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    Tutorial Criando Organizações.

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    Tutorial Criando Organizações. Empty Tutorial Criando Organizações.

    Mensagem por - Qui 14 Abr 2016 - 16:57

    Índice


    ● Criar orgs com cargos
    ● Criar veiculos para orgs
    ● Criar comando /membros
    ● Criar comandos para líderes /convidar /promover /demitir
    ● Banco de dados para salvamento de orgs
    ● Criar cores paras orgs


    Necessário


    ● Saber utilizar strtok
    ● Saber utilizar variáveis
    ● Saber utilizar operadores
    ● Saber utilizar database(No caso usaremos dini).


    Bom, antes de tudo quero esclarecer que este não é um código útil e sim um tutorial, não copie e edite, leia, entenda e crie seu sistema.


    Parte 1, criando suas organizações: Bom, decidi sair do velho esquema rotineiro de orgs do GF, então nosso enum será diferente, o enum cria arrays dentro de arrays, fazendo juz ao nome, enuméricos ou enumerados, o enum funciona quase como o new, você pode criar várias variáveis a partir dele utilizando vírgula para separar umas das outras, irei criar aqui 3 organizações como exemplo neste enum.
    Código:
    enum Info
    {
        PMilitar,
        Groove,
        Ballas
    };

    Não é obrigatório e também não faz diferença a utilização de vírgula na ultima variável da enum, eu não coloco mas isso é uma opção de cada um, enfim, o enum criado precisaremos de uma variável como tipo de dados para podermos usa-la em diferentes situações e para diferentes players, para isso usaremos o MAX_PLAYERS que no caso cria uma variável para cada ID de player, o MAX_PLAYERS é equivalente a 500 então é aconselhável que você crie uma diretiva no início do GM definindo o numero de slots que seu servidor usa, logo após, utilize essa diretivo no lugar do MAX_PLAYERS pré definido no a_samp.



    Código:
    new PlayerInfo[MAX_PLAYERS][Info];

    Como podem perceber acima criei a variável PlayerInfo, o nome é de sua preferencia, esta variável tem o valor MAX_PLAYERS, ou seja, poderei usar em diversas ocasiões utilizando playerid, giveplayerid ou qualquer outro tipo de variável que acumule o id de um player, na outra array eu utilizo o enum Info, assim poderemos usar qualquer uma das variáveis disponíveis no enum.

    Parte 2, entrando nas organizações: Bom, criada as organizações, agora deveremos entrar nelas, pra isso iremos fazer 3 comandos, /Convidar, /Demitir, /Promover.
    Não esqueça de criar o new tmp[128]; no inicio da OnPlayerCommandText junto com as outras variáveis, cmd e idx, também coloque o strtok no fim do gamemode.


    Código:
       if(strcmp(cmd, "/convidar", true) == 0)
       {
           tmp = strtok(cmdtext, idx);
           new PlayerB;
           if(!strlen(tmp)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Uso correto: /convidar [id]");
           PlayerB = strval(tmp);
           if(!IsPlayerConnected(PlayerB)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não está conectado");
           if(PlayerInfo[playerid][PMilitar] >= 6)
           {
               PlayerInfo[PlayerB][PMilitar] = 1;
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, "Você entrou à Polícia Militar");
               SetPlayerColor(PlayerB, Cor_PMilitar);
               return 1;
           }
           else if(PlayerInfo[playerid][Groove] >= 6)
           {
               PlayerInfo[PlayerB][Groove] = 1;
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, "Você entrou à Groove");
               SetPlayerColor(PlayerB, Cor_Groove);
               return 1;
           }
           else if(PlayerInfo[playerid][Ballas] >= 6)
           {
               PlayerInfo[PlayerB][Ballas] = 1;
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, "Você entrou aos Ballas");
               SetPlayerColor(PlayerB, Cor_Ballas);
               return 1;
           }
           return 1;
       }

    Existem diversas formas de fazer um comando /convidar, essa não é a mais otimizada porém achei a mais simples para explicar sobre o código, não vou explicar sobre o que o strtok faz pois creio que muitos já sabem e caso não saibam é só dizer que explico ou crio outro tutorial, enfim, voltando ao código, ao digitar /convidar [id] o if se encarregará de verificar se o jogador é da PMilitar, e se ele tem o cargo igual ou maior que 6, que no caso estamos utilizando como um padrão para líder, mude conforme sua escolha, caso ele seja da Policia Militar e tiver o cargo requerido será setado ao PlayerB(convidado) a cor da policia militar e a org Policia militar, o mesmo processo acontece mas 3 orgs seguintes, foi apenas adicionado o else para a cadeia de decisões, se, mas se...

    Código:
        if(strcmp(cmd, "/promover", true) == 0)
        {
            tmp = strtok(cmdtext, idx);
            new PlayerB, level;
            if(!strlen(tmp)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Uso correto: /promover [id] [cargo]");
            PlayerB = strval(tmp);
            if(!IsPlayerConnected(PlayerB)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não está conectado");
            tmp = strtok(cmdtext, idx);
            if(!strlen(tmp)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Uso correto: /promover [id] [cargo]");
            level = strval(tmp);
            if(level < 1 || level > 6) return SendClientMessage(playerid, Branco, "O level deve ser maior que 0 e menor que 7");
          new string[128], promovedor[MAX_PLAYER_NAME];
            GetPlayerName(playerid, promovedor, sizeof(promovedor));
            if(PlayerInfo[playerid][PMilitar] >= 6)
           {
               if(PlayerInfo[PlayerB][PMilitar] < 1) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não é da sua org");
               PlayerInfo[PlayerB][PMilitar] = level;
               format(string, sizeof(string), "Você foi promovido a level %d por %s", level, promovedor););
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, string);
               return 1;
           }
            else if(PlayerInfo[playerid][Groove] >= 6)
           {
               if(PlayerInfo[PlayerB][Groove] < 1) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não é da sua org");
               PlayerInfo[PlayerB][Groove] = level;
               format(string, sizeof(string), "Você foi promovido a level %d por %s", level, promovedor););
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, string);
               return 1;
           }
          else if(PlayerInfo[playerid][Ballas] >= 6)
           {
               if(PlayerInfo[PlayerB][Ballas] < 1) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não é da sua org");
               PlayerInfo[PlayerB][Ballas] = level;
               format(string, sizeof(string), "Você foi promovido a level %d por %s", level, promovedor););
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, string);
               return 1;
           }
           return 1;
       }

    O comando /promover acima segue a mesma ordem do /convidar, verifica a organização do player primário na ação e executa a ordem no player secundário que no caso seria o PlayerB, como disse no outro comando, não vou explicar sobre strtok neste tutorial.

    Código:

       if(strcmp(cmd, "/demitir", true) == 0)
       {
           tmp = strtok(cmdtext, idx);
           new PlayerB, string[128], demitidor[MAX_PLAYER_NAME];
           if(!strlen(tmp)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Uso correto: /demitir [id]");
           PlayerB = strval(tmp);
           GetPlayerName(playerid, demitidor, sizeof(demitidor));
           if(!IsPlayerConnected(PlayerB)) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não está conectado");
           if(PlayerInfo[playerid][PMilitar] >= 6)
           {
               if(PlayerInfo[PlayerB][PMilitar] < 1) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não é da sua organização");
               PlayerInfo[PlayerB][PMilitar] = 0;
               format(string, sizeof(string), "Você foi demitido por %s", demitidor);
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, string);
               return 1;
           }
           else if(PlayerInfo[playerid][Groove] >= 6)
           {
               if(PlayerInfo[PlayerB][Groove] < 1) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não é da sua organização");
               PlayerInfo[PlayerB][Groove] = 0;
               format(string, sizeof(string), "Você foi demitido por %s", demitidor);
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, string);
               return 1;
           }
           else if(PlayerInfo[playerid][Ballas] >= 6)
           {
               if(PlayerInfo[PlayerB][Ballas] < 1) return SendClientMessage(playerid, Branco, "Este jogador não é da sua organização");
               PlayerInfo[PlayerB][Ballas] = 0;
               format(string, sizeof(string), "Você foi demitido por %s", demitidor);
               SendClientMessage(PlayerB, Branco, string);
               return 1;
           }
           return 1;
       }

    O comando demitir é Muito básico, entendendo os dois primeiros você entenderá ele também, creio que todo mundo saibam se quiserem explicações mais detalhadas sobre o comando só perguntar.

    Bom, como vocês viram estes comandos utilizam algumas cores, provavelmente vocês não terão essas cores em seus GM´s então é só criar algumas diretivas relativas as cores.


    Código:
    #define Cor_PMilitar 0x4169E199
    #define Cor_Groove 0x00FF0099
    #define Cor_Ballas 0xA020F099
    #define Branco 0xFFFFFFFF

    O código de cor na diretiva é muito simples, 0x = definição de que "É" uma cor, os 6 primeiros caracters após o 0x são do código da cor e os 2 ultimos da transparência da cor.

    Parte 3, Criando veiculos paras organizações: Antes de tudo você precisa aprender a mexer com variáveis então se ainda não souber leia outro tutorial, Vamos criar os veiculos paras orgs, para isso, tenha em mãos as coordenadas e os modelos dos veiculos que deseja criar, vamos lá.

    Vamos supor que a Policia Militar tenha 4 carros, então criaremos a variável com o valor 4 pois começaremos do 0 e não podemos esquecer do Null, deixaremos isso quase como se fosse uma margem de erro.


    Código:
    new VPMilitar[5];

    Está criada a variável de veiculos da Policia Militar, vamos agora criar os veiculos:
    No OnGameModeInit(); coloque:


    Código:
    VPMilitar[0] = CreateVehicle(modelo, X, Y, Z, Rotação, Cor1, Cor2, RespawnDelay); //Veiculo numero 0
    VPMilitar[1] = CreateVehicle(modelo, X, Y, Z, Rotação, Cor1, Cor2, RespawnDelay); //Veiculo numero 1
    VPMilitar[2] = CreateVehicle(modelo, X, Y, Z, Rotação, Cor1, Cor2, RespawnDelay); //Veiculo numero 2
    VPMilitar[3] = CreateVehicle(modelo, X, Y, Z, Rotação, Cor1, Cor2, RespawnDelay); //Veiculo numero 3

    Está criado os veiculos da Policia Militar, siga o mesmo exemplo para criar os veículos de outras organizações, apenas troque o numero das variáveis e os nomes das mesmas conforme o numero de veículos e o nome da próxima org.

    Parte 4, Impedindo que outros peguem seus veiculos: Bom, vamos bloquear os veículos para que membros de outras organizações não o peguem, existem inicialmente duas maneiras de fazer isso, com a public OnPlayerEnterVehicle ou com a public OnPlayerStateChange, vou usar a OnPlayerStateChange



    Código:
    public OnPlayerStateChange(playerid, newstate, oldstate)
    {
       if(newstate == PLAYER_STATE_DRIVER) VerificarVeiculo(playerid);
       return 1;
    }

    Notem que tem uma sintaxe que não é padrão nesta public, a sintaxe VerificarVeiculo, bom, teremos que criar ela então vamos lá.

    Código:
    forward VerificarVeiculo(playerid);
    public VerificarVeiculo(playerid)
    {
       for(new c = 0; c <= 4; c++)
       {
           if(IsPlayerInVehicle(playerid, VPMilitar[c]) && PlayerInfo[playerid][PMilitar] < 1)
          {
             SendClientMessage(playerid, Branco, "Você não é da Policia Militar");
             RemovePlayerFromVehicle(playerid);
             return 1;
          }
       }
       return 1;
    }

    O laço for irá fazer uma conta rápida verificando possíveis valores do 0 ao 4, na if seguinte ele verificará se o Player está no veiculo C que pode ser equivalente de 0 a 4 e se ele não é da policia militar, caso a resposta para esta ação seja SIM ele removerá o player do veiculo e dirá a ele que aquele veiculo não pertence a sua organização.

    Para reproduzir este código com outras organizações você pode usar o mesmo laço for e adicionar mais if's, else if's e aumentar o numero do laço conforme o numero de veiculos da org maxíma ou pode criar outros laços de conta, você pode também verificar resultado por resultado usando o GetPlayerVehicleID.

    Parte 5, Salvando sua org: Bom, salvaremos a org do player em dini, então ai vai o código.


    Código:
    forward SalvarOrg(playeri);
    public SalvarOrg(playerid)
    {
       new arquivo[60], nome[MAX_PLAYER_NAME];
       GetPlayerName(playerid, nome, sizeof(nome));
       format(arquivo, sizeof(arquivo), "Contas\%s.ini", nome);
       if(!dini_Exists(arquivo))
       {
           dini_Create(arquivo);
       }
       if(PlayerInfo[playerid][PMilitar] > 0) dini_IntSet(arquivo, "PMilitar", PlayerInfo[playerid][PMilitar]);
       if(PlayerInfo[playerid][Groove] > 0) dini_IntSet(arquivo, "Groove", PlayerInfo[playerid][Groove]);
       if(PlayerInfo[playerid][Ballas] > 0) dini_IntSet(arquivo, "Ballas", PlayerInfo[playerid][Ballas]);
       return 1;
    }

    Explicação: Foi criada as variáveis arquivo e nome para acumularem dado do tipo char, elas vão acumular strings, nome vai acumular o nome do player na ação e arquivo o caminho onde será salva suas informações, GetPlayerName pega o nome do playerid e salva na variável nome, o format seta o caminho onde será salvo as informações na variável arquivo, e pra isso ele precisa da variável nome, para criar um arquivo pra cada player.
    if(!dini_Exists(arquivo)) << Verifica se NÃO existe, caso não exista ele executa o que está entre as chaves, no caso, dini_Create(arquivo) ou seja, se não existir ele criará, logo após vem uma sequencia de if, esses vão verificar se o cara é da PMilitar, caso seja ele salvará o cargo dele no dini com o nome de PMilitar, a mesma coisa pras organizações seguintes, se quiser aprender mais sobre dini procure outro tutorial no fórum e bendito seja o search.


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