• Handlers - Pawn.RakNet
Com handlers (manipuladores), você pode registrar uma callback para manipular pacotes e RPCs. Basicamente seria a mesma coisa que usar as callbacks originais OnIncomingRPC/Packet e OnOutcomingRPC/Packet, sendo que apenas o pacote/RPC específico utilizado por você ao registrar o handler, vai chegar na callback.
Tipos de handlers:
-PR_INCOMING_RPC: RPCs mandados pelo cliente ao servidor.
-PR_INCOMING_PACKET: Pacotes mandados pelo cliente ao servidor.
-PR_OUTCOMING_RPC: RPCs mandados pelo servidor ao cliente.
-PR_OUTCOMING_PACKET: Pacotes mandados pelo servidor ao cliente.
Função:
PR_RegHandler(id, const publicname[], PR_HandlerType:type)
id - O ID do Pacote/RPC que vai utilizar o handler.
publicname - A callback que será utilizada como handler (manipulador) do Pacote/RPC.
type - O tipo de handler (manipulador) que você vai registrar.
• Registrando um handler
Registrar um handler é bem simples. Leve em consideração que a callback de um handler deve ter dois parâmetros, sendo um para o jogador que vai receber/enviar o pacote/RPC (playerid) e outro para o BitStream (BitStream:bs).
O exemplo acima é facil de entender, podemos manipular o pacote 207 na callback OnFootSync.
Não vou explicar por que ignorar 8 bits, isso já foi explicado no tutorial anterior sobre pacotes. Eu recomendo você a ler os últimos dois tutoriais sobre RPCs e Pacotes antes de chegar no assunto de handlers (manipuladores).
• Erros relacionados com handlers
Esses são dois erros que podem aparecer em seus logs ao tentar registrar um handler:
n_PR_RegHandler: Public "Nome da callback que você usou" does not exist. - Bem óbvio, a callback que você registrou ao handler não existe, logo ele não funcionará.
n_PR_RegHandler: invalid array(T, N) subscript - O ID do RPC/Pacote é inválido, como, por exemplo, um ID de RPC acima de MAX_RPC_MAP_SIZE (254).
• Considerações
- Leve em consideração que as callbacks originais (OnIncomingPacket/RPC e OnOutcomingPacket/RPC) sempre vão ser chamadas antes das callbacks dos handlers. Então, se você tem um handler para o pacote 208 e retornar 0 na callback original, a callback do handler não será chamada.
-Só pode haver um handler por RPC/Pacote. Se você criar dois handlers para um mesmo pacote/RPC, apenas o último handler criado funcionará.
-Se você registrar um handler e deixar o segundo parâmetro da função vazio (a callback do handler), o servidor vai sofrer um crash.
Com handlers (manipuladores), você pode registrar uma callback para manipular pacotes e RPCs. Basicamente seria a mesma coisa que usar as callbacks originais OnIncomingRPC/Packet e OnOutcomingRPC/Packet, sendo que apenas o pacote/RPC específico utilizado por você ao registrar o handler, vai chegar na callback.
Tipos de handlers:
-PR_INCOMING_RPC: RPCs mandados pelo cliente ao servidor.
-PR_INCOMING_PACKET: Pacotes mandados pelo cliente ao servidor.
-PR_OUTCOMING_RPC: RPCs mandados pelo servidor ao cliente.
-PR_OUTCOMING_PACKET: Pacotes mandados pelo servidor ao cliente.
Função:
PR_RegHandler(id, const publicname[], PR_HandlerType:type)
id - O ID do Pacote/RPC que vai utilizar o handler.
publicname - A callback que será utilizada como handler (manipulador) do Pacote/RPC.
type - O tipo de handler (manipulador) que você vai registrar.
• Registrando um handler
Registrar um handler é bem simples. Leve em consideração que a callback de um handler deve ter dois parâmetros, sendo um para o jogador que vai receber/enviar o pacote/RPC (playerid) e outro para o BitStream (BitStream:bs).
- Código:
#define ID_PLAYER_SYNC 207
public OnGameModeInit()
{
PR_RegHandler(ID_PLAYER_SYNC, "OnFootSync", PR_INCOMING_PACKET);
return 1;
}
forward OnFootSync(playerid, BitStream:bs);
public OnFootSync(playerid, BitStream:bs)
{
new On_FootSync[PR_OnFootSync];
BS_IgnoreBits(bs, 8);
BS_ReadOnFootSync(bs, On_FootSync);
printf("Minha arma atual tem o ID: %i", On_FootSync[PR_weaponId]);
return 1;
}
O exemplo acima é facil de entender, podemos manipular o pacote 207 na callback OnFootSync.
Não vou explicar por que ignorar 8 bits, isso já foi explicado no tutorial anterior sobre pacotes. Eu recomendo você a ler os últimos dois tutoriais sobre RPCs e Pacotes antes de chegar no assunto de handlers (manipuladores).
• Erros relacionados com handlers
Esses são dois erros que podem aparecer em seus logs ao tentar registrar um handler:
n_PR_RegHandler: Public "Nome da callback que você usou" does not exist. - Bem óbvio, a callback que você registrou ao handler não existe, logo ele não funcionará.
n_PR_RegHandler: invalid array(T, N) subscript - O ID do RPC/Pacote é inválido, como, por exemplo, um ID de RPC acima de MAX_RPC_MAP_SIZE (254).
• Considerações
- Leve em consideração que as callbacks originais (OnIncomingPacket/RPC e OnOutcomingPacket/RPC) sempre vão ser chamadas antes das callbacks dos handlers. Então, se você tem um handler para o pacote 208 e retornar 0 na callback original, a callback do handler não será chamada.
-Só pode haver um handler por RPC/Pacote. Se você criar dois handlers para um mesmo pacote/RPC, apenas o último handler criado funcionará.
-Se você registrar um handler e deixar o segundo parâmetro da função vazio (a callback do handler), o servidor vai sofrer um crash.