Bom, antes de começarmos a aula de hoje jovens, vou me apresentar, Prazer eu sou o Thiago estarei aqui na SSGamers trazendo Tutoriais sobre a linguagem C entre outras. E para começarmos, primeiro você deve saber pelo menos informática básica, ao longo do curso tarei disponibilizando fontes de estudos e até mesmo aulas interativas de programação com vídeo aulas.
1- Iniciando em Programação:
1.1 Exemplo de programa em C:
#include "stdio.h"
Main(){
printf("Ola, Mundo");
}
Como você pode perceber, a linguagem C tem uma estrutura como as outras linguagens ela se inicia declarando a Biblioteca que você irá utilizar. #include "stdio.h" ou .
Logo depois você começa o corpo do programa ou seja você declara a função Main onde vai ficar todo o programa feito. Percebe-se que eu Abri e fechei parenteses porque dentro dela não teremos nenhum argumento.
Assim por diante, eu utilizei o comando printf, ele será responsavel por emitir na Tela do usuário tudo aquele que eu digitei dentro das Aspas.e observer que abrimos os parenteses Digitamos seu argumento e logo depois fechamos e colocamos ; para que quando compilarmos o programa o Compilador identifique que ali esta sendo executado um comando ou função.
1.2 Compiladores:
Eu Poderia citar vários compiladores aqui nessa aula, mais irei apenas dizer 1, que é conhecido por sua facilidade de manuseio, alem disso, ele ajuda muito os novatos.
O Programa se Chama: DEV-C++, um compilador de Alto nível e facil aprendizado para iniciantes.Estarei deixando o Link no fim da Aula.
1.3 Avaliação Final:
Bom, vo deixando aqui um teste para quem ler o tutorial. Deixe nos comentários um Programa compilado que irá imprimir "SSGames, 4 anos online, construindo servidores por voce"
Bom, a nossa primeira aula vai ficando por aqui. espero que vocês estejam gostando, esse é meu primeiro tutorial aqui na SSGamers a pedido do Wesley. E trarei muitos outros se o feedback for positivo.Qualquer Dúvida me contate via, EMAIl ou Wathsapp.
EMAIL: tornadozerolive@hotmail.com ( Coloque Assunto e se Identifique).
Wathsapp: 017-991545517
Link do Compilador para Download: http://www.baixaki.com.br/download/dev-c-.htm
Flw até a proxima aula. Nela Veremos Como Criar variaveis, e a função SCANF.
1- Iniciando em Programação:
- Você que esta querendo aprender sobre programação de computadores e deve se perguntar por onde começar. Bom, primeiramente irei mostrar como programar na Linguagem C, que pode ser chamada de "Mãe das Linguagens" que utilizamos hoje ( Ela pode ser chamada, mais não é a Mãe, existem muitas anterior a essa), A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para ser incluído como um dos softwares a serem distribuídos juntamente com o sistema operacional Unix do computador PDP-11, na equipe certificada por Ken Thompson.
- Ao ponto de vista técnico, o surgimento do C iniciou com a linguagem ALGOL 60, definida em 1960. ALGOL era uma linguagem de alto nível, que permitia ao programador trabalhar "longe da máquina", sem se preocupar com os aspectos de como cada comando ou dado era armazenado ou processado. Foi criado para substituir o FORTRAN. ALGOL não teve sucesso, talvez por tentar ser de muito alto nível em uma época em que a maioria dos sistemas operacionais exigiam do usuário um grande conhecimento de hardware.
- Em 1967 surgiu CPL (Combined Programming Language) nas universidades de Londres e Cambridge com o objetivo, segundo a equipe do projeto, de "trazer ALGOL à terra", ou "manter contato com a realidade de um computador real". Da mesma forma de ALGOL, CPL não foi bem aceita, em especial pelos projetistas de sistemas operacionais que a consideravam difícil de implementar.
- Ainda em 1967, em Cambridge, Martin Richards criou o BCPL (Basic CPL), uma simplificação do CPL, tentando manter apenas as "boas coisas do CPL".
- Em 1970, Ken Thompson, chefe da equipe que projetou o UNIX para o PDP11 do Bell Labs, implementou um compilador para uma versão mais reduzida do CPL. Batizou a linguagem de B.
- Tanto BCPL quanto B mostravam-se muito limitadas, prestando-se apenas para certas classes de problemas. Isto se fez sentir especialmente na primeira versão do PDP11, lançado no mercado em 1971. Um dos fatores que levou à isto foi a intenção do grupo responsável pelo UNIX de reescrevê-lo todo em uma linguagem de alto nível, e para isto B era considerado lenta.
- Estes problemas levaram a que o projetista Dennis Ritchie, do Bell Labs, fosse encarregado de projetar uma nova linguagem, sucessora do B, que viria então, a ser chamada de C.
- A linguagem C buscou manter o "contato com o computador real" e ainda sim dar ao programador novas condições para o desenvolvimento de programas em áreas diversas, como comercial, científica e de engenharia.
- Por muitos anos (aproximadamente 10) a sintaxe (formato) tida como padrão da linguagem C foi aquela fornecida com o UNIX versão 5.0 do Bell Labs. A principal documentação deste padrão encontra-se na publicação "The C Programming Language", de Brian Kernighan e Dennis Ritchie (K&R), tida como a "bíblia da linguagem C".
- O mais interessante desta versão de C era que os programas-fonte criados para rodar em um tipo de computador podiam ser transportados e recompilados em outros sem grandes problemas. A esta característica dá-se o nome de portabilidade. Com ela, uma empresa que desenvolve um programa pode fazê-lo rodar em diferentes computadores sem ter um elevado custo a cada vez que isto for feito.
- Em 1985, ANSI (American National Standards Institute) estabeleceu um padrão oficial de C o chamado "C ANSI".
1.1 Exemplo de programa em C:
#include "stdio.h"
Main(){
printf("Ola, Mundo");
}
Como você pode perceber, a linguagem C tem uma estrutura como as outras linguagens ela se inicia declarando a Biblioteca que você irá utilizar. #include "stdio.h" ou
Logo depois você começa o corpo do programa ou seja você declara a função Main onde vai ficar todo o programa feito. Percebe-se que eu Abri e fechei parenteses porque dentro dela não teremos nenhum argumento.
Assim por diante, eu utilizei o comando printf, ele será responsavel por emitir na Tela do usuário tudo aquele que eu digitei dentro das Aspas.e observer que abrimos os parenteses Digitamos seu argumento e logo depois fechamos e colocamos ; para que quando compilarmos o programa o Compilador identifique que ali esta sendo executado um comando ou função.
1.2 Compiladores:
Eu Poderia citar vários compiladores aqui nessa aula, mais irei apenas dizer 1, que é conhecido por sua facilidade de manuseio, alem disso, ele ajuda muito os novatos.
O Programa se Chama: DEV-C++, um compilador de Alto nível e facil aprendizado para iniciantes.Estarei deixando o Link no fim da Aula.
1.3 Avaliação Final:
Bom, vo deixando aqui um teste para quem ler o tutorial. Deixe nos comentários um Programa compilado que irá imprimir "SSGames, 4 anos online, construindo servidores por voce"
Bom, a nossa primeira aula vai ficando por aqui. espero que vocês estejam gostando, esse é meu primeiro tutorial aqui na SSGamers a pedido do Wesley. E trarei muitos outros se o feedback for positivo.Qualquer Dúvida me contate via, EMAIl ou Wathsapp.
EMAIL: tornadozerolive@hotmail.com ( Coloque Assunto e se Identifique).
Wathsapp: 017-991545517
Link do Compilador para Download: http://www.baixaki.com.br/download/dev-c-.htm
Flw até a proxima aula. Nela Veremos Como Criar variaveis, e a função SCANF.