SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

SSGamers - 12 Anos online por você.

#SSGamers - A Comunidade que mais crescer no brasil!

SSGamers - 12 Anos online por você.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Chegou o novo tema 6.5.5 - SSGamers - Servidores online de qualidade - Aproveite e entre para nossa comunidade, inscreva-se já! - Ouça nossa web radio - Veja nossas novidades - Participe dos nossos setores de jogos online - Parcerias aberta fale já com um administrador.

    Exercícios - República Velha

    Weslley_Script
    Weslley_Script
    SS - Fundador
    SS - Fundador


    Steam Steam : WeslleySSGames
    Zello : WeslleySSGames
    Mensagens : 11377
    Moedas : 1031957
    Data de inscrição : 06/10/2011
    Idade : 28
    Localização : Brasil

    Exercícios - República Velha Empty Exercícios - República Velha

    Mensagem por Weslley_Script Seg 6 Jun 2016 - 8:44

    Lista de questões de vestibulares sobre a chamada república velha do Brasil. 
    Ler artigo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].
    Exercício 1: (UFSC 2010)
    Na década de 1920, política, economia e cultura andaram muito próximas no Brasil e cada uma, a seu modo, propunha mudanças para o país.
    Sobre este período, é correto afirmar que:

    1 ) 
    na política destacou-se o movimento tenentista, que procurava manter a ordem oligárquica através de várias revoltas, apoiando militarmente a República Velha.
    2 ) 
    a Semana de Arte Moderna, em 1922, procurou evidenciar uma arte com raízes brasileiras e de compromisso com a nacionalidade, tendo expoentes intelectuais como Mário de Andrade e Di Cavalcanti, entre outros.
    4 ) 
    o Cap. Luís Carlos Prestes organizou uma coluna de combatentes, que percorreu o interior do Brasil em uma longa marcha, pregando a destituição do governo golpista de Getúlio Vargas.
    8 ) 
    a economia dependia basicamente da exportação do café. No entanto, o mercado internacional não absorvia a superprodução brasileira, quadro agravado com a quebra da Bolsa de Nova York, que paralisou o comércio, afetando profundamente a cafeicultura nacional.
    16 ) 
    foi notório o processo de industrialização e urbanização do Brasil, o que facilitou a formação de novos grupos sociais, tais como a burguesia industrial, a classe média urbana e o operariado. Os capitais acumulados com a atividade cafeeira foram investidos no setor industrial, cujo marco significativo foi a criação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.
    Exercício 2: (UDESC 2010)
    Tradicionalmente o termo República Velha foi cunhado para identificar o período que vai de 1889 a 1930. Sobre as características deste período e outras questões subjacentes, assinale V (verdadeiro) para as proposições verdadeiras e F (falso) para as falsas.
    (  ) Os dois primeiros governos da recém inaugurada República brasileira eram militares.
    (  ) Com o novo regime, surgiram divergências tanto no meio militar quanto no civil. No meio civil, as disputas ocorriam, sobretudo, no campo ideológico entre três correntes: liberalismo, jacobinismo e positivismo.
    (  ) Pode-se afirmar que os governos do período conhecido como República Velha implementaram medidas sociais de grande alcance, beneficiando a sociedade brasileira como um todo e visando acabar com as desigualdades sociais do país.
    (  ) O Brasil da chamada República Velha era um país, sobretudo, rural; a agricultura permanecia como principal atividade econômica.
    (  ) Durante o período denominado República Velha, paulistas e mineiros se alternaram na Presidência da República; este revezamento ficou conhecido como “política do café com leite”.
    Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

    A) 
    F – V – V – F – V
    B) 
    V – V – F – V – V
    C) 
    V – F – F – V – V
    D) 
    V – V – F – V – F
    E) 
    V – V – V – V – V
    Exercício 3: (FUVEST 2009)
    Em um balanço sobre a Primeira República no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu:

    “... a política se orienta não mais pela vontade popular livremente manifesta, mas pelos caprichos de um número limitado de indivíduos sob cuja proteção se acolhem todos quantos pretendem um lugar nas assembléias estaduais e federais”. (A crise nacional, 1925.)

    De acordo com o texto, o autor:

    A) 
    critica a autonomia excessiva do poder legislativo.
    B) 
    propõe limites ao federalismo.
    C) 
    defende o regime parlamentarista
    D) 
    critica o poder oligárquico.
    E) 
    defende a supremacia política do sul do país.
    Exercício 4: (Enem 2014)

    O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.

    CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).

    Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de:

    A) 
    governar com a adesão popular.
    B) 
    atrair o apoio das oligarquias regionais.
    C) 
    conferir maior autonomia às prefeituras
    D) 
    democratizar o poder do governo central.
    E) 
    ampliar a influência da capital no cenário nacional
    Exercício 5: (Enem 2014)

    A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.

    CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Acesso em: 2 ago. 2012.

    Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], tinha como objetivo a:

    A) 
    articulação de polos produtores para exportação.
    B) 
    criação de infraestrutura para atividade industrial.
    C) 
    integração de pequenas propriedades policultoras.
    D) 
    valorização das regiões de baixa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    E) 
    promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade
    Exercício 6: (Enem 2011)

    Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final.

    FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado).

    A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior.

    TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado).

    Para a caracterização do processo político durante a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], utiliza-se com frequência a expressão [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização:

    A) 
    A riqueza gerada pelo café dava à oligarquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de alianças
    B) 
    As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para este período.
    C) 
    As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mineiros e paulistas
    D) 
    A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias.
    E) 
    A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias.



    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024 - 6:57