Dicas de Organização
A organização nуs cуdigos й uma coisa fundamental, porйm nгo obrigatуria, mas digamos que vocк participa em uma comunidade e quer expor o seu trabalho й necessбrio haver uma organizaзгo visto que ninguйm й obrigado a descobrir o que й que certa coisa й e/ou . Isto também é aplicado para quem quer trabalhar na área de programação, quando se trabalha nesta área aguardamos sozinhos, ou seja, nуs estamos a desenvolver algo com uma equipe e é necessário que exista uma organização entre ela, pois se o código é feito а maneira de um pode haver bastante conflitos na hora de ler. Após esta introdução, vamos ao que interessa.
Quando desenvolvemos um projeto, seja qual for ele, é necessário organizarmos nossos arquivos. Agora não somos obrigados a escrever um código no mesmo arquivo, desta forma podemos criar vários arquivos responsáveis por diversas coisas, por exemplo:
Temos um gamemode e o que queremos fazer de inicio й um sistema de login, sistema de admin e um sistema de casas.
Em vez de escrevermos tudo em sу um arquivo nуs podemos dividir estes sistemas em 3 arquivos, da seguinte forma:
- usuário.p
- Responsável pelo gerenciamento dos dados do jogador (Login, Registro, Salvamento, etc...)
Nota: No peão também é possível usar a extensão .p em vez de .pwn
Entгo mas como é que eu posso fazer esse tipo de arquivos se no servidor sa-mp sу tem a pasta gamemodes?
Bem primeiro você pode criar uma pasta e colocar lá os arquivos, também pode colocar na pasta includes e até gravar os arquivos como .inc em vez de .p , isso depende da organização e interpretação de cada um.
Eu pessoalmente quando desenvolvo projetos usando a linguagem PAWN eu costumo criar uma pasta e coloco as seguintes pastas:
Entгo mas como é que eu posso fazer esse tipo de arquivos se no servidor sa-mp sу tem a pasta gamemodes?
Bem primeiro você pode criar uma pasta e colocar lá os arquivos, também pode colocar na pasta includes e até gravar os arquivos como .inc em vez de .p , isso depende da organização e interpretação de cada um.
Eu pessoalmente quando desenvolvo projetos usando a linguagem PAWN eu costumo criar uma pasta e coloco as seguintes pastas:
- bin: Responsável por conter o arquivo .amx do projeto
- pawno: Responsável por ter a pasta includes eo compilador e editor
- ...includes: Responsável pelas includes do sa-mp ( apenas arquivos .inc)
Por fim eu coloco o arquivo principal como, main.pwn na pasta e para compilar basta criar um arquivo batch que executa o compilador e compila o arquivo main.pwn e move para a pasta bin .
Exemplo de um arquivo .bat :
Код:Exemplo de um arquivo .bat :
- Código:
pawno\pawncc.exe arquivo.pwn -r -w
mover arquivo.amx bin
pausa
Lembrando que existem diversos parâmetros no compilador, mas isso cabe a você decidir qual usar.
Como pode ver este modo de organização pode ser bastante útil e eficaz, mantenha o seu projeto limpo e organizado e pode ser portátil.
Uma das coisas fundamentais na programação é comentar , comentar o que é necessário , pois assim quando você abrir ele de um dia para o outro e/ou passar a um colega vai ser mais fácil para ler o código.
Caso você tenha usado a dica de criar arquivos por separado também é bastante bom usar palavras-chave, ou seja, para o sistema de admin podemos usar o prefixo admin_ dessa forma se fizermos uma função ou variável ficaria admin_AlgumaCoisa, lembrando que isto não será necessário se você usar variáveis locais , pois estas são apenas usadas em apenas uma função.
Outra coisa interessante é pegarmos em uma folha de papel ou um programa e fazermos um diagrama e nele conter todos os sistemas que seriam necessários no nosso projeto, dessa forma teremos um código ainda mais organizado.
Este tópico não é um tutorial em si, mas sim dicas para quem leva a programação a sério e gosta de organização, ninguém é obrigado a fazer este tipo de organização, mas é sempre bom sermos organizados.
Espero que gostém, regradz
Como pode ver este modo de organização pode ser bastante útil e eficaz, mantenha o seu projeto limpo e organizado e pode ser portátil.
Uma das coisas fundamentais na programação é comentar , comentar o que é necessário , pois assim quando você abrir ele de um dia para o outro e/ou passar a um colega vai ser mais fácil para ler o código.
Caso você tenha usado a dica de criar arquivos por separado também é bastante bom usar palavras-chave, ou seja, para o sistema de admin podemos usar o prefixo admin_ dessa forma se fizermos uma função ou variável ficaria admin_AlgumaCoisa, lembrando que isto não será necessário se você usar variáveis locais , pois estas são apenas usadas em apenas uma função.
Outra coisa interessante é pegarmos em uma folha de papel ou um programa e fazermos um diagrama e nele conter todos os sistemas que seriam necessários no nosso projeto, dessa forma teremos um código ainda mais organizado.
Este tópico não é um tutorial em si, mas sim dicas para quem leva a programação a sério e gosta de organização, ninguém é obrigado a fazer este tipo de organização, mas é sempre bom sermos organizados.
Espero que gostém, regradz
Creditos: Rebelox