A realidade da assessoria de imprensa mudou, e como mudou! Com o atropelo das redes sociais nos últimos anos e a consequente exposição de uma marca ou produto, a assessoria tradicional passou por momentos turbulentos.
O que houve foi a descentralização da informação, antes coordenada por um punhado de grandes veículos de comunicação – jornais, revistas e estações de rádio e TV –, por jornalistas dotados do poder singular de fazer ou destruir reputações.
Atualmente, os grandes veículos de comunicação que restaram ainda podem ter um poder consistente – mas o império das redes sociais dizimou muito do que era considerada a imprensa tradicional.
Sim, é mais fácil alcançar um determinado público a partir de uma multiplicidade de veículos pequenos ou médios, de influenciadores ou mesmo de uma audiência própria construída pelo escritor – nosso protagonista em todos os episódios – a partir de suas redes sociais.
Mas esse trabalho tem um preço: um trabalho de formiga constante, incessante, consistente. E tudo isso, como é de se imaginar, não é para todo mundo. Agora, neste episódio, nosso objetivo é descobrir qual a melhor maneira para um autor independente trabalhar a imprensa a seu favor e a favor do seu livro.
O que houve foi a descentralização da informação, antes coordenada por um punhado de grandes veículos de comunicação – jornais, revistas e estações de rádio e TV –, por jornalistas dotados do poder singular de fazer ou destruir reputações.
Atualmente, os grandes veículos de comunicação que restaram ainda podem ter um poder consistente – mas o império das redes sociais dizimou muito do que era considerada a imprensa tradicional.
Sim, é mais fácil alcançar um determinado público a partir de uma multiplicidade de veículos pequenos ou médios, de influenciadores ou mesmo de uma audiência própria construída pelo escritor – nosso protagonista em todos os episódios – a partir de suas redes sociais.
Mas esse trabalho tem um preço: um trabalho de formiga constante, incessante, consistente. E tudo isso, como é de se imaginar, não é para todo mundo. Agora, neste episódio, nosso objetivo é descobrir qual a melhor maneira para um autor independente trabalhar a imprensa a seu favor e a favor do seu livro.