SSGamers - 10 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

QUESTÕES DE ENEM 2/3

Weslley_Script
Weslley_Script
SS - Fundador
SS - Fundador


Steam Steam : WeslleySSGames
Zello : WeslleySSGames
Mensagens : 9465
Moedas : 1025837
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 26
Localização : Brasil

QUESTÕES DE ENEM 2/3 Empty QUESTÕES DE ENEM 2/3

Mensagem por Weslley_Script Sex 24 Fev 2017 - 20:40

(ENEM) A economia solidária foi criada por operários, no início do capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego que resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX. Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa. Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito, já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade de trabalho, em convivência com a economia de mercado.
SINGER, Paul. A recente ressurreição da economia solidária no Brasil.
Disponível em: <http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/ecosolv2.pdf> ;.
Acesso em: 23 mar. 2009. (com adaptações).
A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais, demonstrando que
     (A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
     (B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
     (C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
     (D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
     (E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma alternativa econômica adequada ao capitalismo.
RESPOSTA: D
Nessa questão, explora-se bem uma das competências que deve apresentar o vestibulando de acordo com as referências do ENEM – identificação de estratégias que promovam maneiras de inclusão social.



QUESTÕES DE ENEM 2/3 D07Xwqb
QUESTÕES DE ENEM 2/3 Yjab9HN

    Data/hora atual: Sab 4 Dez 2021 - 14:32