SSGamers - Fique atualizado
Chegou o novo tema 6.1.3 / SSGames - Servidores online de qualidade - Inscreva-se Ja! é entre para nossa comunidade! - Ouça nossa web radio -Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

[Tutorial] » Como programar em PAWN para iniciantes (e avançados também).

Nox.py
--> Postador Iniciante
--> Postador Iniciante
Steam Steam : https://steamcommunity.com/id/uchihanox/
Moedas : 141

Mensagem por Nox.py Sex 25 Jun 2021 - 8:46

Como programar em PAWN (e outras linguagens) para iniciantes (e avançados também).

Por acaso já tentou compilar no compilador padrão do PAWN e se deparou com erros e mais erros sem resposta? Ficou fuçando seu código até tentar entender como funciona no compilador e não conseguiu chegar a uma conclusão? Então este tópico é para você.

Vou criar aqui um sistema de tutorial que possa te ajudar a renovar a maneira de como você compila seus códigos, de forma mais atual, ágil, prático e simples, com menos erros e com um código mais limpo. 

- Antes de mais nada, eu recomendo FORTEMENTE o uso do programa VSCODE
Que pode ser baixado neste link: 

Ele um programa prático, de fácil uso e com uma didática boa que vai te fazer se sentir inspirado a cada linha de código que você programa. Com uma interface que vai te fazer ficar preso por horas programando!

- Sem mais delongas, para aprender de verdade como programar em PAWN (ou qualquer outra linguagem), precisaremos das seguintes etapas:

• Conhecimento em Lógica de Programação

Ter um bom conhecimento nesta área é BASTANTE recomendado. Cair de cabeça não é a melhor opção, apesar de ser interessante, eu aconselho que tenha uma boa carga horária de treinos em Lógica de Programação. Aconselho a ver o link da playlist do canal Curso Em Vídeo, que foi onde tirei o meu certificado de Lógica de Programação:

• Código bem indentado

Indentar significa: arrumar, organizar. Ou seja, organizar um código. Você vai entender que é importante, pois a linguagem PAWN é baseada na Linguagem C e esta linguagem precisa de um código bem arrumado para funcionar. As vezes, quando você baixa uma GM de algum lugar ou alguém te passa o arquivo da GM, ela vem com o código bagunçado e cheio de erros desnecessários que atrasam seu projeto. Portanto, organizar seu código pode te poupar horas de cabeça quente. Recomendo que vejam este link aqui, que explica de forma simples o motivo de você indentar um código, que pode salvar até o seu emprego em uma empresa: 

" Até código ruim pode funcionar, porém todo ano empresas perdem um número incontável de horas por causa de códigos mal escritos... não precisa ser assim. "

• Atualizar sua maneira de programar

Com tudo acima concluído, vamos ao próximo passo, que é se atualizar com o tempo. Não fique preso no passado. Não inventaram o computador pra você utilizar máquina de datilografar, ou o celular pra você continuar usando telefone com fio e internet discada. As coisas evoluem e com a evolução, vem a adaptação. Procure se adaptar ao novo. Seja novo. Recomendo dar uma olhada nesta playlist que ensina como programar em PAWN, no VSCODE para SAMP. Onde você vai aprender a programar desde o BÁSICO ao avançado e foi onde eu aprendi a fazer minha primeira GM:

• Ter paciência

Pois é, acredite se quiser, você precisa de paciência, tanto para aprender e evoluir, quanto para ensinar. Não queira ser o mais fodão de todos logo de início. Todos passam por processos (exceto pelos autodidata, esses caras são fodas e já nascem sabendo). Portanto, mantenha sempre a calma e aprenda passo a passo primeiro, quando se sentir confortável, você avança. Programar é uma arte, errar faz parte. E este é, sem dúvida, o passo mais importante de todos.

Lembrando que eu não sou programador profissional, muito menos trabalho com isto, mas tudo que eu aprendi e sei, aprendi com isso e dessa forma (e com bastante paciência, diga-se de passagem). Seus colegas de faculdade não vão te ensinar, seu professor também não, seu colega do curso técnico muito menos. Quem vai te ensinar a programar é você mesmo! Vá lá e corra atrás. Não desista. Todo mundo tem um começo.

Caso tenha mais dúvidas ou queira adicionar mais algo, sinta-se a vontade! XD
Abraço. Beba água.

"Nenhum sistema está a salvo."

^
subir
Data/hora atual: Qui 21 Out 2021 - 5:44