[size=32]LÁGICA DA PROGRAMAÇÃO[/size]
índice
- Introdução à Lógica da Programação
- algoritmo
- Variáveis - Declaração e afins
- operadores
- Condicionais
Introdução à Lógica da Programação
- A lógica da programação nada mais é que a técnica para chegar a uma conclusão lógica, a lógica da programação deve ter uma sequência lógica, a sequência lógica são passos para atingir um objetivo.
algoritmo
- Algoritmo é a sequência que vai nos levar ao nosso objetivo, podemos o classificar como Limpar o chão da cozinha da nossa casa.
EXEMPLO: Preparar o Balde com Água - Jogar a Água - Secar
Explicação:
Preparar o Balde com Água = Inicio
Jogar a Água = Execução
Secar = Finalização.
EXEMPLOІ:
Код:EXEMPLO: Preparar o Balde com Água - Jogar a Água - Secar
Explicação:
Preparar o Balde com Água = Inicio
Jogar a Água = Execução
Secar = Finalização.
EXEMPLOІ:
- Código:
novo a = 2, b = 5;
printf("%d + %d = %d.",a,b,a+b);
----------------------------------
[23:56:15] 2 + 5 = 7
[23:56:15] ----------------------------------
//
Explicação: Vemos que "a" tem o valor de 2, "b" tem o valor 5, então concluímos que a+b = 7 certo?
A lógica da programação consiste em operações claras e precisas, A lógica são operações simples que usamos no nosso dia até limpar o chão da nossa casa
A lógica da programação consiste em operações claras e precisas, A lógica são operações simples que usamos no nosso dia até limpar o chão da nossa casa
Variáveis
Variáveis no peão são declaradas da seguinte forma
Код:- Código:
novo NOME_DA_VARIAVEL;
Para que o compilador aceite uma variável ela tem que ser declarada antes de ser utilizada, toda variável tem seu nome para que o compilador entenda a declaração onde a memória estará reservada As variáveis são lidas da seguinte
forma
[list="box-sizing: border-box; margin-bottom: 10px; color: rgb(51, 51, 51); font-family:"][*]%i para inteiroforma
[*]%d para inteiro
[*]%s para String - Textos ou palavras
[*]%f para Flutua
[*]%c caractere ASCII
[*]%x para Números Hexadecimais
[*]%b para números binários
[/list]
Exemplos:
inteiro
Код:inteiro
- Código:
nova var1 = 44;
printf("var1 = %d ou %i", var1,var1);
Logo imprimirá que var1 = 44.
Corda
Код:- Código:
nova string[]= "Olá mundo";
printf("String quer dizer que %s.", string);
Logo imprimirá que "String quer dizer que Hello World"
Caractere ASCII
Код:- Código:
novo caractere = 65;
printf("character quer dizer que %c.", character);
Logo imprimirá que "character quer dizer que A"
Mas por que imprimiu a letra A?
%c caracteres imprime ASCII
Exemplo
- Código:
printf("character quer dizer que %c%c%c%c%c %c%c%c%c%c.",72,69,76,76,79,87,79,82,76,68) ;
Logo imprimirá que "character quer dizer que HELLO WORLD"
Os números com os caracteres que você pode encontrar na lista ASCII
carros alegóricos
Код:- Código:
novo Flutuação:a = 50,0, Flutuação:b = 60,0;
printf(" Flutuar a = %fe Flutuar:b = %f ",a,b);
Floats são nъmeros flutuantes, no peão servem para pegar coordenados, hp e afins....
operadores
- == Igual a
- != Diferente ou igual a
- > Maior que a
- < Menor que a
- >= Maior ou igual a
- <= Menor ou igual a
Condicionais
igual a
Код:- Código:
if(CondA == CondB)
{
printf(" Condição A é igual a condição B ");
}
Se CondA for igual a CondB o log vai imprimir que "Condição A é igual a Condição B");
Menor que
Код:- Código:
if(CondA < CondB)
{
prinf(" Condição A é menor que Condição B ");
}
Se CondA for menor que a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A é menor que Condiзгo B "
Maior que
Код:- Código:
if(CondA > CondB)
{
prinf(" Condição A é maior que Condição B ");
}
Se CondA for maior que a CondB o log vai imprimir que " Condiзгo A й maior que Condiзгo B "
Maior ou igual - Menor ou igual
Код:- Código:
if(CondA >= CondB)
{
prinf(" Condição A é maior ou igual a Condição B ");
}
Se CondA for maior ou igual a Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й maior ou igual a Condiзгo B "
if(CondA <= CondB)
{
printf(" Condição A é menor ou igual a Condição B ");
}
Se CondA for menor ou igual a Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й menor ou igual a Condiзгo B "
diferente
Код:- Código:
if(CondA != CondB)
{
printf(" Condição A é diferente da Condição B ");
}
Se CondA for diferente de Condiзгo B o log vai imprimir que " Condiзгo A й diferente de Condiзгo B "
Vendo as condições chegamos a conclusão de que Lógica da programação nada mais é que resultados exatos, nas condições se nos referimos a itens iguais a função só vai ser executado caso as variáveis ou os itens sejam iguais, pois as condições funcionam como comparadores exatos, se é igual vai ser executado, se usarmos menor ou igual sу serб executado se os itens forem menores ou iguais.
Bom pessoal esse tutorial foi apenas para tentar ajudar algumas pessoas, desculpem os erros no tutorial ou atй na gramбtica, aceito crнticas pois elas sгo sempre bem vindas, Obrigado..
Bom pessoal esse tutorial foi apenas para tentar ajudar algumas pessoas, desculpem os erros no tutorial ou atй na gramбtica, aceito crнticas pois elas sгo sempre bem vindas, Obrigado..
Creditos: Wellington1999