Adicionado Sprites Personalizadas
Este tutorial irá passar instruções de como adicionar sprites (customizadas) em seu servidor. Tanto com alpha (para logotipos, ícones, etc), como também imagens inteiras (para intros, telas de espera, etc...)
Este tutorial irá passar instruções de como adicionar sprites (customizadas) em seu servidor. Tanto com alpha (para logotipos, ícones, etc), como também imagens inteiras (para intros, telas de espera, etc...)
Este não será um tutorial de como modelar um objeto. Apenas aproveitar um objeto que esteja em seu servidor, para anexar uma imagem em seu arquivo de textura e utilizar como sprite.
Ferramentas utilizadas
- Photoshop
- TXD WorkShop
- TDEditor
Caso você tenha outras ferramentas, apenas deve seguir poucos passos. Para quem já usa, será menos complicado.
1 - Editando a imagem desejada
1.1.1. Primeiramente, você deve estar ciente que, as imagens devem ter seu formato de resolução em seu valor multiplo de 2 (ou divisível por 8), formatos que são recomendados para usar em jogo (64x64, 128x128, 256x256, 512x512, ...).
1.1.2. Caso você queira usar a imagem como um ícone ou logotipo, você deve adicionar o alpha a sua imagem.
1.1.3. Caso você queira usar uma imagem sem necessidade de alpha (fundo transparente), apenas mude o tamanho desta e pule a parte de edição da imagem.
1.2. Abra o seu editor de imagens (no meu caso, photoshop) para fazer as mudanças necessárias a imagem.
1.3. Eu obtive este logotipo do SA-MP, ele já é recortado, assim farei poucas mudanças nele.
1.4. Agora, vou acessar a logo que desejo para realizar a mudança de tamanho da resolução desta imagem.
1.5. E logo de cara, vou notar que esta imagem não seria compatível para utilizar como sprite (pois não é um valor aconselhável para utilizar em jogo). Entгo vou editar de uma maneira que não fará uma distorção desta.
1.6.1. Feito isso, vou agora selecionar a logo que desejo selecionar para aplicar o alpha (Use o Magic Tool que este ira selecionar tudo Sozinho!)
1.6.2. Depois vou na opзгo lateral, acesso a aba channels e clico no ícone abaixo (quadrado com um circulo). Quando clicar, irá aparecer em channel o alpha, quando clicar a imagem deve aparecer semelhante (preto onde foi selecionado)
1.7. Feito isso, salve a imagem.
2 - Adicionando imagem ao arquivo de texturas (TXD)
2.1. Abra o TXD WorkShop e em seguida Open TXD (para abrir o arquivo de textura que desejamos).
2.2. Depois crie uma imagem ao arquivo de textura
2.3.1. Irá aparecer uma caixa de dialogo. Você pode selecionar 8bpp.
2.3.2. Depois de criar a imagem, você irá selecionar a imagem que acabou de ser criada e iremos importar a imagem que desejamos.
2.4. Assim a imagem será mostrada no programa. Dк dois cliques e irá aparecer as propriedades. Coloque o nome que deseja. (OBS.: Não marque compressed ainda). Só marque alpha caso seja necessário utilizar.
Se houver mais imagens, repita o processo (crie uma imagem, selecione a imagem e depois importe ao txd).
Obs.: Caso todas as texturas anteriores estejam mostrando "Compressed...", você deve dar um duplo clique nas imagens que acabou de adicionar e marcar compressed. Acontece que, isto diminui o tamanho do arquivo, e o objeto pode não funcionar corretamente caso exista imagens com/sem compressгo.
2.5. Adicionada todas as imagens desejadas, salve o arquivo txd e confira se não dará erros.
Erros podem ocorrer caso o arquivo de texturas jб tenha muitas imagens ou esteja muito grande.
O nome é importante pois este será utilizado no próximo passo. Não defina nomes do qual já foram definidos no mesmo arquivo de textura.
3 - Criando textdraw (sprite) no servidor
3.1. Primeiramente confira o id do objeto do qual você adicionou as imagens, ao arquivo de textura. Eu apliquei as imagens ao arquivo wallzzz.txd, e o id do objeto que usa esta textura o -2000. Vocк pode alterar isto, esta foi minha definiзгo entгo devo ficar atento a isto.
3.2. Conecte em seu servidor de testes e fará novamente o download do arquivo de textura (automaticamente)
3.3. Crie uma nova Textdraw como sprite (para aqueles que não sabem, é só clicar com o botгo direito do mouse no Adicionar Textdraw (+)
3.4. Depois disso, clique com botão direito do mouse em "text" e escreva o mdl-id:nomedaimagem (conforme id você verificou e a imagem que acabou de adicionar ao arquivo, conforme no passo 2.4).
3.5. Quando você der enter, você verá Sua logo/ícone/imagem irá aparecer
A partir disso, só justar e exportar como quiser.
Lembre-se: Isto só não funciona na SA-MP 0.3.DL.
Ferramentas utilizadas
- Photoshop
- TXD WorkShop
- TDEditor
Caso você tenha outras ferramentas, apenas deve seguir poucos passos. Para quem já usa, será menos complicado.
1 - Editando a imagem desejada
1.1.1. Primeiramente, você deve estar ciente que, as imagens devem ter seu formato de resolução em seu valor multiplo de 2 (ou divisível por 8), formatos que são recomendados para usar em jogo (64x64, 128x128, 256x256, 512x512, ...).
1.1.2. Caso você queira usar a imagem como um ícone ou logotipo, você deve adicionar o alpha a sua imagem.
1.1.3. Caso você queira usar uma imagem sem necessidade de alpha (fundo transparente), apenas mude o tamanho desta e pule a parte de edição da imagem.
1.2. Abra o seu editor de imagens (no meu caso, photoshop) para fazer as mudanças necessárias a imagem.
1.3. Eu obtive este logotipo do SA-MP, ele já é recortado, assim farei poucas mudanças nele.
1.4. Agora, vou acessar a logo que desejo para realizar a mudança de tamanho da resolução desta imagem.
1.5. E logo de cara, vou notar que esta imagem não seria compatível para utilizar como sprite (pois não é um valor aconselhável para utilizar em jogo). Entгo vou editar de uma maneira que não fará uma distorção desta.
1.6.1. Feito isso, vou agora selecionar a logo que desejo selecionar para aplicar o alpha (Use o Magic Tool que este ira selecionar tudo Sozinho!)
1.6.2. Depois vou na opзгo lateral, acesso a aba channels e clico no ícone abaixo (quadrado com um circulo). Quando clicar, irá aparecer em channel o alpha, quando clicar a imagem deve aparecer semelhante (preto onde foi selecionado)
1.7. Feito isso, salve a imagem.
2 - Adicionando imagem ao arquivo de texturas (TXD)
2.1. Abra o TXD WorkShop e em seguida Open TXD (para abrir o arquivo de textura que desejamos).
2.2. Depois crie uma imagem ao arquivo de textura
2.3.1. Irá aparecer uma caixa de dialogo. Você pode selecionar 8bpp.
2.3.2. Depois de criar a imagem, você irá selecionar a imagem que acabou de ser criada e iremos importar a imagem que desejamos.
2.4. Assim a imagem será mostrada no programa. Dк dois cliques e irá aparecer as propriedades. Coloque o nome que deseja. (OBS.: Não marque compressed ainda). Só marque alpha caso seja necessário utilizar.
Se houver mais imagens, repita o processo (crie uma imagem, selecione a imagem e depois importe ao txd).
Obs.: Caso todas as texturas anteriores estejam mostrando "Compressed...", você deve dar um duplo clique nas imagens que acabou de adicionar e marcar compressed. Acontece que, isto diminui o tamanho do arquivo, e o objeto pode não funcionar corretamente caso exista imagens com/sem compressгo.
2.5. Adicionada todas as imagens desejadas, salve o arquivo txd e confira se não dará erros.
Erros podem ocorrer caso o arquivo de texturas jб tenha muitas imagens ou esteja muito grande.
O nome é importante pois este será utilizado no próximo passo. Não defina nomes do qual já foram definidos no mesmo arquivo de textura.
3 - Criando textdraw (sprite) no servidor
3.1. Primeiramente confira o id do objeto do qual você adicionou as imagens, ao arquivo de textura. Eu apliquei as imagens ao arquivo wallzzz.txd, e o id do objeto que usa esta textura o -2000. Vocк pode alterar isto, esta foi minha definiзгo entгo devo ficar atento a isto.
3.2. Conecte em seu servidor de testes e fará novamente o download do arquivo de textura (automaticamente)
3.3. Crie uma nova Textdraw como sprite (para aqueles que não sabem, é só clicar com o botгo direito do mouse no Adicionar Textdraw (+)
3.4. Depois disso, clique com botão direito do mouse em "text" e escreva o mdl-id:nomedaimagem (conforme id você verificou e a imagem que acabou de adicionar ao arquivo, conforme no passo 2.4).
3.5. Quando você der enter, você verá Sua logo/ícone/imagem irá aparecer
A partir disso, só justar e exportar como quiser.
Lembre-se: Isto só não funciona na SA-MP 0.3.DL.
Creditos: Aeronyx