Meu primeiro tutorial, então não levem a mal =D
Bom trago hoje um tutorial feito por mim do 0. Eu não consultei nenhum local para criar o tutorial, portanto se algo estiver errado por favor me corrija.
Esse tutorial apenas requer que você saiba pelo menos como mexer no pawno.
O QUE SÃO?:
São caracteres que definem um valor (não próprio).
Exemplo: Você tem uma Mochila ela está vazia, no caso o valor dela seria 0
eu coloco um caderno nela e ela terá o valor 1 que no caso indica que você tem algo na mochila.
É bem simples e facil de aprender.
COMEÇANDO:
Para começar a criar uma você deve fazer a variavel que vai sustentar os valores.
Pronto criamos a variavel, agora que você já sabe como que cria ela, e para que ela serve, vamos a parte de dar valores, no caso seja dar um valor a mais.
PEGAR VALORES:
Bem eu usei a variavel com valor 0, no caso a padrão, a cima você irá ver.
Peguei ela coloquei agora vamos pegar valores para ela no caso um comando para dar um valor a mais a ela.
Bom a cima está a parte de adquirir mais 1 valor, mas vamos agora adquirir um valor por padrão. No caso eu terei apenas um valor, eu irei usar o variavel2 que criei logo acima.
Ok, o essencial já está pronto, há outro modo de mexer nas variaveis vamos aos exemplos:
Vamos adicionar, mas agora multiplicando.
você irá usar o simbolo de multiplicação, no caso é " * "
variavel += 2*2;
Ai eu fiz a multiplicação o produto foi 4 então no caso ele irá adiquirir 4 valores.
Também temos a divisão no caso você irá usar o simbolo de divisão " / ".
variavel += 2/2;
Fiz a divisão e coloquei para adiquirir então o resultado foi 1 e você recebeu 1 valor a mais.
Temos também a subtração.
variavel -= 2*2;
Ele irá diminuir o produto que no caso é 4, você perde 4 valores.
variavel -= 2/2;
Ele irá diminuir o resultado que no caso é 1 você perde 1 valor.
OBS: AS VARIAVEIS QUE VOCÊ APRENDEU A CIMA SÃO GLOBAIS NO CASO ABAIXO VOCÊ IRÁ APRENDER A USAR COMO ITEM AO PLAYER.
Agora que você já aprendeu como fazer as variaveis, e o modo de usar elas, vamos a parte de itens ao player.
Não é nada complicado você apenas faz o mesmo que foi mostrado acima mas... Ao criar a variavel para sustentar acrescente [MAX_PLAYERS] antes de fechar ela.
new variavelplayer[MAX_PLAYERS];
ou
new variavelplayer[MAX_PLAYERS] = 1;
Pronto criamos uma variavel para players, vamos agora a parte de adicionar um item aos players.
Bom então como vemos não muda muita coisa, você apenas irá colocar [playerid] depois do nome da variavel.
E continua os memos proscedimentos.
variavelplayer[playerid] -= 1;
variavelplayer[playerid] += 3/2;
etc...
Ok, aprendemos a fazer as variaveis tudo certo. Vamos agora a parte de verificar o seu valor, no caso você quer fazer
um baile mas quer que apenas pessoas que tenha 0 ou mais valores.
Ok, vamos lá:
Como podem ver eu usei > 0, no caso ele vai ver se é maior que 0.
Podemos usar < 0, ver se é menor que 0 no caso ele também irá pegar o maior que 0.
Também temos >= 0, ele irá usar o 0 e maior que 0.
Temos também == 0, ele irá apenas pegar o 0.
E também <= 0, pega o 0 e menor que 0.
Bom aprendemos a checar o valor. Vou agora mostrar como checar 1 valor ou outro valor, ou 2 valores ao mesmo tempo.
temos:
if(variavelplayer[playerid] == 0)
ele está se focando em pegar um valor só. Agora vamos fazer ele focar em 2 valores sozinho.
if(variavelplayer[playerid] == 0 || variavelplayer[playerid] == 5)
Pronto agora ele vai focar no 0 ou no 5, pois usei o parâmetro " || " que são para um ou outro.
Caso você queira que ele foque nos 2 ao mesmo tempo é assim:
if(variavelplayer[playerid] == 0 && variavelplayer[playerid] == 5)
Ai está ele irá focar no 0 e no 5 ao mesmo tempo, pois eu usei o parâmetro " && " que é para pegar ao mesmo tempo.
Bom chegamos ao final, espero que entenda bem o tutorial, me esforçei bastante para que você entenda.
Caso você esteja querendo aprender pawn esse tutorial é essencial para você.
Creditos: NikoLudloow.
NÃO SERÁ ACEITO CTRL C + CTRL V EM SEU BLOG! ESTE TUTORIAL É EXCLUSIVO DA SCRIPT SAMP!
Bom trago hoje um tutorial feito por mim do 0. Eu não consultei nenhum local para criar o tutorial, portanto se algo estiver errado por favor me corrija.
Esse tutorial apenas requer que você saiba pelo menos como mexer no pawno.
O QUE SÃO?:
São caracteres que definem um valor (não próprio).
Exemplo: Você tem uma Mochila ela está vazia, no caso o valor dela seria 0
eu coloco um caderno nela e ela terá o valor 1 que no caso indica que você tem algo na mochila.
É bem simples e facil de aprender.
COMEÇANDO:
Para começar a criar uma você deve fazer a variavel que vai sustentar os valores.
- Código:
new variavel; // Variavel criada ela já vai está com um valor no caso seria o 0 como padrão, caso você não queira criar como o valor padrão 0 faça assim:
new variavel2 = 1; // Agora ela não irá começar com valor 0 e sim valor 1.
Pronto criamos a variavel, agora que você já sabe como que cria ela, e para que ela serve, vamos a parte de dar valores, no caso seja dar um valor a mais.
PEGAR VALORES:
Bem eu usei a variavel com valor 0, no caso a padrão, a cima você irá ver.
Peguei ela coloquei agora vamos pegar valores para ela no caso um comando para dar um valor a mais a ela.
- Código:
if (strcmp("/pegaritem", cmdtext, true, 10) == 0) // pegar valor no caso seria adquirir um 1 valor a mais.
{
variavel += 1; // da 1 valor a mais
// no caso aqui eu coloquei += 1, ele faz com que você fique com o seu valor atual e acrescente um a mais
exemplo: eu tinha 0, foi para 1
return 1;
}
Bom a cima está a parte de adquirir mais 1 valor, mas vamos agora adquirir um valor por padrão. No caso eu terei apenas um valor, eu irei usar o variavel2 que criei logo acima.
- Código:
if (strcmp("/pegaritemcompleto", cmdtext, true, 10) == 0) // pegar valor completo, no caso ele irá pegar um valor completo sem fazer adição,subtrair etc...
{
variavel2 = 40; // Como podem ver não tem + no começo eu fiz apenas com =
// Mas o que acontece? Ele retira o valor atual e coloca um novo valor no caso eu tinha 1 ele sumiu
foi para 40, se tivese com + seria 41.
return 1;
}
Ok, o essencial já está pronto, há outro modo de mexer nas variaveis vamos aos exemplos:
Vamos adicionar, mas agora multiplicando.
você irá usar o simbolo de multiplicação, no caso é " * "
variavel += 2*2;
Ai eu fiz a multiplicação o produto foi 4 então no caso ele irá adiquirir 4 valores.
Também temos a divisão no caso você irá usar o simbolo de divisão " / ".
variavel += 2/2;
Fiz a divisão e coloquei para adiquirir então o resultado foi 1 e você recebeu 1 valor a mais.
Temos também a subtração.
variavel -= 2*2;
Ele irá diminuir o produto que no caso é 4, você perde 4 valores.
variavel -= 2/2;
Ele irá diminuir o resultado que no caso é 1 você perde 1 valor.
OBS: AS VARIAVEIS QUE VOCÊ APRENDEU A CIMA SÃO GLOBAIS NO CASO ABAIXO VOCÊ IRÁ APRENDER A USAR COMO ITEM AO PLAYER.
Agora que você já aprendeu como fazer as variaveis, e o modo de usar elas, vamos a parte de itens ao player.
Não é nada complicado você apenas faz o mesmo que foi mostrado acima mas... Ao criar a variavel para sustentar acrescente [MAX_PLAYERS] antes de fechar ela.
new variavelplayer[MAX_PLAYERS];
ou
new variavelplayer[MAX_PLAYERS] = 1;
Pronto criamos uma variavel para players, vamos agora a parte de adicionar um item aos players.
- Código:
if (strcmp("/pegaritem", cmdtext, true, 10) == 0) // comando para pegar o item
{
variavelplayer[playerid] += 1;
// Opa aqqui já vemos algo mudado, eu coloquei [playerid], que no caso ele vai ao player e não ao server.
return 1;
}
Bom então como vemos não muda muita coisa, você apenas irá colocar [playerid] depois do nome da variavel.
E continua os memos proscedimentos.
variavelplayer[playerid] -= 1;
variavelplayer[playerid] += 3/2;
etc...
Ok, aprendemos a fazer as variaveis tudo certo. Vamos agora a parte de verificar o seu valor, no caso você quer fazer
um baile mas quer que apenas pessoas que tenha 0 ou mais valores.
Ok, vamos lá:
- Código:
if (strcmp("/possobaile?", cmdtext, true, 10) == 0)
{
if(variavelplayer[playerid] > 0) // Aqui indentifica se ele tem um valor maior que 0.
{
SendClientMessage(playerid, -1, "Ocê Nunhé Funguero rapá!"); // Caso ele tenha aparece isso.
}
else // e se caso ele não tiver não irá acontecer nada, pois tive priguiça de por algo nas chaves.
{
}
return 1;
}
Como podem ver eu usei > 0, no caso ele vai ver se é maior que 0.
Podemos usar < 0, ver se é menor que 0 no caso ele também irá pegar o maior que 0.
Também temos >= 0, ele irá usar o 0 e maior que 0.
Temos também == 0, ele irá apenas pegar o 0.
E também <= 0, pega o 0 e menor que 0.
Bom aprendemos a checar o valor. Vou agora mostrar como checar 1 valor ou outro valor, ou 2 valores ao mesmo tempo.
temos:
if(variavelplayer[playerid] == 0)
ele está se focando em pegar um valor só. Agora vamos fazer ele focar em 2 valores sozinho.
if(variavelplayer[playerid] == 0 || variavelplayer[playerid] == 5)
Pronto agora ele vai focar no 0 ou no 5, pois usei o parâmetro " || " que são para um ou outro.
Caso você queira que ele foque nos 2 ao mesmo tempo é assim:
if(variavelplayer[playerid] == 0 && variavelplayer[playerid] == 5)
Ai está ele irá focar no 0 e no 5 ao mesmo tempo, pois eu usei o parâmetro " && " que é para pegar ao mesmo tempo.
Bom chegamos ao final, espero que entenda bem o tutorial, me esforçei bastante para que você entenda.
Caso você esteja querendo aprender pawn esse tutorial é essencial para você.
Creditos: NikoLudloow.
NÃO SERÁ ACEITO CTRL C + CTRL V EM SEU BLOG! ESTE TUTORIAL É EXCLUSIVO DA SCRIPT SAMP!
Última edição por @Niko_Ludloow em Sáb 25 Ago 2012 - 11:48, editado 1 vez(es)