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    [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd

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    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Empty [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd

    Mensagem por Weslley_Script Qui 26 Ago 2021 - 17:03

    Atenção: Este tópico é direcionado ao pessoal iniciante, por favor se quiser que eu implemente mais alguma coisa no mesmo comente.

    [size=32]Introdução[/size]

    Olá se você veio a este tópico é porque quer aprender a utilizar zCMD, ou porque quer aprimorar seus conhecimentos entre outros... bom vou colocar aqui um breve resumo do que ira ter neste tópico:

    1: Baixando o zCMD.
    2: Colocando ele na sua IDE pawno.
    3: Incluindo o zCMD no pawn.
    4: Como utilizar.
    5: Como usar if-else.
    6: Mini sistema de pegar dinheiro.

    [size=32]Mas o que é zCMD ?[/size]

    zCMD é uma include muito utilizada ("pelo menos por min", "Existem outras porém na minha opinão essa é a mais fácil!") pelo pessoal que gosta de criar comandos com mais facilidade como por exemplo /jetpack /dinheiro /godcar /voar entre outros... Isso mesmo com o zCMD você pode criar isso e muito mais ! 

    [size=32]Baixando o zCMD[/size]

    Clique no link abaixo e será redirecionado para baixar o zCMD:

    Baixar zCMD


    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Dvlkm4

    [size=32]Colocando ele na sua IDE pawno:[/size]

    Após baixar vai vim um arquivo igual este:

    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Y91KI5

    Recorte ele e vá em sua pasta do servidor entre na pasta pawno entre na pasta include cole ele la.

    [size=32]Incluindo o zCMD no pawn:[/size]

    Bom se você seguiu todos os passos certinho então já está pronto para começar a programar, certo ?! Não ainda não meu caro gafanhoto (kkk). Siga as instruções abaixo:

    *Entre na sua IDE pawno.
    *Após ter entrado na primeira linha do gamemode/filterscript após #include  
    digite: #include  

    Se seguiu corretamente ficara assim:

    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd 1ExrDR

    [size=32]Como utilizar:[/size]

    Bom existem varias maneiras e regras de utiliza-lo mas não se assuste ! Eu vou ensina-lo da maneira mais fácil
    então após ter adicionado a include zCMD no seu gamemode arraste até a ultima linha dele e abra mais 2 linhas entendeu ? Bem fácil até aqui néh ! Bom agora vamos começar a tão sonhada parte include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Biggrin sem mais enrrolação comece com:

    Código:

    Código:
    Código:
    CMD:nomedocomando(playerid)
    {
         SendClientMessage(playerid, -1, "Olá");
         return 1;
    }

    Agora vamos a explicação:

    (CMD: ) É o que chama o zCMD ou seja faz com que o codigo seja lido como um comando sem ele ira dar erro.

    (nomedocomando) É o nome do seu comando pode colocar qualquer nome ai como godcar jetpack etc...

    (" () ") É o que usamos para definir a variavel que iremos usar como vemos abaixo. Sem ele da erro...

    (playerid) É uma variavel que adicionamos que puxara o player que digitou o comando.

    ( { ) Usado para definir o local onde o console ira executar o comando, em outras palavras ira executar tudo dentro das chaves.

    (SendClientMessage) É uma função usada para exibir uma mensagem no chat do jogador.
    (SendClientMessage(playerid)) Verifica qual player digitou o comando para enviar a mensagem apenas a ele.
    (SendClientMessage(playerid, -1)) -1 é a cor da mensagem no caso branco.
    (SendClientMessage(playerid, -1, "Olá") "Olá" é o texto(string) que ira aparecer no chat do jogador pode ser qualquer coisa!

    É importante lembrar que sempre depois de playerid usamos virgula e sempre depois da cor usamos virgula e sempre que formos digita um texto é obrigatorio utilizar "Aqui o texto" e o texto dentro deles.

    Agora retornamos o valor como true ou seja (return 1; )

    OBS: Sempre no final de funções como SendClientMessage() usar ; no final! como o exemplo:

    SendClientMessage(playerid, -1, "Eu uso ; no final do codigo haha");

    e terminamos o codigo com } 

    [size=32]Como utilizar o if-else.[/size]

    Bom chegamos aqui e iremos aprender a usar o famoso (if e else) ou então (se e caso contrario).

    Bom aqui temos um exemplo não muito complexo de como utilizar if e else: 

    Código:
    Código:
    new verificarSeJaUsouComando = 0;

    CMD:pular(playerid)
    {
        
        if(verificarSeJaUsouComando == 0)
        {

            SendClientMessage(playerid, -1, "JUMPPPP!");
            verificarSeJaUsouComando = 1;

                return 1;
        
        }
        else
        {
            SendClientMessage(playerid, -1, "Você já pulou e esta muito cansado!");

                    return 1;
        }

    }


    Mas o que esse codigo faz bartolomeu ? Bom vamos lá:

    1: Quando o player digitar /pular ele ira verificar se ele ja usou o comando.
    2: Se ele já usou o comando ira mandar a mensagem "Você já pulou e esta muito cansado!"
    3: Caso ele não tenha usado o comando ainda ele ira mandar a mensagem "JUMPPPP!" e ira colocar 1 na variavel verificar.

    Veja nas fotos:

    Caso não tenha usado o comando ainda:

    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd SHTyYK

    Caso já tenha usado o comando:

    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd NTWd6X

    Agora vamos para a explicação:

    (new verificarSeJaUsouComando = 0; ) É uma variavel que criamos.

    Variaveis ficam geralmente abaixo das #include ! Como na foto abaixo:

    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Cm3RnK

    Então deixe ele no mesmo lugar em que eu deixei no exemplo. (Em baixo das includes)

    OBS: Nem toda variavel é usada assim, mas ai é outro assunto.

    Para criarmos uma variavel usamos (new) e em seguida o nome dela e usamos o sinal de = e o valor. como por exemplo:

    new CoxinhaFrita = 0; e se lê new CoxinhaFrita recebe zero.

    Agora la no final das linhas agente cria o comando lembram ? 


    Código:
    Código:
    CMD:pular(playerid)
    {

    E vamos verificar se o nosso querido amigo já utilizou o comando.

    Código:
    Código:
    CMD:pular(playerid)
    {

          if(verificarSeJaUsouComando == 0)
          {

            SendClientMessage(playerid, -1, "JUMPPPP!");
            verificarSeJaUsouComando = 1;
               
                return 1;
        
          }


    O "if" se lê "se" ou seja:

    se(verificarSeJaUsouComando == 0) 

    o que acontece aqui traduzindo bem para o português agente verifica se a variavel que criamos no inicio do codigo tem o valor 0 ou == 0.

    Caso isso for verdadeiro então iremos executar o comando abaixo que é a mensagem.

    SendClientMessage(playerid, -1, "JUMPPPP!"); Aqui agente manda a mensagem "Jumppp".
        verificarSeJaUsouComando = 1; E aqui agente troca o valor da variavel para 1.

    e retornamos o valor verdadeiro com "return 1; "

    Agora caso o valor seja 1 ou maior que 1 iremos fazer o seguinte para verificar:


    Código:
    Código:
    else
        {
            SendClientMessage(playerid, -1, "Você já pulou e esta muito cansado!");
                    return 1;

        }


    O "else" pode ser lido "caso contrario" ou seja caso verificarSeJaUsouComando não for igual a 0 então o que esta dentro das chaves ira acontecer.

    Acho que vocês já entenderam o que vai acontecer caso verificar não seja == 0.

    O codigo do comando devera ficar assim:


    Código:
    Código:
    new verificarSeJausouComando = 0;

    CMD:pular(playerid)
    {
        
        if(verificarSeJaUsouComando == 0)
        {

            SendClientMessage(playerid, -1, "JUMPPPP!");
            verificarSeJaUsouComando = 1;
        
        }
        else(verificarSeJaUsouComando == 1)
        {
            SendClientMessage(playerid, -1, "Você já pulou e esta muito cansado!");
        }

    }

    O codigo já esta funcionando entre no seu jogo e digite /pular para ver include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Biggrin 

    [size=32]Mini sistema de pegar dinheiro.[/size]

    Agora eu irei criar um mini sistema de pegar dinheiro. Mas lembre-se não adianta nada você só olhar o tutorial e não colocar em pratica menino ! Então vai la colocar em pratica e depois volta aqui afinal se você quiser aprender a andar de skate e olhar 100 video aulas de tutorial de skate sem praticar, no final você aprendeu a andar de skate ?

    O sistema é este:


    Código:
    Código:
    CMD:pegarDinheiro(playerid)
    {
        
        if(verificarSeJaUsouComando == 0)
        {

            SendClientMessage(playerid, -1, "Você pegou o seu dinheiro!");
            GivePlayerMoney(playerid, 10000); //Comando para dar dinheiro ao player.
                verificarSeJaUsouComando = 1;
                   
                    return 1;
        
        }
        else
        {
            SendClientMessage(playerid, -1, "Você já pegou o seu dinheiro !");
                    return 1;
        }

    }
    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Lightbulb Seja o seu melhor !
    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Exclamation Seja melhor que ontem !
    Creditos: Caaet



    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd D07Xwqb
    include - [Tutorial] »  Como utilizar o zcmd Yjab9HN

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024 - 14:36