SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

4 participantes

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    @sa12d2
    @sa12d2
    --> Postador Iniciante
    --> Postador Iniciante


    Mensagens : 187
    Moedas : 4757
    Data de inscrição : 06/02/2012
    Idade : 33
    Localização : Localização:

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Empty [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    Mensagem por @sa12d2 Qui 23 Ago 2012 - 21:17

    Meu primeiro tutorial, então não levem a mal =D

    Bom trago hoje um tutorial feito por mim do 0. Eu não consultei nenhum local para criar o tutorial, portanto se algo estiver errado por favor me corrija.

    Esse tutorial apenas requer que você saiba pelo menos como mexer no pawno.

    O QUE SÃO?:

    São caracteres que definem um valor (não próprio).
    Exemplo: Você tem uma Mochila ela está vazia, no caso o valor dela seria 0
    eu coloco um caderno nela e ela terá o valor 1 que no caso indica que você tem algo na mochila.
    É bem simples e facil de aprender.


    COMEÇANDO:

    Para começar a criar uma você deve fazer a variavel que vai sustentar os valores.

    Código:
    new variavel; // Variavel criada ela já vai está com um valor no caso seria o 0 como padrão, caso você não queira criar como o valor padrão 0 faça assim:

    new variavel2 = 1; // Agora ela não irá começar com valor 0 e sim valor 1.

    Pronto criamos a variavel, agora que você já sabe como que cria ela, e para que ela serve, vamos a parte de dar valores, no caso seja dar um valor a mais.

    PEGAR VALORES:

    Bem eu usei a variavel com valor 0, no caso a padrão, a cima você irá ver.
    Peguei ela coloquei agora vamos pegar valores para ela no caso um comando para dar um valor a mais a ela.


    Código:

    if (strcmp("/pegaritem", cmdtext, true, 10) == 0) // pegar valor no caso seria adquirir um 1 valor a mais.
    {
       variavel += 1; // da 1 valor a mais
            // no caso aqui eu coloquei += 1, ele faz com que você fique com o seu valor atual e acrescente um a mais
            exemplo: eu tinha 0, foi para 1
       return 1;
    }

    Bom a cima está a parte de adquirir mais 1 valor, mas vamos agora adquirir um valor por padrão. No caso eu terei apenas um valor, eu irei usar o variavel2 que criei logo acima.

    Código:

    if (strcmp("/pegaritemcompleto", cmdtext, true, 10) == 0) // pegar valor completo, no caso ele irá pegar um valor completo sem fazer adição,subtrair etc...
    {
       variavel2 = 40; // Como podem ver não tem + no começo eu fiz apenas com =
            // Mas o que acontece? Ele retira o valor atual e coloca um novo valor no caso eu tinha 1 ele sumiu
            foi para 40, se tivese com + seria 41.
       return 1;
    }

    Ok, o essencial já está pronto, há outro modo de mexer nas variaveis vamos aos exemplos:

    Vamos adicionar, mas agora multiplicando.

    você irá usar o simbolo de multiplicação, no caso é " * "


    variavel += 2*2;

    Ai eu fiz a multiplicação o produto foi 4 então no caso ele irá adiquirir 4 valores.

    Também temos a divisão no caso você irá usar o simbolo de divisão " / ".


    variavel += 2/2;

    Fiz a divisão e coloquei para adiquirir então o resultado foi 1 e você recebeu 1 valor a mais.

    Temos também a subtração.


    variavel -= 2*2;

    Ele irá diminuir o produto que no caso é 4, você perde 4 valores.

    variavel -= 2/2;

    Ele irá diminuir o resultado que no caso é 1 você perde 1 valor.


    OBS: AS VARIAVEIS QUE VOCÊ APRENDEU A CIMA SÃO GLOBAIS NO CASO ABAIXO VOCÊ IRÁ APRENDER A USAR COMO ITEM AO PLAYER.

    Agora que você já aprendeu como fazer as variaveis, e o modo de usar elas, vamos a parte de itens ao player.

    Não é nada complicado você apenas faz o mesmo que foi mostrado acima mas... Ao criar a variavel para sustentar acrescente [MAX_PLAYERS] antes de fechar ela.


    new variavelplayer[MAX_PLAYERS];

    ou

    new variavelplayer[MAX_PLAYERS] = 1;


    Pronto criamos uma variavel para players, vamos agora a parte de adicionar um item aos players.

    Código:

    if (strcmp("/pegaritem", cmdtext, true, 10) == 0) // comando para pegar o item
    {
       variavelplayer[playerid] += 1;
            // Opa aqqui já vemos algo mudado, eu coloquei [playerid], que no caso ele vai ao player e não ao server.
       return 1;
    }

    Bom então como vemos não muda muita coisa, você apenas irá colocar [playerid] depois do nome da variavel.

    E continua os memos proscedimentos.


    variavelplayer[playerid] -= 1;

    variavelplayer[playerid] += 3/2;


    etc...

    Ok, aprendemos a fazer as variaveis tudo certo. Vamos agora a parte de verificar o seu valor, no caso você quer fazer
    um baile mas quer que apenas pessoas que tenha 0 ou mais valores.

    Ok, vamos lá:


    Código:
    if (strcmp("/possobaile?", cmdtext, true, 10) == 0)
    {
       if(variavelplayer[playerid] > 0) // Aqui indentifica se ele tem um valor maior que 0.
            {
              SendClientMessage(playerid, -1, "Ocê Nunhé Funguero rapá!"); // Caso ele tenha aparece isso.
            }
            else // e se caso ele não tiver não irá acontecer nada, pois tive priguiça de por algo nas chaves.
            {
            }
       return 1;
    }

    Como podem ver eu usei > 0, no caso ele vai ver se é maior que 0.

    Podemos usar < 0, ver se é menor que 0 no caso ele também irá pegar o maior que 0.

    Também temos >= 0, ele irá usar o 0 e maior que 0.

    Temos também == 0, ele irá apenas pegar o 0.

    E também <= 0, pega o 0 e menor que 0.


    Bom aprendemos a checar o valor. Vou agora mostrar como checar 1 valor ou outro valor, ou 2 valores ao mesmo tempo.

    temos:


    if(variavelplayer[playerid] == 0)

    ele está se focando em pegar um valor só. Agora vamos fazer ele focar em 2 valores sozinho.

    if(variavelplayer[playerid] == 0 || variavelplayer[playerid] == 5)

    Pronto agora ele vai focar no 0 ou no 5, pois usei o parâmetro " || " que são para um ou outro.


    Caso você queira que ele foque nos 2 ao mesmo tempo é assim:

    if(variavelplayer[playerid] == 0 && variavelplayer[playerid] == 5)

    Ai está ele irá focar no 0 e no 5 ao mesmo tempo, pois eu usei o parâmetro " && " que é para pegar ao mesmo tempo.

    Bom chegamos ao final, espero que entenda bem o tutorial, me esforçei bastante para que você entenda.

    Caso você esteja querendo aprender pawn esse tutorial é essencial para você.


    Creditos: NikoLudloow.

    NÃO SERÁ ACEITO CTRL C + CTRL V EM SEU BLOG! ESTE TUTORIAL É EXCLUSIVO DA SCRIPT SAMP!


    Última edição por @Niko_Ludloow em Sáb 25 Ago 2012 - 11:48, editado 1 vez(es)
    iCamila_Script
    iCamila_Script
    --> Postador Médio
    --> Postador Médio


    Mensagens : 213
    Moedas : 4715
    Data de inscrição : 20/07/2012

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Empty Re: [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    Mensagem por iCamila_Script Qui 23 Ago 2012 - 22:04

    Muito util gostei ^^




    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  1354403396573

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  24qseur

    FenixBorn
    FenixBorn
    --> Postador Médio
    --> Postador Médio


    Mensagens : 349
    Moedas : 4987
    Data de inscrição : 19/08/2012
    Idade : 27

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Empty Re: [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    Mensagem por FenixBorn Sex 24 Ago 2012 - 8:48

    Legal hein cara..pra iniciantes é bom,,eu sou iniciante mais isso eu já tinha aprendido Smile



    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  36589

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Untitled-1
    @sa12d2
    @sa12d2
    --> Postador Iniciante
    --> Postador Iniciante


    Mensagens : 187
    Moedas : 4757
    Data de inscrição : 06/02/2012
    Idade : 33
    Localização : Localização:

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Empty Re: [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    Mensagem por @sa12d2 Sex 24 Ago 2012 - 13:50

    Valeu Razz
    dudu
    dudu
    --> Postador Iniciante
    --> Postador Iniciante


    Mensagens : 25
    Moedas : 4349
    Data de inscrição : 12/08/2012

    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Empty Re: [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    Mensagem por dudu Qua 29 Ago 2012 - 20:58

    Eu Sou Quase Aprendiz Isso Ae Ja Sei kkk

    Conteúdo patrocinado


    [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)  Empty Re: [TUTORIAL PAWN][BASICO] Variaveis (Essencial para quem está começando)

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 17 maio 2024 - 22:43