Extras:
Esse e meu primeiro tutorial, eu sou novo no forum, quero encinar oque eu sei e aprender oque eu nao sei, em fim comentem ja.
Comeзando o Tutorial (Coisas Básicas Primárias)
1- // - Server de Lembrete, Escreve em vermelho e não será usado no GM (Ficar invisivel a MSG)
2- Playerid - Ver o ID Do Player ( Verificar o ID Dele)
3- Classid - Ver o ID Da Skin.
Núcleos:
Citar:Esse e meu primeiro tutorial, eu sou novo no forum, quero encinar oque eu sei e aprender oque eu nao sei, em fim comentem ja.
Comeзando o Tutorial (Coisas Básicas Primárias)
1- // - Server de Lembrete, Escreve em vermelho e não será usado no GM (Ficar invisivel a MSG)
2- Playerid - Ver o ID Do Player ( Verificar o ID Dele)
3- Classid - Ver o ID Da Skin.
Núcleos:
~r~ Vermelho ~g~ Verde ~b~ Azul ~w~ Branco ~y~ Amarelo ~p~ Roxo ~l~ Preto |
Basicas e Usadas Diariamente:
Citar:~n~ Pular Uma Linha ~<~ Flecha Para Esquerda (Verde) ~>~ Flecha Para Direita (Verde) |
1 - Vamos adicionar um Include A_Samp na Primeira Linha (Topo).
peão Код:- Código:
#include a_samp
Explicando:
peão Код:- Código:
#include a_samp
//Para Ler A Include e Pegar as Funções Para Que Podemos Começar.
//Pegar todas as funções e comandos Ex: SetTimer, SetPlayerHealth, SetPlayerArmour, etc...
2 - Vamos Criar um Main Na Linha De Baixo Da Include.
peão Код:- Código:
principal ( )
{
}
Explicando:
peão Код:- Código:
// principal é como o cabeço do código, sem ele o código compila porem, é apresentado uma mensagem de erro na tela do console.
main ( ) //Quando o Gm Iniciar oque Dizer la no Samp-Server.
{ //Abrir
//Função.
} //Fechar
Exemplo de uso:
peão Код:- Código:
main ( )
{
print ( "Servidor Iniciado" ) ; //Dizer la no CMD (Samp-Server)
}
Agora vamos começar a usar as publics.
3 - Vamos Adicionar Primeiro o OnGamemodeInit.
peão Код:3 - Vamos Adicionar Primeiro o OnGamemodeInit.
- Código:
public OnGameModeInit ( )
{
return 1 ;
}
Explicando :
Praque Serve Essa Public ? R: Serve Quando o gm Inicia Tipo Carregar Textdraws, Contas, Coisas Salvas Etc.
peão Код:Praque Serve Essa Public ? R: Serve Quando o gm Inicia Tipo Carregar Textdraws, Contas, Coisas Salvas Etc.
- Código:
public OnGameModeInit ( )
{ //Abrir
return 1 ; //Dizer que ta Terminado
} //Fechar
Adicionar Uma Classe (Skin) e Sua Função.
peão Код:- Código:
[size=14][size=13]public OnGameModeInit ( )
{
AddPlayerClass ( skinid, Float : X, Float : Y, Float : Z, arma1, arma1_munição, arma2, arma2_munição, arma3, arma3_munição ) ;
retornar 1 ;
}[/size][/size]
[center][/center]
4 - Vamos adicionar um OnGamemodeExit.
peão Код:- Código:
public OnGameModeExit ( )
{
return 1 ;
}
Explicando :
Praque Serve Essa Public ? R: Quando Fecha o Servidor, Ex De Uso: Salvas Dados Do Player, Apagar Diversos, Adiocionar Print Para Monstrar No Log Do Servidor.
peão Код:Praque Serve Essa Public ? R: Quando Fecha o Servidor, Ex De Uso: Salvas Dados Do Player, Apagar Diversos, Adiocionar Print Para Monstrar No Log Do Servidor.
- Código:
public OnGameModeExit ( )
{ //Abrir
return 1 ; //Dizer que ta Terminado
} //Fechar
5 - Vamos adicionar um OnPlayerRequestClass.
peão Код:- Código:
public OnPlayerRequestClass ( playerid, classid )
{
return 1 ;
}
Explicando:
peão Код:- Código:
OnPlayerRequestClass //Quando o Player Vai Escolher uma skin (Seleção de Skin)
playerid //Verifica o ID Do Player
classid //Ve OS Ids Da Classe (Skin)
Exemplo de uso:
Colocando a posição da câmera
peão Код:Colocando a posição da câmera
- Código:
public OnPlayerRequestClass ( playerid, classid )
{
SetPlayerPos ( playerid, Float : x, Float : y, Float : z ) ; //Coloque a skin
SetPlayerInterior ( playerid, interiorid ) ; //Interior Do Player
SetPlayerCameraPos ( playerid, Float : x, Float : y, Float : z ) ; //Lugar da Camera
SetPlayerCameraLookAt (ID do jogador, Float : x, Float : y, Float : z ) ; //Giro Da Camera
return 1 ;
}
6 - Adicionamos a OnPlayerConnect.
peão Код:- Código:
[size=14][size=13]public OnPlayerConnect ( playerid )
{
return 1 ;
}[/size][/size]
[center][/center]
Explicando:
Essa função será usada quando o player Conecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .
peão Код:Essa função será usada quando o player Conecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .
- Código:
public OnPlayerConnect ( playerid )
{
new str [ 78 ] , pnome [ MAX_PLAYER_NAME ] ;
GetPlayerName ( playerid, pnome, sizeof ( pnome ) ) ;
formato ( str, sizeof ( str ) , "%s (ID:%d) Entrou." , pnome, playerid ) ;
SendClientMessageToAll ( -1 , str ) ; retornar 1 ; }
7 - Adicionamos a OnPlayerSpawn.
peão Код:- Código:
[size=14][size=13]public OnPlayerSpawn ( playerid )
{
return 1 ;
}[/size][/size]
[center][/center]
Explicando:
Função usada quando o player spawna no servidor, Ex De Uso: Dar Arma, Dinheiro, Mandar Mensagens.
peão Код:Função usada quando o player spawna no servidor, Ex De Uso: Dar Arma, Dinheiro, Mandar Mensagens.
- Código:
public OnPlayerSpawn ( playerid )
{ //Abre
return 1 ;
} //Fecha
8 - Adicionamos a OnPlayerDisconnect.
peão Код:- Código:
public OnPlayerDisconnect ( playerid )
{
return 1 ;
}
Explicando:
Essa função será usada quando o player Disconecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .
peão Код:Essa função será usada quando o player Disconecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .
- Código:
public OnPlayerDisconnect ( playerid )
{
new str [ 78 ] , pnome [ MAX_PLAYER_NAME ] ;
GetPlayerName ( playerid, pnome, sizeof ( pnome ) ) ;
formato ( str, sizeof ( str ) , "%s (ID:%d) Saiu." , pnome, playerid ) ;
SendClientMessageToAll ( -1 , str ) ; retornar 1 ; }
9 - Adicionamos a CommandText.
peão Код:- Código:
[size=14][size=13]public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
{
return 0 ;
}[/size][/size]
[center][/center]
Explicando:
Essa Função Guarda Todos Os Comandos do Servidor, exemplo De Uso:
peão Код:Essa Função Guarda Todos Os Comandos do Servidor, exemplo De Uso:
- Código:
[size=14][size=13]public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
{
if ( strcmp ( cmdtext, "/seucomando" , true ) == 0 )
{
//Função
return 1 ;
}
retorna 0 ;
}[/size][/size]
[center][/center]
10 - Adicionamos a OnDialogResponse.
peão Код:- Código:
public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, resposta, listitem, inputtext [ ] )
{
return 1 ;
}
Explicando:
Funcionamento Guarda Todos Os Dialogs Do Servidor, Ex De Uso:
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=243197 By: JonathanFeitosa
Seu GM Estais Pronto Para Usar e Aprimorar .
Explicando a função:
peão Код:Funcionamento Guarda Todos Os Dialogs Do Servidor, Ex De Uso:
https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=243197 By: JonathanFeitosa
Seu GM Estais Pronto Para Usar e Aprimorar .
Explicando a função:
- Código:
Retorno 1 ; //Retorna Sim
Return 0 ; //Retorna Nao
{ //Abre
} //Fecha
Códigos Uteis Bem Explicados :
peão Код:- Código:
[size=14][size=13]SendClientMessageToAll //(Manda a Mensagem pra Todos os Player)
SendClientMessage //(Manda a Mensagem pra um Player)
GameTextForPlayer //(Manda uma Mensagem No Meio da Tela Para um Player)
SetPlayerScore //(Define um level Para o PLayer)
GivePlayerWeapon //(Da uma Arma Para o Player)
SetPlayerSkin //(Definir uma Skin Para o Player)
ResetPlayerWeapons //(redefinir as armas do player)
SetPlayerPos //(Teleporta o jogador em tal cordada)
GivePlayerMoney //(da dinheiro ao Player )[/size][/size]
[center][/center]
Dicas,Erros,Criticas (Comentem Pra melhorar min)
Creditos : i7Core
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Dica :
Quer saber um otimo lugar para Aprender tudo de Pawno ? Veja Sim.
https://sampwiki.blast.hk/wiki/Scripting_Basics_PT
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Fim, Obrigado a todos, faзam um bom Proveito e Desculpe pelos erros de portugues pois sao muitos ksks'
Creditos : i7Core
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Dica :
Quer saber um otimo lugar para Aprender tudo de Pawno ? Veja Sim.
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Creditos: i7core