print_msg", id)// vai chamar a funçao 'print_msg'
depois de 4 segundos para o usuário 'id'<br>
return PLUGIN_CONTINUE // continua a rodar o plugin<br>
}
Para concluir, clique em File > Save As e salve com o nome que você quiser. Depois compile o aqruivo clicando na seta verde. Pronto.
O resultado final deve ser mais ou menos igual a esse:
- Código:
#include <amxmodx>
public plugin_init()
{
register_plugin("Welcome MSG","1.0","OffspringBR")
//return PLUGIN_CONTINUE
}
public client_putinserver(id)
{
set_task(4.0, "print_msg", id)
//return PLUGIN_CONTINUE
}
public print_msg(id)
{
client_print(id, print_chat, "Bem-vindo ao meu servidor")
}
Creditos por te postado o tutorial: Weslley_Script bons estudos!