A Zoetop, empresa dona das marcas Shein e Romwe, voltadas para a moda ‘fast fashion’, terá que pagar ao estado de Nova York US$ 1,9 milhão por uma violação de dados que afetou milhões de clientes.
Essa multa se deu por acusações de que a Zoetop não conseguiu proteger informações de seus clientes, não informou adequadamente os usuários sobre uma violação de dados e tentou manter a extensão do vazamento em sigilo.
A multa aconteceu logo após investigação do Gabinete do Procurador-Geral sobre um hack em 2018, no qual foram roubadas informações pessoais e de cartão de crédito como nomes, e-mails e senhas com hash. A violação de dados afetou 39 milhões de contas Shein e 7 milhões de Romwe, incluindo mais de 800 mil contas pertencentes a nova-iorquinos.
Segundo a OAG, depois que a Zoetop soube do hack, a empresa entrou em contato com alguns dos clientes afetados e não conseguiu redefinir as senhas de nenhuma das contas.
Para 32,5 milhões de contas Shein, a Zoetop não alertou seus usuários de que suas informações de login haviam sido expostas. A empresa também é acusada de deturpar o número de clientes cujos dados foram roubados e dizer que não tinha provas de que as informações do cartão de crédito tinham sido roubadas.
Dois anos depois, os clientes da Romwe foram notificados de uma violação de dados após a Zoetop ter encontrado logins de clientes na dark web que se acredita serem do hack de 2018.
Quando a Zoetop finalmente redefiniu as senhas de todos os clientes da Romwe em dezembro de 2020, a investigação descobriu que as suas senhas tinham expirado após não terem sido alteradas durante um ano. Em fevereiro seguinte, ela substituiu essa mensagem por outra que dizia simplesmente: “Detectamos atividade suspeita, verifique sua identidade para restaurar sua conta”.
A investigação da OAG também descobriu que a Zoetop “não conseguiu manter medidas de segurança razoáveis” no momento do hack, incluindo o uso insuficiente de sistemas de gerenciamento de senhas e o não monitoramento de problemas de segurança, ou um plano abrangente em caso de ataque cibernético.
O site de comércio eletrônico é muito popular entre os jovens de todo o mundo, produzindo um fluxo quase constante de roupas e acessórios a preços baixos. Além disso, a Shein foi avaliada em mais de US$ 100 bilhões este ano.
Via: The Verge
Essa multa se deu por acusações de que a Zoetop não conseguiu proteger informações de seus clientes, não informou adequadamente os usuários sobre uma violação de dados e tentou manter a extensão do vazamento em sigilo.
A multa aconteceu logo após investigação do Gabinete do Procurador-Geral sobre um hack em 2018, no qual foram roubadas informações pessoais e de cartão de crédito como nomes, e-mails e senhas com hash. A violação de dados afetou 39 milhões de contas Shein e 7 milhões de Romwe, incluindo mais de 800 mil contas pertencentes a nova-iorquinos.
Segundo a OAG, depois que a Zoetop soube do hack, a empresa entrou em contato com alguns dos clientes afetados e não conseguiu redefinir as senhas de nenhuma das contas.
Para 32,5 milhões de contas Shein, a Zoetop não alertou seus usuários de que suas informações de login haviam sido expostas. A empresa também é acusada de deturpar o número de clientes cujos dados foram roubados e dizer que não tinha provas de que as informações do cartão de crédito tinham sido roubadas.
Dois anos depois, os clientes da Romwe foram notificados de uma violação de dados após a Zoetop ter encontrado logins de clientes na dark web que se acredita serem do hack de 2018.
Quando a Zoetop finalmente redefiniu as senhas de todos os clientes da Romwe em dezembro de 2020, a investigação descobriu que as suas senhas tinham expirado após não terem sido alteradas durante um ano. Em fevereiro seguinte, ela substituiu essa mensagem por outra que dizia simplesmente: “Detectamos atividade suspeita, verifique sua identidade para restaurar sua conta”.
A investigação da OAG também descobriu que a Zoetop “não conseguiu manter medidas de segurança razoáveis” no momento do hack, incluindo o uso insuficiente de sistemas de gerenciamento de senhas e o não monitoramento de problemas de segurança, ou um plano abrangente em caso de ataque cibernético.
O site de comércio eletrônico é muito popular entre os jovens de todo o mundo, produzindo um fluxo quase constante de roupas e acessórios a preços baixos. Além disso, a Shein foi avaliada em mais de US$ 100 bilhões este ano.
Via: The Verge