Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, utilize o espaço para comentários abaixo e escreva sua pergunta].
>>> É seguro usar versões alternativas do Android?
Olá, Ronaldo! Eu possuo um smartphone Lenovo A7010, esse aparelho apresenta um desempenho que atende as minhas necessidades. Porém não está mais recebendo atualizações do sistema. E por esse motivo estou avaliando a possibilidade de instalar uma versão alternativa do Android. Essas versões independentes são seguras? Bruno
Olá, Bruno! Sim, é seguro instalar versões alternativas do Android. Mas é recomendável escolher entre os projetos alternativos amplamente reconhecido pelo mercado. O Android é um sistema operacional de código aberto, isso possibilita que desenvolvedores do mundo inteiro possam contribuir na manutenção de versões do sistema. Confira aqui, a avaliação das melhores versões do Android, para dar um upgrade no seu smartphone.
>>> Indicação de programa gratuito para edição de vídeos
Oi, Ronaldo! Eu estou começando a criar os meus próprios vídeos, mas não quero usar programas pagos para a edição. Você poderia indicar algum programa gratuito? Camila
Olá, Camila! Entre os melhores programas gratuitos para edição de vídeo, eu recomendo você usar o Lightworks. Nessa publicação aqui, tem mais detalhes sobre as suas funcionalidades e como usá-lo.
>>> Como recuperar arquivos que foram apagados da lixeira?
Oi, Ronaldo! Eu apaguei acidentalmente alguns arquivos que estavam na lixeira. Existe alguma maneira de eu recuperá-los? Guilherme
Olá, Guilherme! O sucesso na recuperação de arquivos apagados nem sempre é garantido, pois depende do volume de dados sobrescritos no HD. Mas existem programas que permitem tentar recuperar boa parte dos dados perdidos. Entre os programas testados, o que apresentou a maior capacidade de recuperação de arquivos apagados se chama Disk Drill.