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    [Tutorial] Criando Um Gamemode [GM] Do 0 (Iniciantes) Completo.

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    [Tutorial] Criando Um Gamemode [GM] Do 0 (Iniciantes) Completo. Empty [Tutorial] Criando Um Gamemode [GM] Do 0 (Iniciantes) Completo.

    Mensagem por Weslley_Script Sáb 6 maio 2023 - 6:05

    Extras:

    Esse e meu primeiro tutorial, eu sou novo no forum, quero encinar oque eu sei e aprender oque eu nao sei, em fim comentem ja.

    Comeзando o Tutorial (Coisas Básicas Primárias)

    1- // - Server de Lembrete, Escreve em vermelho e não será usado no GM (Ficar invisivel a MSG)
    2- Playerid - Ver o ID Do Player ( Verificar o ID Dele)
    3- Classid - Ver o ID Da Skin.

    Núcleos:
    Citar:


    ~r~ Vermelho
    ~g~ Verde
    ~b~ Azul
    ~w~ Branco
    ~y~ Amarelo
    ~p~ Roxo
    ~l~ Preto
    Basicas e Usadas Diariamente:
    Citar:


    ~n~ Pular Uma Linha
    ~<~ Flecha Para Esquerda (Verde)
    ~>~ Flecha Para Direita (Verde)
    1 - Vamos adicionar um Include A_Samp na Primeira Linha (Topo).
    peão Код:

    Código:
    #include a_samp


    Explicando:
    peão Код:

    Código:
    #include a_samp



    //Para Ler A Include e Pegar as Funções Para Que Podemos Começar.
    //Pegar todas as funções e comandos Ex: SetTimer, SetPlayerHealth, SetPlayerArmour, etc...

    2 - Vamos Criar um Main Na Linha De Baixo Da Include.
    peão Код:

    Código:
    principal ( )
    {
    }


    Explicando:
    peão Код:

    Código:
    // principal é como o cabeço do código, sem ele o código compila porem, é apresentado uma mensagem de erro na tela do console.
    main ( )  //Quando o Gm Iniciar oque Dizer la no Samp-Server.
    {  //Abrir
        //Função.
    }  //Fechar


    Exemplo de uso:
    peão Код:

    Código:
    main ( )  
    {  
        print ( "Servidor Iniciado" ) ; //Dizer la no CMD (Samp-Server)
    }


    Agora vamos começar a usar as publics.

    3 - Vamos Adicionar Primeiro o OnGamemodeInit.
    peão Код:

    Código:
    public OnGameModeInit ( )
    {
        return  1 ;
    }


    Explicando :

    Praque Serve Essa Public ? R: Serve Quando o gm Inicia Tipo Carregar Textdraws, Contas, Coisas Salvas Etc.
    peão Код:

    Código:
    public OnGameModeInit ( )  
    {  //Abrir
        return  1 ; //Dizer que ta Terminado
    }  //Fechar


    Adicionar Uma Classe (Skin) e Sua Função.
    peão Код:

    Código:
    [size=14][size=13]public OnGameModeInit ( )
    {
         AddPlayerClass ( skinid, Float : X, Float : Y, Float : Z, arma1, arma1_munição, arma2, arma2_munição, arma3, arma3_munição ) ;
        retornar  1 ;
    }[/size][/size]


    [center][/center]

    4 - Vamos adicionar um OnGamemodeExit.
    peão Код:

    Código:
    public OnGameModeExit ( )
    {
        return  1 ;
    }


    Explicando :

    Praque Serve Essa Public ? R: Quando Fecha o Servidor, Ex De Uso: Salvas Dados Do Player, Apagar Diversos, Adiocionar Print Para Monstrar No Log Do Servidor.
    peão Код:

    Código:
    public OnGameModeExit ( )  
    {  //Abrir
        return  1 ; //Dizer que ta Terminado
    }  //Fechar


    5 - Vamos adicionar um OnPlayerRequestClass.
    peão Код:

    Código:
    public OnPlayerRequestClass ( playerid, classid )
    {
        return  1 ;
    }


    Explicando:
    peão Код:

    Código:
    OnPlayerRequestClass //Quando o Player Vai Escolher uma skin (Seleção de Skin)
     playerid //Verifica o ID Do Player
     classid //Ve OS Ids Da Classe (Skin)


    Exemplo de uso:

    Colocando a posição da câmera
    peão Код:

    Código:
    public OnPlayerRequestClass ( playerid, classid )
    {
         SetPlayerPos ( playerid, Float : x, Float : y, Float : z ) ; //Coloque a skin
         SetPlayerInterior ( playerid, interiorid ) ; //Interior Do Player
         SetPlayerCameraPos ( playerid, Float : x, Float : y, Float : z ) ; //Lugar da Camera
         SetPlayerCameraLookAt (ID do jogador, Float : x, Float : y, Float : z ) ; //Giro Da Camera
        return  1 ;
    }


    6 - Adicionamos a OnPlayerConnect.
    peão Код:

    Código:
    [size=14][size=13]public OnPlayerConnect ( playerid )
    {
        return  1 ;
    }[/size][/size]


    [center][/center]

    Explicando:

    Essa função será usada quando o player Conecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .
    peão Код:

    Código:
    public OnPlayerConnect ( playerid )
    {
        new str [ 78 ] , pnome [ MAX_PLAYER_NAME ] ;
        GetPlayerName ( playerid, pnome, sizeof ( pnome ) ) ;
        formato ( str, sizeof ( str ) , "%s (ID:%d) Entrou." , pnome, playerid ) ;
        SendClientMessageToAll ( -1 , str ) ; retornar 1 ; }


         

    7 - Adicionamos a OnPlayerSpawn.
    peão Код:

    Código:
    [size=14][size=13]public OnPlayerSpawn ( playerid )
    {
        return  1 ;
    }[/size][/size]


    [center][/center]

    Explicando:

    Função usada quando o player spawna no servidor, Ex De Uso: Dar Arma, Dinheiro, Mandar Mensagens.
    peão Код:

    Código:
    public OnPlayerSpawn ( playerid )
    {  //Abre
        return  1 ;
    }  //Fecha


    8 - Adicionamos a OnPlayerDisconnect.
    peão Код:

    Código:
    public OnPlayerDisconnect ( playerid )
    {
        return  1 ;
    }


    Explicando:

    Essa função será usada quando o player Disconecta No Servidor Ex: Mandar uma Mensagem a Todos .
    peão Код:

    Código:
    public OnPlayerDisconnect ( playerid )
    {
        new str [ 78 ] , pnome [ MAX_PLAYER_NAME ] ;
        GetPlayerName ( playerid, pnome, sizeof ( pnome ) ) ;
        formato ( str, sizeof ( str ) , "%s (ID:%d) Saiu." , pnome, playerid ) ;
        SendClientMessageToAll ( -1 , str ) ; retornar 1 ; }


         

    9 - Adicionamos a CommandText.
    peão Код:

    Código:
    [size=14][size=13]public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
    {
        return  0 ;
    }[/size][/size]


    [center][/center]

    Explicando:

    Essa Função Guarda Todos Os Comandos do Servidor, exemplo De Uso:
    peão Код:

    Código:
    [size=14][size=13]public OnPlayerCommandText ( playerid, cmdtext [ ] )
    {
        if ( strcmp ( cmdtext, "/seucomando" , true )  ==  0 )
        {
            //Função
            return  1 ;
        }
        retorna  0 ;
    }[/size][/size]


    [center][/center]

    10 - Adicionamos a OnDialogResponse.
    peão Код:

    Código:
    public OnDialogResponse ( playerid, dialogid, resposta, listitem, inputtext [ ] )
    {
        return  1 ;
    }


    Explicando:

    Funcionamento Guarda Todos Os Dialogs Do Servidor, Ex De Uso:

    https://sampforum.blast.hk/showthread.php?tid=243197 By: JonathanFeitosa

    Seu GM Estais Pronto Para Usar e Aprimorar .


    Explicando a função:
    peão Код:

    Código:
    Retorno 1 ; //Retorna Sim
     Return 0 ; //Retorna Nao
    {  //Abre
    }  //Fecha


    Códigos Uteis Bem Explicados :
    peão Код:

    Código:
    [size=14][size=13]SendClientMessageToAll //(Manda a Mensagem pra Todos os Player)
     SendClientMessage //(Manda a Mensagem pra um Player)
     GameTextForPlayer //(Manda uma Mensagem No Meio da Tela Para um Player)
     SetPlayerScore //(Define um level Para o PLayer)
     GivePlayerWeapon //(Da uma Arma Para o Player)
     SetPlayerSkin //(Definir uma Skin Para o Player)
     ResetPlayerWeapons //(redefinir as armas do player)
     SetPlayerPos //(Teleporta o jogador em tal cordada)
     GivePlayerMoney //(da dinheiro ao Player )[/size][/size]


    [center][/center]

    Dicas,Erros,Criticas (Comentem Pra melhorar min)

    Creditos : i7Core

    //////////////////////////////////// ////////////////////////////////////////////////// /////////////////
    Dica :
    Quer saber um otimo lugar para Aprender tudo de Pawno ? Veja Sim.
    https://sampwiki.blast.hk/wiki/Scripting_Basics_PT
    //////////////////////////////////// ////////////////////////////////////////////////// ////////////////

    Fim, Obrigado a todos, faзam um bom Proveito e Desculpe pelos erros de portugues pois sao muitos ksks'


    Creditos: i7core



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      Data/hora atual: Sex 17 maio 2024 - 2:26