SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    [Tutorial] SQLite: Criando um banco de dados.

    Weslley_Script
    Weslley_Script
    SS - Fundador
    SS - Fundador


    Steam Steam : WeslleySSGames
    Zello : WeslleySSGames
    Mensagens : 11378
    Moedas : 1031977
    Data de inscrição : 06/10/2011
    Idade : 28
    Localização : Brasil

    [Tutorial] SQLite: Criando um banco de dados. Empty [Tutorial] SQLite: Criando um banco de dados.

    Mensagem por Weslley_Script Sex 7 Abr 2023 - 9:47

    Como você já viu, eu postei a primeira parte do tutorial de SQLite, algumas funções que serão muito usadas por você, e hoje vou mostrar para você a criação do banco de dados, que é muito simples. Hoje existem vários programas para a manipulação de um banco de dados, porém neste tutorial nгo utilizaremos nenhum deles, faremos tudo a mгo para que vocк grave os conceitos e aprenda mais fбcil, depois se quiser pode sim, baixar um programa porque isso vai facilitar muito a sua vida. Já vou avisando que nуs faremos nosso banco de dados, sem a utilizaзгo de qualquer programa, mas claro se vocк quiser vocк pode baixar, tem muitos por ai um deles й o Sqlite Browser Entгo mгos a obra .

    • Conhecendo o que vamos usar
    • Aplicando no SA-MP
    • Resultado final


    C onhecendo o que vamos usar :
    Iremos fazer uma conexão com a db, e depois usaremos a função db_query para criarmos nossas tabelas e colunas.

    A plicando no SA-MP :
    Para criar um banco de dados pelo SA-MP, é muito fácil. e selecione. E também existe um para criar uma tabela!

    Para criar um banco de dados, você precisa ter uma conexão com ele, mesmo que ele não exista e para fazer isso, como eu já havia comentado no outro tópico é muito fácil. Basta usar a função db_open, seguido do nome da db. Veja:
    PHP como:

    Código:
    new DB:Connect;
    public OnGameModeInit()
    {
          Connect = db_open("teste.db");
          return 1;


    Bom, e agora como eu crio minha tabela? Fácil, ansioso você deverб colocar a cláusula que faz essa operação, estou me referindo a CREATE TABLE IF NOT EXISTS que traduzindo pro português ficaria Criar tabela se nгo existir. Além dessa cláusula, precisamos dar um nome para a tabela que estaremos criando. Este deverá ficar entre aspas invertidas(acho que esse é o nome), ou seja dessa maneira:
    PHP como:

    Código:
    CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste` 

    Certo é isso?
    Nгo. Agora precisamos definir as colunas que essa tabela terá, esses deverão ficar dentro de parenteses () seguidos de aspas invertidas com o nome da coluna e seu tipamento(tipo), ou seja se ela receberá valores inteiros(INTEGER), ou de texto(TEXT ), etc, sem contar outras configurações que a coluna pode ter, ou seja se ela pode ser nula, ou se ela é auto incrementável, etc, veja como é muito simples.
    PHP como:

    Código:
    CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste` (`coluna1` INTEGER); 

    Vamos agora ver outro exemplo..
    PHP como:

    Código:
    CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste2` (`coluna1` TEXT NOT NULL); 

    Bom, é isso?
    Agora porque isso é somente a cláusula do código, mas para que função perfeitamente precisaremos utilizar uma função já conhecida por você(veja o outro tutorial caso não saiba do que estou falando), a db_query. Veja como é fácil:
    PHP como:

    Código:
    db_query(Connect, "CREATE TABLE IF NOT EXISTS `teste2` (`coluna1` TEXT NOT NULL);"); 

    R esultado final :
    Veja como ficou nosso banco de dados depois que ligamos nosso gamemode.
    [Tutorial] SQLite: Criando um banco de dados. RuvtlhG

    Ficou como é super simples? Espero que tenha gostado, e também que não haja nenhum erro.. Pelo que eu vi, não há mais se houver me alertem para eu corrigir.



    Creditos: HaRdiiZin



    [Tutorial] SQLite: Criando um banco de dados. D07Xwqb
    [Tutorial] SQLite: Criando um banco de dados. Yjab9HN

      Data/hora atual: Qua 8 maio 2024 - 20:32