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    [Tutorial] Sistema de Motor

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    [Tutorial] Sistema de Motor Empty [Tutorial] Sistema de Motor

    Mensagem por Weslley_Script Sex 17 Mar 2023 - 10:30

    Boa tarde, fórum.
    Venho hoje fazer um tutorial do sistema de motor, й um cуdigo simples porйm algumas pessoas tem duvidas do mesmo.
    (Peзo que desconsiderem alguns erros pois й o meu primeiro tutorial)

    Entгo vamos começar.

    Primeiro vamos definir a new como uma variбvel global.
    Coloque no topo de sua gamemode, junto com as outras variбveis



    Código:
    new engine, lights,alarm,doors,bonnet,boot,objective; 

    Agora vamos deixar todos os veнculos desligados, para quando ligar o gamemode nгo ter nada ligado.
    Adicione em sua public OnGameModeInit


    Código:
    ManualVehicleEngineAndLights(); 

    Agora vamos criar o comando "/girarchave" para ligar e desligar o motor do veнculo.



    Código:
    CMD:girarchave(playerid) { 
        if(GetPlayerState(playerid) == PLAYER_STATE_PASSENGER) { // Verifica se o player й passageiro e nгo deixa ligar ou desligar o veнculo
            return SendClientMessage(playerid, COLOR_GREY, "Vocк precisa ser motorista de um veнculo!"); // Mensagem para ele
        }
        if(!IsPlayerInAnyVehicle(playerid)) { // Verifica se o jogador esta em um veнculo 
            return SendClientMessage(playerid, COLOR_GREY, "Vocк nгo estб em um veнculo!"); // Mensagem para ele
        }
        new veiculoid = GetPlayerVehicleID(playerid); // Cria a variavel "veiculoid"
        GetVehicleParamsEx(veiculoid, engine, lights, alarm, doors, bonnet, boot, objective); // Pega os parвmetros criados no comeзo do GM
        if(engine == VEHICLE_PARAMS_OFF || engine == VEHICLE_PARAMS_UNSET) { // Se o veнculo estб desligado, ele liga.
            SetVehicleParamsEx(veiculoid, VEHICLE_PARAMS_ON, lights, alarm, doors, bonnet, boot, objective);
            SendClientMessage(playerid, 0x31B404FF, "Vocк ligou o seu veнculo!");
        } else { // Se o veнculo estб ligado, ele desliga.
            SetVehicleParamsEx(veiculoid, VEHICLE_PARAMS_OFF, lights, alarm, doors, bonnet, boot, objective);
            SendClientMessage(playerid, 0x31B404FF, "Vocк desligou o seu veнculo!");
        }
        return true; // Retorna ao valor


    Agora vamos colocar um atalho para ligar e desligar atravйs de um botгo.



    Código:
    if(newkeys == KEY_SPRINT) // Verifica se o jogador pressionou o ESPAЗO
            {
            if(GetPlayerState(playerid) == PLAYER_STATE_PASSENGER) {
                return SendClientMessage(playerid, COLOR_GREY, "Vocк precisa ser motorista de um veнculo!");
            }
              // A gente remove o IsPlayerAnyVehicle pois sempre que ele apertar espaзo irб aparecer a mensagem.
            new veiculoid = GetPlayerVehicleID(playerid);
            GetVehicleParamsEx(veiculoid, engine, lights, alarm, doors, bonnet, boot, objective);
            if(engine == VEHICLE_PARAMS_OFF || engine == VEHICLE_PARAMS_UNSET) {
                SetVehicleParamsEx(veiculoid, VEHICLE_PARAMS_ON, lights, alarm, doors, bonnet, boot, objective);
                SendClientMessage(playerid, 0x31B404FF, "Vocк ligou o seu veнculo!");
            } else {
                SetVehicleParamsEx(veiculoid, VEHICLE_PARAMS_OFF, lights, alarm, doors, bonnet, boot, objective);
                SendClientMessage(playerid, 0x31B404FF, "Vocк desligou o seu veнculo!");
            }
            return true;
        } 

    Entгo й basicamente isso, й um tutorial simples porйm pode ser ъtil para algumas pessoas.
    Vocкs podem montar seu prуprio sistema com ajuda do Wiki SA-MP.


    Creditos: Raayzeck



    [Tutorial] Sistema de Motor D07Xwqb
    [Tutorial] Sistema de Motor Yjab9HN

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